Lote de equipamentos NeXT à venda no eBay

Está à venda no eBay um lote de equipamento de informática digno de ser exposto, com orgulho, em qualquer museu de tecnologia do mundo. Trata-se de um NeXT Computer, o primeiro computador da NeXT (empresa fundada por Steve Jobs após sua saída da Apple) e um pacote completo de periféricos, software e documentação.

O NeXT Computer, com seu gabinete de magnésio em forma de cubo (soa familiar?) foi atualizado com uma placa com um processador Motorola 68040 de 25 MHz e 52 MB de RAM. Internamente há um HD SCSI de 2 GB da Seagate e um a unidade de leitura de discos magneto-ópticos de 256 MB cada. Além da máquina, o pacote inclui um monitor preto e branco (Megapixel Display), teclado e mouse originais, uma impressora laser preto-e-branco, também da NeXT, caixa de som, drive de CD e Floppy (de 2.88 Mega) externos – ambos em cases no estilo NeXT – e um conjunto completo de cabos, software (inclusindo sistema operacional e versões do Mathematica) e manuais e guias. Tudo funcionando e em excelente estado de conservação. Na página do leilão há até um screenshot do NeXT Computer acessando o Google. Interessante, se você considerar que a “Web” como a conhecemos (tanto o primeiro servidor HTTP quanto o primeiro cliente) nasceu num destes computadores.

No momento em que escrevo isso, o lote está cotado a US$ 710, com uma semana para o término do leilão. Tenho a impressão que o preço vai subir, e bastante, até o final. Esse lote é o sonho de qualquer colecionador. Ah se eu tivesse dinheiro sobrando… 🙂

  • http://www.epx.com.br Elvis Pfutzenreuter

    Serve para demonstrar que magnésio queima 🙂