Seu Nokia N95 é um modem 3G

Me mudei no fim de semana para um novo apartamento (agora com dois quartos!), e a Telefônica, como era de se esperar, me pediu três dias úteis para migrar a linha para o novo endereço, e mais três dias úteis além disso para migrar o Speedy. Ou seja, na pior das hipóteses, ficarei uma semana “offline” em casa. Tempo demais para um casal de nerds (Elaine também vive plugada).

Como disse Randall Munroe na fantástica webcomic XKCD, “há poucas coisas mais poderosas do que geeks tentando conseguir acesso à internet em um novo apartamento“. Assim que remontei a bancada e o Mac Mini, dei uma olhada em busca de redes Wi-Fi na vizinhança. Achei três (e mais uma que só aparece durante a noite), todas fechadas. Maldita imprensa de tecnologia e seus esforços para conscientizar a população da necessidade de manter suas redes seguras 😛

Já estava me conformando em ficar ilhado quando notei meu N95 em cima da mesa e a ficha caiu: “Epa! Isso é um modem 3G“. Por sorte, eu tinha guardado em um pendrive um tutorial de como usar um celular 3G como modem num micro com o Ubuntu. Por azar, depois de duas horas tentando fazer uma conexão no EeePC (rodando o Ubuntu Eee), desisti depois de ver todas as mensagens de erro de PPPD possíveis e imagináveis.

Voltei a atenção para o Mac Mini. Macs são fáceis de usar, e aparelhos da Nokia funcionam bem com Macs. Quão difícil será configurar o celular como um modem no Leopard? Resposta: moleza, moleza. Em menos de 5 minutos, eu estava de volta online. Quer fazer o mesmo? Siga estes passos.

Pra começar, habilite o Bluetooth em seu celular, e defina a visibilidade como “visível”, já que tive problemas ao fechar uma conexão com o aparelho oculto. Para facilitar as coisas, defina seu Mac como um aparelho “autorizado” no Nokia, para que uma conexão entre os dois possa ser estabelecida sem que você precise confirmar a ação. Num aparelho S60 como o N95, isso é feito em Menu » Ferramentas » Bluetooth » Dispositivos Pareados » Opções » Definir como autorizado.

Volte ao Mac, e abra o item Rede nas Preferências do sistema. Clique no botão + no rodapé da lista de interfaces para adicionar uma nova interface. No painel que aparece, escolha Bluetooth no menu Interface e defina um nome para ela (ex: Conexão via N95). Clique no botão Criar.

Comece clicando no botão + logo acima do cadeado

Comece clicando no botão + logo acima do cadeado

Você vai voltar para a tela de configuração de rede. Selecione na lista a interface que você acabou de criar, e em Configuração escolha a opção “Adicionar Configuração...”. Dê um nome (como minha operadora é TIM, chamei a configuração de TIM) e clique em Criar.

No campo de Número de Telefone, coloque *99# se sua operadora for a TIM (ou *99***10# para Claro 3G, *99***1# para Claro GPRS e #777 para Vivo). Nome da Conta e Senha não são necessários, na verdade, mas para o sistema não reclamar coloquei tim nos dois campos (você pode colocar claro/claro, vivo/vivo ou o que quiser). Marque “Mostrar estado do modem na barra de menus“, para que você possa se conectar/desconectar à internet sem precisar abrir as preferências do sistema. Agora, clique em Avançado.

No painel que surge, indique o fabricante do celular em Fornecedor (Nokia) e em Modelo escolha GPRS (GSM/3G). O APN da TIM é tim.br (o da Claro é claro.com.br. Alguém tem o da Vivo?), e CID é 1. Clique em OK. A configuração final da interface deve ficar assim:

Detalhe de como ficou a configuração. Notem que já estou conectado

Detalhe de como ficou a configuração. Notem que já estou conectado

Pronto, está tudo feito. Agora basta clicar em Conectar, aguardar alguns segundos e você estará online. Na minha região (no bairro da aclimação, em SP) a cobertura 3G da TIM é meio estranha, e por vezes não consigo conexão nem por decreto, ou consigo e ela de tempos em tempos dá uns “engasgos”. Quando tudo está bem, a velocidade chega a 60K/s. Nada mal, considerando que meu Speedy de 512 chegava a uns 70K/s no download.

Mas existe um jeito ainda mais fácil do que ficar brincando com Bluetooth, que aprendi com a Bia (do Garota Sem Fio): basta instalar o JoikuSpot, um programinha que transforma seu N95 num ponto de acesso Wi-Fi. Com isso, dá pra colocar a casa inteira, até mesmo o Wii, online enquanto meu Speedy não volta.

O programa é gratuito mas tem algumas ressalvas: a primeira página que você carregar no navegador será sempre um anúncio da versão Pro do programa e o nome do ponto de acesso é sempre JoikuSpot (seguido do MAC Address da interface Wi-Fi), mas é pouca coisa para tanta utilidade. Claro, o uso intenso da conexão 3G e do WiFi vão drenar a bateria do seu N95 rapidinho, coloque ele na tomada. Boa navegação!

Update: Se o Mac Mac disca, não conecta e fica mostrando eternamente a mensagem “Desconectando…” na barra de status, você precisa de um novo script de modem para os celulares Nokia GSM. Tanto o script (para Nokia e vários outros fabricantes) quanto as instruções de instalação estão disponíveis em: http://www.taniwha.org.uk/

  • edison

    amigo tem como fazer isso na operadora oi? SOU DO RIOGRANDE DO SUL / PORTO ALEGRE.

    sistema windows xp.

    obrigado

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Isso depende do smartphone, não da operadora. Deve funcionar em qualquer uma.

  • Rodrigo

    Mas agora, destacando o N95 né… esse celular é foda.
    Já ta velinho e da pra fazer coisas nele impensáveis pra aparelhos mais modernos, esbanjou qualidade a Nokia nesse.

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Fabiola, tente o “Scripts for Nokia 3.5G (HSDPA) phones”. Se não funcionar, o plano B é o “Scripts for Nokia GSM phones (38kB)”.

  • david

    Vocês sabem qual é o número do telefone para colocar no caso do 3G da Oi? o exemplo só da Claro, Tim e Vivo. obrigado!

  • Fabiola

    Por favor, dentre tantos, qual o script que eu preciso baixar para o meu N95 8G funcionar como modem? Obrigada!

  • Luiz Mattos

    Opa, descobri!
    O que acontece é que o script NOKIA 3G CD1 disca automaticamente o número do telefone, ou seja, vc NÃO deve colocar o número correspondente da operadora no campo “Número de Telefone”. Ao invés disso, coloque o APN neste campo.
    Pronto! Conexão perfeita mais rápida que o meu Virtua 3MB.
    É isso aí.
    valeu
    ab
    Luiz

  • Luiz Mattos

    Não estou conseguindo fazer a conexão. Não sei se é porque meu OS é o 10.4.11 e por isso na minha configuração de rede não existe a opção Avançado, ou seja, não tem aonde colocar o fabricante, o APN e o CID. O que está acontecendo é a história da mensagem de desconectando; já fui no site indicado e baixei todos os scripts; o que me parece que dá mais certo é o NOKIA 3G CD1, mas mesmo assim a conexão não é possível.
    O que será que pode estar acontecendo?
    Obrigado
    Abraço
    Luiz

  • Andre

    Você vai gostar mais ainda desse soft para o seu N95: JoikuSpot.
    Esse cara transforma seu N95 em um hotspot móvel!!! Se você quiser pode conectar vários dispositivos simultaneamente (perdento velocidade, é claro). Estou usando direto. Excelente.
    Um abraço.

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Pedro Cunha,

    Pra resolver isso, é necessário um script de modem para os celulares GSM da Nokia. Você encontra os scripts (para Nokia e outras marcas) e instruções de instalação em: http://www.taniwha.org.uk/

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Talisrander,

    Fácil: Menu da Maçã -> System Preferences -> International. Arraste o português para o topo da lista de idiomas, antes do inglês. Faça logoff, logue-se de novo. Pronto.

  • Pedro Cunha

    Estou com um problema. Após algumas tentativas com sucesso, o Mac fica em conectando, mas logo muda pra desconectando, e num sai disso.
    Mas eu tentar de novo, só reiniciando o computador.
    Alguém sabe o pq?

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Mauricio,

    Não, estava usando o Ubuntu EEE (baseado no 8.04) no meu EeePC 701. E sem banda-larga pra baixar o 8.10 🙂

  • Mauricio Castro

    Não estava usando o 8.10, estava? Tenho um E51 e logo que instalei o Intrepid fui testar a conexão 3G (um das mais alardeadas novidades!) e não fiz nenhum esforço, foi praticamente só escolher a operadora e conectar-se…

  • http://iberelrj.wordpress.com Iberê

    Realmente a velocidade do telefone em 3G é fantastica. Tentem fazer o teste com o Numion http://www.numion.com. É show.

    Agora, lamentável é o suporte da NOKIA, se puderem deem uma olhada na novela.

    http://iberelrj.wordpress.com/2008/11/18/nokia-e-o-consumidor-um-caso-de-puro-descaso/

    Abraços

  • http://www.pythonologia.org/ Osvaldo Santana Neto

    Rigues,

    Estou usando o APN zap.vivo.com.br aqui e está funcionando.

    Valeu,
    Osvaldo

  • http://www.manifesto.blog.br Diogo Souza

    Boa.

    Apenas uma resalva, para a Vivo o número #777 geralmente é para os modens em si, usando o Celular (meu caso Nokia 5310) como modem disco *99# .

    Abraço.

  • Erick

    Rigues, achei isso aqui hoje procurando por algum modo de fazer o n95 virar modem no ubuntu: http://mynewn95.blogspot.com/2008/06/using-nokia-n95-as-modem-for-linux.html

    Testado no Ubuntu 8.04, e no meu emprego (na Líbero Badaró, centro de SP) consegui 200 Kb/s de conexão (Vivo).

  • http://ndual.freehostia.com Talisrander

    OMG! Cara, vc ta usando isso no Mac Mini certo? Como vc consegui o maldito sistema da Apple em PT?

  • zZz

    ainda assim odeio mac ¬¬