Maçãs, bandeirolas, pinguins e outros bichos

Andei fazendo algumas experiências com sistemas operacionais em netbooks nas últimas semanas, seguem os resultados:

Mac OS X 10.5.7: A mais recente atualização para o sistema operacional da Apple roda bem no Dell Mini 9. A instalação requer um certo cuidado: se você simplesmente atualizar via Software Update e reiniciar o micro, vai ter um sistema “quebrado”, sem vídeo e basicamente inútil. O segredo é reiniciar em modo de segurança (passando o parâmetro -x para o gerenciador de boot), reinstalar o DellEFI, reiniciar em modo de segurança novamente e instalar o DellEFI uma segunda vez. Não sei o porque da instalação dupla, mas funciona. Detalhes no fórum MyDellMini.

Windows 7: É verdade, o novo sistema da Microsoft roda bem em netbooks. O tempo de boot é de cerca de 22 segundos, o mesmo do Mac OS X, e o software ocupa cerca de 10 GB de espaço em disco. Foi necessário instalar alguns drivers (para o Modem 3G) e atualizar outros (leitor de cartões e touchpad) para deixar tudo redondo, mas novamente os fóruns do MyDellMini tem o caminho das pedras.

A autonomia de bateria é a mesma do OS X, mas quanto mais usava o Windows 7, mais tinha certeza de que ele foi feito para monitores de no mínimo 17 polegadas: há espaço “desperdiçado” demais nas janelas e menus e a tela do Mini acaba parecendo meio pequena. Mas pra quem gosta, é melhor que o Vista, e uma boa alternativa ao Windows XP.

Moblin 2.0 Beta: Estou francamente impressionado com o trabalho que o povo do projeto Moblin vem fazendo na interface de sua distribuição Linux. A versão 2.0 consegue ser inovadora, agradável e fácil de usar ao mesmo tempo, o que não é fácil de conseguir (vejam análise no Ars Technica). Infelizmente, uma incompatibilidade de hardware me impediu de fazer um review mais aprofundado até agora: o sistema não reconhece a interface de rede sem fio do Dell Mini 9.

Aproveitei a noite de domingo para fazer um teste num Sony Vaio P que estava “sobrando” na bancada. A boa notícia: rodou (e o Vaio P é simplesmente lindo). A má: rodou a passos de tartaruga, Windows Vista em um Pentium 2 com 128 MB de RAM é mais rápido. A diferença de desempenho não deveria ser tão grande assim, já que o processador é um Atom de 1.3 GHz (o do Dell Mini tem 1.6 GHz), então com certeza tem algo mais atrapalhando a jogada. Infelizmente não tenho tempo de pesquisar, o Vaio volta pra Sony amanhã. Ossos do ofício. Já disse que o Vaio P é lindo?

Vaio P e o Moblin

Outros bichos: Alguém pode me indicar um bom aspirador de pó? Os “Dust Bunnies” embaixo da bancada estão ficando grandes, gordos e abusados.

Bit

  • Glauco

    Rafael,
    Como fazer para colocar o arquivo .img do Moblin para dar boot pelo PenDrive?

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Glauco, no ubuntu eu uso o usb-imgwriter, que tá nos repositórios oficiais. Procure no Synaptic

  • http://thiagoc.net thiagoc

    Aqui tem os passos pra configurar a wireless no Dell Mini 9: http://slaine.org/_slaine/Dell_Mini_9.html

    Eu testei e funcionou legal…

    O Moblin tá bem legal mesmo, pena que ainda está em beta e cheio de bugs :/

  • Pingback: Rigues testa o Moblin 2.0 Beta no Vaio P e no Dell Mini 9()

  • Vinícius

    Interessante Rafael seu comentário sobre Moblin X Mini9 X Wireless, pois eu também não consegui fazer funcionar o wireless no meu Mini9 rodando outra distribuição Linux: Ubuntu 9.04.
    Fica a sugestão de acrescentar esse sistema operacional na sua lista de experimentos para ver se você tem melhor resultado.