E-commerce? Slow commerce!

Imagine a cena: você vai ao supermercado mais próximo da sua casa para fazer as compras do mês. Compara os preços, escolhe com cuidado, enche o carrinho, passa tudo pelo caixa e decide pagar no cartão de crédito. A atendente pega seu cartão, passa pela leitora, pede sua assinatura, olha pra sua cara e diz: “Pronto! Agora só precisamos esperar pela aprovação da operadora, que leva até dois dias. Depois entregamos na sua casa”.

Seria um absurdo, não? Um estabelecimento desses, que parece coisa de ficção, não duraria alguns meses no mercado. Mas sabe o que é mais absurdo? Tal estabelecimento existe e está “funcionando” faz tempo. É o Mercado Livre, e tive o desprazer de passar por tal experiência hoje.

Descobri que por motivos profissionais vou ter de lidar com duas linhas de telefone celular. Como não quero me desfazer da minha linha pessoal, nem sair por aí carregando dois aparelhos, muito menos gastar num aparelho Dual SIM, optei pela solução “jeitinho”: um adaptador Dual SIM que fica instalado entre os SIM Cards e o telefone celular. Você escolhe qual linha usar em um menu no próprio aparelho, e pode trocar entre elas “on the fly”, sem precisar desligar o telefone, tirar bateria, etc. Sim, só uma das linhas fica ativa por vez, mas pra mim é suficiente: a linha profissional vai ser usada para, no máximo, fazer chamadas curtas.

Procurando no Google, achei tal adaptador no Mercado Livre. Gostei do preço, resolvi pedir um com pagamento via cartão e dei de cara com o supremo exemplo de estupidez acima citado: uma empresa que tem a internet como seu principal negócio e que simplesmente não entende que a agilidade e a comodidade são o principal atrativo do e-commerce. É tão absurdo como uma pizzaria delivery que pede duas horas para entregar a pizza.

O mais triste é que, se eu não tivesse optado pela comodidade e caminhado até a agência bancária mais próxima na hora do almoço para fazer o depósito na conta do vendedor, o produto já estaria a caminho de casa: ele envia no mesmo dia para pedidos pagos até as 14:30. Agora, só depois de amanhã. Obrigado, Mercado Livre!

  • http://seiti.eti.br Seiti

    O Mercado Livre nunca primou pela velocidade ou bom atendimento… Submarino, a Americanas, a Saraiva e alguns outros sempre foram rápidos.

    Mas o que mais me impressionou foi uma compra que realizei na Noli. Fiz a compra de um gabinete Chieftec, com entrega via Sedex, em uma tarde, no meu trabalho. Poucos minutos depois me ligam se não poderia ser via motoboy, sem acréscimo. Na manhã seguinte já estava na minha mão.

  • http://oavesso.com.br/paidegua Arlen Nascimento

    Esse estabelecimento tb é o Submarino, a Americanas, a Saraiva e todos os outros. O único site que eu vi até hoje que aprova a compra na hora, é o da Gol
    Abs

  • http://epx.com.br Elvis

    O ML anda deixando a bola cair mesmo.