[REVIEW] Controle de 6 botões para o Mega Drive

Quem tem consoles antigos sabe como é difícil encontrar controles em boas condições, ainda mais por um preço decente. Felizmente quem curte o Mega Drive tem uma boa opção nestes controles de 6 botões que encontrei no DealExtreme, por indicação do amigo FRS.

São quase idênticos ao Six Button Control Pad / 6 Button Arcade Pad original: o formato é o mesmo (provavelmente o molde foi copiado) e as diferenças mais óbvias são cosméticas: todos os botões são pretos (no original X, Y, Z e Start são cinza), não há o logo da SEGA e a palavra START é moldada no plástico acima do botão, em vez de impressa em branco abaixo dele.

6Button_Fechado-800px

Os botões respondem bem, e apesar do direcional parecer “frouxo” (chacoalhe o controle e ele balança junto) ele se comporta bem durante os jogos. O cabo tem cerca de 1 metro e 40 centímetros de comprimento. Assim como o original este controle não tem turbo, slow-motion nem firulas extras.

Existe uma diferença técnica: externamente não há um botão MODE, que no original era usado para alternar entre os modos 3 Botões e 6 Botões (por questões de compatibilidade com jogos antigos) e, em alguns jogos, como botão extra no controle.

O curioso é que abrindo o controle observamos que a placa de circuito tem os contatos do botão e há até o “pad” de borracha e encaixe dele no plástico. O fabricante só se esqueceu de abrir um espaço na carcaça e colocar o botão plástico propriamente dito. É um problema que pode ser resolvido com um Push-Button, dois pedaços de fio, dois pingos de solda e cinco minutos. Se eu fizer a modificação coloco as imagens aqui.

6Button_Aberto_Destaque-800px
Os contatos e o pad para o botão MODE, indicados em vermelho. Clique para ampliar

O controle também funciona no Master System, onde o botão 1 é B, e o 2 é C. Os outros ficam inativos, e a pausa continua sendo no console. Cada um custa US$ 5 no DealExtreme, e o frete é grátis.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *