Seu Nintendo DS não liga? Troque o fusível!

Mais uma peça de “sucata” caiu em minhas mãos recentemente: um Nintendo DS (o modelo original, prata, conhecido como “DS Phat”) que simplesmente se recusava a ligar ou carregar a bateria. Depois de verificar que tanto o carregador quanto a bateria estavam OK, restava abrir o console para identificar o problema. Como não vi nenhum dano óbvio apelei para “São Google”, onde encontrei em poucos cliques a possível causa para o problema: um fusível aberto.

Parafusos a remover
Parafusos a remover

O DS tem dois fusíveis de proteção do circuito, identificados na placa como F1 e F2. Para acessá-los você primeiro precisa remover a tampa do compartimento da bateria, a bateria e os sete parafusos indicados acima para expor a placa-mãe.

Os parafusos são os infames “Tri-Wing” (também conhecidos como Gamebit) da Nintendo, aqueles com fendas em Y, então você precisará de uma chave especial para abrí-los. Por sorte, um kit de ferramentas que comprei no DealExtreme um tempo atrás tem duas pontas Tri-Wing, e a menor (marcada como 1.5) tem o tamanho exato.

O primeiro suspeito é o fusível F2, que fica entre o conector de força e o conector da bateria. Ele é um fusível SMD muito pequeno, menor do que um grão de arroz. Veja sua posição no destaque em vermelho na foto abaixo:

Fusível F2 entre os conectores de força e da bateria.
Fusível F2 entre os conectores de força e da bateria.

Coloque um multímetro no modo de teste de continuidade e teste o componente para ver se ele está “aberto”, ou seja, interrompendo o circuito, o que era o caso no meu console. Se ele não estiver aberto você terá de testar o fusível F1, que fica no lado oposto da placa-mãe. Em ambos os casos há duas soluções para um fusível aberto:

  1. Faça a coisa certa: dessolde o fusível danificado e o substitua por um fusível SMD equivalente, desde que você tenha o componente, visão e coordenação motora necessários. Pelo que li um equivalente é o Littelfuse 0.5A Surface Mount, no “tamanho” 0603. Onde achar no Brasil? Não faço idéia.
  2. Apele para a gambiarra: simplesmente faça uma “ponte” entre os dois contatos onde o fusível estava conectado. O console vai funcionar, mas você perde a proteção oferecida pelo fusível. Seja lá o que for que fez ele queimar na primeira vez, se acontecer de novo pode danificar outro componente do console.

Como eu não tinha nenhum dos requisitos necessários para a “coisa certa”, fui de gambiarra. Removi o fusível queimado, coloquei um pingo de solda entre os contatos, reconectei a bateria e pluguei o DS à tomada. Bingo! Funcionou de primeira.

Infelizmente o final da história não é 100% feliz. Descobri que além do fusível queimado o DS tem um problema na tela inferior, que está com a imagem seriamente distorcida. Provavelmente o cabo do LCD está danificado e será necessário trocá-lo.

Funciona! Infelizmente o console tem um defeito "bônus" na tela.
Funciona! Infelizmente o console tem um defeito “bônus” na tela.

Felizmente um LCD substituto (com os cabos) custa cerca de US$ 10 no DealExtreme, e a troca é tão simples que nem envolve solda. Mas isso é um assunto para um outro post!

7 thoughts on “Seu Nintendo DS não liga? Troque o fusível!

  1. O meu nintendo dsi tava com a tela meio esbranquiçada,ae dps de um tempo parou de funcionar,tipo eu aperto no botão pawer e não liga nada nem os leds e as telas ficam pretas,ligo no carregador e só pisca uma luz vermelha tentei ligar de novo e nada,será que são os fusível?

  2. Opa boa noite. Eu tbm peguei um nintendo ds fat e tal. O problema do meu é que quando pressiono o botão de ligar ele liga mas não acontece nada (tipo só o led verde acende) as telas ficam pretas e não aparece sim nem nada

    • Você vai pegar um pedaço de fio e soldar nas pontas dos contatos, para desviar o circuito. Recomendo que você peça para o seu responsável levar a uma eletrônica e pedir para fazer a alteração. Não tente fazer sem conhecimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *