Não troque de smartphone antes de saber mais sobre o ASUS Zenfone 5

Não é segredo que a ASUS está entrando no mercado de smartphones no Brasil com seus aparelhos da família Zenfone. Lançados durante a CES deste ano, eles já são um sucesso de vendas na Índia (40 mil unidades em 4 dias!), um dos cinco mais vendidos na Rússia e saem como pãozinho quente em Taiwan e na Indonésia. O slogan da empresa para o aparelho é “Premium Luxury for Everyone” (algo como “Luxo e sofisticação para todos”), e não é um exagero: o danado é bonito e cheio de recursos legais. Como eu sei? Estou usando um desde meados de julho* e nesse tempo tive a chance de descobrir algumas coisas bem legais sobre ele.

Zenfone5_Black

É fino, leve e bonito

O Zenfone  5 foi vencedor do prêmio RedDot Design Award em 2014, é fino (com apenas 5,5 mm de espessura na parte mais fina) e bem leve. Cabe direitinho no bolso e é confortável de usar com uma das mãos.

E o design é muito legal. O detalhe do acabamento metálico com linhas concêntricas logo abaixo da tela cria um efeito visual diferente, que faz com que ele se destaque entre os concorrentes com design similar. E o acabamento suave na tampa traseira, com um toque que lembra a cerâmica, é muito agradável (e não acumula impressões digitais, eba!). É um aparelho bonito e sofisticado com um preço muito menor (dizem que sub-R$ 1000) que o de aparelhos como iPhone 5s/6 ou Samsung Galaxy S5.

Tem ótimo desempenho

O ASUS Zenfone 5 usa um processador Intel Atom Z2560 dual-core de 1,6GHz que garante uma performance rápida e fluida, mesmo nos jogos mais exigentes! Rodei Asphalt 8 e Modern Combat 5 nele sem problemas e com excelente qualidade gráfica. Coisa que não pode ser dita sobre vários aparelhos por aí. Além disso ele tem 2 GB de RAM, coisa que concorrentes como o Moto G ou Galaxy Gran Duos não têm e faz muita diferença na multitarefa, 8 ou 16 GB de armazenamento interno (expansível com cartões microSD de até 64 GB). Ah, e ele é Dual-SIM com suporte a HSPA+. Isso significa que em uma operadora compatível (e sob condições ideais, veja lá) você pode conseguir até 42 Mbit/s de velocidade de download.

Tela resistente e muito bonita

Zenfone_Resistencia

A tela HD (1280 x 768 pixels) com tecnologia IPS do Zenfone 5 tem um excelente ângulo de visão (178º) e produz imagens muito nítidas, com cores vivas e excelente contraste. Em tamanho ela é maior que a do iPhone 6, embora a resolução e densidade de pixels (294 ppi) seja um pouco menores, o que na prática você não nota no dia-a-dia. Além disso a tela tem um revestimento especial que reduz em até 30% as marcas de dedos e manchas, e é protegida por Corning Gorilla Glass 3 contra choques e arranhões. Fato comprovado; meu Zenfone 5 está sem película há quase três meses com zero arranhões. E nos dias frios você pode usar o Zenfone mesmo com luvas, quaisquer luvas, sem precisar gastar dinheiro com “luvas para smartphone” (elas existem!). E se ainda assim você achar que a tela está “azulada” ou “amarelada” para o seu gosto, basta abrir o app ASUS Splendid e ajustar a temperatura e saturação de cores ao seu gosto.

A câmera faz fotos ótimas

Para mim a câmera é um ponto crucial em qualquer smartphone. A do Zenfone 5 tem um sensor de 8 megapixels e lente de 5 elementos com abertura f/2.0 e flash LED, além da tecnologia de processamento de imagens PixelMaster. A lente mais “clara” que a média dos smartphones já ajuda nas fotos com pouca luz, mas a PixelMaster vai além. Seu iPhone ou Galaxy enxerga no escuro? O Zenfone enxerga, olhe só:

Loading

Em cima, sua foto noturna sem um #Zenfone. Embaixo, com um Zenfone. Sacaram a diferença? #Pixelmaster.

View on Instagram

Essa foto foi feita com o smartphone “na mão”, sem tripé, e uma exposição que não durou muito mais do que 1 segundo. Longa exposição introduz o risco da foto “borrar”, mas o Zenfone 5 tem um sistema de estabilização de imagem para ajudar.

E quando há luz o bastante o Zenfone 5 tem um modo HDR (que produz imagens com melhor equilíbrio entre luz e sombra), tem “Burst” (captura em rápida sequência) de até 100 imagens de uma só vez (basta segurar o botão) e o modo Retrocesso de Tempo, que tira fotos alguns segundos antes e depois do clique. Se alguém piscar, sua filha desfizer o sorriso ou o gato olhar pro outro lado bem na hora, basta “voltar no tempo” (até 2 segundos) para pegar a imagem perfeita. Há vários exemplos de fotos feitas com o Zenfone no meu Instagram

A interface ZenUI (sério) e Android 4.4

Tá, você pode não gostar de interfaces customizadas, mas dê uma chance para a ZenUI. Ela tem um visual tem “clean” que lembra o Android L, com ícones circulares e cores vibrantes, e vem com recursos legais como o “Do it Later”, que permite “marcar para depois” quase qualquer coisa no smartphone, de chamadas e mensagens a páginas web e e-mails, o PC Link (que permite controlar o smartphone a partir de uma janela no PC), o Remote Link (que faz o inverso, controla o PC com o smartphone) e muito mais. E a ASUS tem se mostrado bastante pró-ativa, atualizando vários componentes da ZenUI via Google Play, independentemente do sistema operacional. Assim você não precisa esperar um update de sistema para ganha um novo app ou recurso extra no Launcher.

Zenfone_ZenUI

E falando em update de sistema, a ASUS não dorme no ponto. No meu período com o Zenfone 5 recebi várias atualizações e ele saiu do Android 4.3.2 para o 4.4.2 “KitKat” (hoje).

Loading

 

Olha o que apareceu hoje num #Zenfone de fabricação nacional! Gentlemen, start your updates! #KitKat View on Instagram

O Zenfone será lançado no Brasil no dia 15 de Outubro em um evento em São Paulo. Não, eu não sei o preço, mas dizem por aí que será “menos de mil reais”. E onde comprar? A ASUS criou uma loja própria para a ocasião, em loja.asus.com.br, com contagem regressiva e tudo mais. Acho que vale a pena esperar.

*Sim, eu sou funcionário da ASUS. Mas a opinião é sincera, palavra de escoteiro!

  • Romulo Ferreira

    meu zenfone 6 fica acendendo a luz de fundo, aquela que aparece a hora e que aparece a mensagem deslize para cima para desbloquear. Isso fa z abateria durar meio período porque liga e desliga em intervalos menores que um minuto, tem reclamação no reclame aqui e a Asus pediu para enviar para assistência. Alguém aqui saberia como resolver em casa?

  • wanderson

    Baixei um jogo modern combat 5 blackout e n roda no meu zenfone5 pq tenho problema só com esse jogo já joguei vário jogos e rodo liso só esse q da problema

  • DNz Fagundes

    Belo artigo, Rafael!

  • jairo

    Alguém pode me responder se é norma o zenfone 5 ficar acendendo as luzes continuamente??? grato

    • DNz Fagundes

      Que luzes, colega Jairo? A princípio, desconfio que esteja falando do led de notificação, que é acionado quando recebe uma mensagem, WhatsApp, etc… Caso eu esteja correto, verifique suas configurações de notificação a personalize a seu gosto. #QueVenhaLollipop

      • Edeonilson Moraes

        Não é isso, o problema do Zen fone 5 é que quando está conectado à internet de dados, a tela fica acendendo sozinha constantemente

        • Eduarda

          O meu tbm ocorre isso, sabe se tem como arrumar?

    • Ueslei Alves

      tenho o mesmo problema… fica o tempo todo ligando a tela e desligando

  • Alan Carvalho

    Possuo o Zenfone 5 faz um mês, nunca deixei cair, e nem quero. À respeito da tela, ouço muitas reclamações que quebram facilmente… Porém o desempenho desse celular para utilizar no dia a dia e ficar mexendo todo o tempo é ótimo, não trava, porém o que a Laís Martini disse está certo, o sistema operacional ocupa entorno de 3gb da memória interna, coisa não muito legal para quem como eu tem um de 8gb interno. É um ótimo celular, preço excelente, consigo rodar meus jogos sem travar e numa qualidade ótima! melhor opção para custo benefício se quer um celular com o preço menor que 1.000,00! E entrega super garantida e rápida do site de compra oficial da Asus no Brasil, nada a reclamar sobre ele.

    • Clerisvaldma

      Quero saber como acender a tela do meu zenfone 5 com toque duplo.
      Desde já agradeço.

      • http://rigues.badcoffee.info/ Rafael Rigues

        Clerisvaldma, essa função não existe no Zenfone 5.

  • naira

    Olá, adquiri recentemente um Zenfone 5 16g e 1.6 GHz. Gostaria de saber se é normal a bateria durar (sem o uso contínuo) no maximo 4 horas? E como não encontrei (nem mesmo no camelô, rs) a película, existe algum aparelho de dimensões compatíveis que eu possa “adaptar”?
    Estou impressionada com o belo designer e a rapidez do sistema, porém a bateria deixa muito a desejar.

    • Maurilio Pinheiro

      Ola, eu tenho um também de 16G e bateria sem uso continuo dura bem mais q isso.
      Rm torno de 20 horas ou mais.
      Verifique se não tem algum aplicativo sugando sua bateria.
      E a pelicula sinceramente acho que vc não vai precisar, mas tem no mercado livre.

  • Kal Le Vigal

    Ganhei meu zenfone 5 dual 16gb no inicio do mês, uso sem película e minha capinha traseira é branca, ele continua impecável, sem risco, sem manchas… Tiro fotos noturnas excelentes!! Adoro o desempenho dele, as cores, a nitidez, adoro meu celular!!

  • Laís Martini

    Tenho um zen fone 5 e com pouco mais de um mês de uso, num “tombo” bobo”, a tela simplesmente estilhaçou. O celular caiu de um degrau no outro, e a tela ficou completamente arruinada. Fiquei decepcionada, pois tinha um motorola razr D3 e ele tomou um tombo astronômico das mãos da minha filha e nada aconteceu.
    Mas ainda acho o zen fone um smartphone ótimo, de desempenho incrível.
    Pontos à considerar: Bateria não é tão durável quanto dizem.
    O sistema operacional ocupa muito espaço interno.
    No mais o celular é ótimo, excelente custo x benefício.
    Com o “dano” no meu touch, que dizem ser gorila glass, estou tendo que enviá-lo para a assistência técnica da ASUS, pois não encontro peças em assistências na minha cidade.

  • Roberta Rocha

    Olá, Rafael! Eu comprei um Zenfone 5 e gostaria de tirar uma dúvida… Eu notei que os “botões” da frente ( a seta, home e os quadradinhos) não ficam iluminados. É assim mesmo? Já fucei td nas configurações e não achei nada a respeito disso. Vc poderia esclarecer essa dúvida? Se elas de fato acendem ou não?

    Muito obrigada pela atenção!

    • http://rigues.badcoffee.info/ Rafael Rigues

      Roberta, os botões da frente não acendem.

  • kenkenUploader

    2 dias na mão sem película e já riscou. obs: estava no bolso, sem nada mais. só o celular

    • http://rigues.badcoffee.info/ Rafael Rigues

      Do meu lado: 3 meses no bolso com uso constante (desde antes do lançamento), sem película, sem capinha. Está impecável.

  • Bruno Tiago

    Por favor Rafa, poderia me esponder algumas coisas?
    Estou querendo comprar pela
    net, mais não tenho tanta confiança em comprar algo que não posso
    “pegar”, e também com relação ao tamanho, pois não tenho uma mão tão
    grande!
    kk’
    o que você acha desse zen para quem tem maos nao tao grandes?

    Agradecido.

    • Juliana Fernandes Machado

      é ótimo, tanto para mãozinhas quanto para “mãozonas” kk relaxa a cara e vai ser feliz.

    • http://rigues.badcoffee.info/ Rafael Rigues

      Bruno,

      Não sei dizer, minhas mãos são razoavelmente grandes. O que posso dizer é que ele tem mais ou menos a mesma largura do Galaxy S5, e é um pouquinho mais comprido.

    • Adolfo

      Compra pela Kabum. A entrega é muito rápida, demora em média 1 dia para chegar na sua casa.

      • Karina Fernandes

        Comprei pela efacil e chegou em um dia…acredito que tenha saido da minha propria cidade (Uberlandia), mas me entregaram antes do previsto (2dias)

  • Eduardo o Guimaraens

    Preço fantástico Rafa…Mas receberá Android L na continuação?

  • Alex Costa

    Gostei, quero um!!!