A GBS+ é uma das melhores e mais baratas formas de ligar seu MSX, Mega Drive, Saturn, Neo*Geo, Amiga, Placa de Arcade ou muitos outros sistemas a uma TV de alta definição, com a melhor qualidade de imagem possível.
Ela é uma upscaler baseada na já conhecida GBS-8200, porém dotada de modificações de hardware e um firmware customizado que corrige vários bugs do software original e adiciona novos recursos, como controle remoto via wi-fi, para ajuste da imagem, e um gerador de scanlines integrado.
Você pode conectá-la a qualquer console de videogame ou computador capaz de produzir um sinal de vídeo em RGB e obter uma imagem em alta-definição (até 1920 x 1080 pixels, Full HD) pronta para ser exibida em qualquer monitor ou TV que tenha uma entrada VGA.
Uma demonstração em vídeo da GBS+ e alguns de seus recursos pode ser vista abaixo.
Perguntas frequentes sobre a GBS+
Quanto a GBS Plus custa?
O Kit GBS+ custa R$ 475, pago exclusivamente via depósito bancário em duas parcelas: uma no momento do início da produção, e a outra quando o kit estiver pronto para entrega.
Quando vou receber minha GBS Plus?
É difícil precisar um tempo exato, pois como muitos componentes são importados o prazo total depende da agilidade dos correios e Receita Federal, portanto tenha em mente que não se trata de um produto com entrega imediata. Em lotes anteriores, a média entre a aquisição dos componentes e entrega das primeiras placas foi de 90 dias corridos.
Como é a qualidade de imagem?
Excelente. Veja os exemplos abaixo, fotos da tela de uma TV LCD de 32″
Space Manbow, em um MSX2. Foto de uma TV LCD 32″ Full HD Detalhe de Streets of Rage II, Mega Drive. Foto de uma TV LCD 32″ Full HD F-Zero, num SNES conectado via cabo SCART RGB com adaptador SCART -> VGA Detalhe da imagem num SNES conectado via cabo RGB
O que está incluso no kit?
O kit GBS+ é composto por:
- Upscaler GBS-8200.
- Microcontroladora WeMos D1, já acoplada à GBS-8200 e programada com o firmware GBS-Control.
- “Gabinete” composto por 2 placas de acrílico (topo e fundo), espaçadores e parafusos.
- Fonte de alimentação 9V 1A (ou equivalente), com conector DC5521.
O kit é entregue montado, como na foto abaixo:

Qual a diferença/relação entre a GBS+ e o GBS-Control?
O GBS-Control é um firmware alternativo e Open Source para as upscalers GBS 8200 e similares. A GBS+ é uma GBS 8200 já com todas as modificações de hardware e software necessárias para uso do GBS-Control. Ou seja, é uma solução “plug & play”, pronta para usar, sem que você tenha que se preocupar em modificar sua própria placa.
O que não está incluso?
Os seguintes itens NÃO estão inclusos no kit:
- Cabo RGB→VGA para conectar seu videogame/computador à GBS+. O esquema elétrico é idêntico ao de um cabo SCART, a diferença é o conector na ponta. O sinais tem que ser conectados em um plugue DB-15 macho, como mostrado abaixo. O manual da GBS+ inclui esquemas para confecção do cabo para vários sistemas/consoles.
- Cabo VGA para ligar sua GBS+ à TV/Monitor.

Em que sistemas a GBS Plus foi testada?
A GBS-Plus foi testada em RGB com um Mega Drive 2 Japonês, um SEGA Saturn nacional (TecToy), um SNES (com cabo adaptador SCART→VGA) e mais de 15 modelos de computadores MSX de diversos fabricantes, entre eles um MSX 2 Panasonic FS-A1 e MSX Turbo-R (tanto o FS-A1 ST e quanto o GT).
A entrada componente foi testada com um Nintendo Wii e um PS2 “Fat”. Em todos os casos, com excelentes resultados. Deve funcionar igualmente bem em qualquer sistema capaz de saída de vídeo em RGB+CSYNC com o cabo correto (vide esquema acima) ou componente.
Posso ligar meu cabo SCART na GBS-Plus?
É possível fazer um simples conversor de pinagem SCART→VGA usando um conector SCART fêmea e um conector DB-15 Macho (VGA). Siga o esquema abaixo.
No conector SCART Fêmea | No conector DB-15 |
Pino 7 (Blue) | Pino 3 |
Pino 11 (Green) | Pino 2 |
Pino 15 (Red) | Pino 1 |
Pino 19 (Composite Sync Output) | Pino 13 |
Pinos 5, 9, 13, 21 (Terra) | Pinos 5, 6, 7, 8, 10 (que devem ser conectados juntos) |
Áudio pode ser extraído dos pinos 1 (canal direito), 3 (canal esquerdo) e 4 (Terra) para conectores RCA fêmea ou P2 fêmea, de acordo com sua preferência.
Existe algum outro tipo de entrada de sinal?
Sim, é possivel entrar com sinal componente (YPbPr) através dos conectores RCA frontais, ao lado da porta VGA.
A GBS Plus tem saída HDMI?
Não, ela não tem saída HDMI. A saída de sinal é exclusivamente através do conector VGA ou Vídeo Componente (selecionável por software).
Ainda tenho uma dúvida, com quem eu falo?
Clique aqui para enviar um e-mail para Rafael Rigues, criador do kit GBS+.