Sobre a GBS+

Trocando em miúdos, a GBS+ é uma das melhores e mais baratas formas de ligar seu MSX, Mega Drive, Saturn, Neo*Geo, Amiga, Placa de Arcade ou muitos outros sistemas a uma TV de alta definição, com a melhor qualidade de imagem possível.

Tecnicamente falando, ela é uma upscaler baseada na já conhecida GBS-8200, porém dotada de modificações de hardware e um firmware customizado que corrige vários bugs do software original e adiciona novos recursos, como um gerador de scanlines integrado.

Você pode conectá-la a qualquer console de videogame ou computador capaz de produzir um sinal de vídeo em RGB e obter uma imagem em alta-definição (até 1280 x 1024 pixels) pronta para ser exibida em qualquer monitor ou TV que tenha uma entrada VGA. 

Uma demonstração em vídeo da GBS+ e alguns de seus recursos pode ser vista no YouTube

Perguntas frequentes sobre a GBS+

Qual a diferença/relação entre a GBS+ e o GBS-Control?

O GBS-Control é um firmware alternativo e Open Source para as upscalers GBS 8200 e similares. A GBS+ é uma GBS 8200 já com todas as modificações de hardware e software necessárias para uso do GBS-Control. Ou seja, é uma solução “plug & play”, pronta para usar, sem que você tenha que se preocupar em modificar sua própria placa.

O que está incluso no kit?

O kit GBS+ é composto por:

  • Upscaler GBS-8200.
  • Microcontroladora WeMos D1, já acoplada à GBS-8200 e programada com o firmware GBS-Control.
  • “Gabinete” composto por 2 placas de acrílico (topo e fundo), espaçadores e parafusos.
  • Fonte de alimentação 9V 2A, com conector DC5521.

O kit é entregue montado, como na foto abaixo:

O que não está incluso?

Os seguintes itens NÃO estão inclusos no kit:

  • Cabo RGB/VGA para conectar seu videogame/computador à GBS. O esquema elétrico é idêntico ao de um cabo SCART, a diferença é o conector na ponta. O sinais tem que ser conectados em um plugue DB-15 macho, como mostrado abaixo. O manual da GBS+ inclui esquemas para confecção do cabo para vários sistemas/consoles.

Visão traseira de um conector DB-15 Macho

  • Cabo VGA para ligar sua GBS-8200 à TV/Monitor.

Em que sistemas a GBS Plus foi testada?

A GBS-Plus foi testada em RGB com um Mega Drive 2 Japonês, um SEGA Saturn nacional (TecToy), um MSX 2 Panasonic FS-A1 e MSX Turbo-R (tanto o FS-A1 ST e quanto o GT). A entrada componente foi testada com um Nintendo Wii e um PS2 “Fat”. Em todos os casos, com excelentes resultados. Deve funcionar igualmente bem em qualquer sistema capaz de saída de vídeo em RGB+CSYNC com o cabo correto (vide esquema acima) ou componente.

Posso ligar meu cabo SCART na GBS-Plus?

A GBS Plus não tem um conector SCART. Em teoria um adaptador SCART/VGA deve funcionar, mas essa configuração não foi testada, e portanto não há garantia de funcionamento.

Existe algum outro tipo de entrada de sinal?

Sim, é possivel entrar com sinal componente (YPbPr) através dos conectores RCA frontais, ao lado da porta VGA.

A GBS Plus tem saída HDMI?

Não, ela não tem saída HDMI. A saída de sinal é exclusivamente através do conector VGA.

Como é a qualidade de imagem?

Excelente. Veja os exemplos abaixo:

Space Manbow, em um MSX2. Foto de uma TV LCD 32″ Full HD

Detalhe de Streets of Rage II, Mega Drive. Foto de uma TV LCD 32″ Full HD

Quanto a GBS Plus custa?

Como muitos componentes são importados, o preço varia de acordo com a cotação do dólar no momento da produção do lote. Entre em contato para saber mais.

Quando vou receber minha GBS Plus?

É difícil precisar um tempo exato, pois como muitos componentes são importados o prazo total depende da agilidade dos correios e Receita Federal, portanto tenha em mente que não se trata de um produto com entrega imediata. Em lotes anteriores, a média entre a aquisição dos componentes e entrega das primeiras placas foi de 90 dias corridos