Há alguns anos comprei um MD Play da Tectoy, um Mega Drive portátil com tela de 2,8” e entrada para cartões SD, que ao longo do tempo começou a desenvolver um defeito: linhas verticais brancas no lado direito da tela, como mostrado abaixo.
Depois de abrir o console e verificar as soldas do LCD, para me certificar de que o problema não era um mal-contato, ficou óbvio que eu teria de trocar a tela. Mas por qual? Uma busca na internet pela única identificação no LCD, os números JTD028851C0 e JTD028920C1, não deu resultados.
Resolvi então fazer uma busca no AliExpress por “similaridade”. A tela é um LCD TFT de 2,8” com um cabo de 37 vias e resolução de 320×240 pixels, então joguei “2.8 LCD 37 pin” na busca. E rapidinho achei algumas telas fisicamente bem parecidas.
Acabei selecionando o modelo acima, na versão “NO touch 8 bit” (8 bits de cor, sem painel de toque) por um preço bem acessível: R$ 21,00 + envio. O controlador é o ILI9341, e existem drivers para usá-lo com um Raspberry Pi. Ou seja, se não funcionasse no Mega Drive, eu poderia usá-lo em algum outro experimento.
Trocar o LCD no MD Play não foi difícil: usei uma estação de ar-quente para dessoldar o flat do LCD original, retirei a solda velha dos pads na placa usando mecha para dessoldar e limpei a placa com álcool isopropílico.
Para soldar o LCD novo, alinhei os pads com o flat, apliquei um pouco de fluxo líquido ao flat e à placa usando um cotonete e soldei o primeiro e o últimos pinos, para “ancorar” o cabo. Depois “carreguei” a ponta do ferro de solda com um pouco de solda e arrastei a ponta sobre os contatos. A tensão superficial se encarregou do resto, e em menos de um minuto soldei com perfeição todos os 37 pinos.
Remontei o console, coloquei a bateria, liguei e… funciona! A tela nova é um equivalente perfeito da tela original, tanto em desempenho como em fidelidade de cor, brilho e ângulos de visão.
Fica aqui a dica do modelo de LCD usado para consertar o MD Play. A Tectoy vende outros consoles com o mesmo “formato”, como o Atari Flashback Portable e o Master System Plug & Play, que muito provavelmente usam a mesma tela.
Ela deve servir também nos portáteis da AtGames, como o Arcade Gamer Portable (equivalente ao Master System Plug & Play), Arcade Portable (como o MD Play, mas com controle de três botões) e Arcade Ultimate (versão “gringa” do MD Play).
Cara…. muito bom, Rigues. Tenho um MD Play também mas ele está com a tela boa, apenas nos cantas aparecem leves sombras brancas, não sei se é normal devido a iluminação dos leds. Normalmente se percebe mais quando o console apresenta imagens escuras como, assim que liga e aparece o logo da Tectoy ou quando se entra no jogo e aparece a logo da SEGA.
Mas enfim, muito boa a postagem.
Olá,
Obrigado pela dica. Já salvei esse artigo. Muito bom.
Uma dúvida: O MD play é boa a imagem para rodar jogos do mega drive? Os jogos rodam bem, com uma qualidade legal de audio e video ?
Obrigado
A qualidade de vídeo é boa, mas com a BIOS original vários jogos tem problemas com distorção no som. Você logo percebe que algumas músicas e efeitos soam diferente. A solução é usar uma bios alternativa, como a do Neto.