Para quem gosta de fuçar, um Eee PC com Linux e o wiki do site EeeUser são um prato cheio. Passei as últimas horas habilitando e configurando o “processor scaling“, o ajuste automático da velocidade do processador de acordo com as necessidades do momento. A idéia é arrancar mais alguns minutos de autonomia da bateria, que não anda me agradando. Sei que a diferença é mínima, mas de grão em grão…
Pois bem, está tudo funcionando redondinho: na bateria, o processador roda a 337 MHz, a não ser que algum aplicativo mais “pesado” entre em ação. Na tomada, o processador fica em 900 MHz (na verdade, 630 MHz) cravados o tempo todo. Tudo muito bem. Só tem um probleminha: na bateria, o VLC engasga.
Pelo que notei, a decodificação de DiVX não é algo “homogêneo”. Há momentos em que o processador é mais exigido, outros em que ele ganha uma folguinha. E à medida que o clock é ajustado dinamicamente durante a reprodução, o vídeo dá umas “engasgadinhas”, o que não é legal.
Pra resolver o problema, bolei um script que faz o seguinte: primeiro, detecta se o processador está no modo “ondemand” (clock ajustável automaticamente) ou “performance” (clock máximo). Se estiver em ondemand, ele troca o modo para performance, roda o VLC, e restaura o modo ondemand na saída. Quick & Dirty, mas faz o trabalho. E já que aprendi tanto sobre o Eee PC lendo em fóruns, blogs e Wikis na Internet, nada mais justo que compartilhar o que fiz,
Antes de mais nada, dois avisos:
- Isso é um hack. Não esperem código elegante, bem estruturado ou que faça sentido. Eu sequer sei “programar” em shell script (desculpa Julio!), me viro olhando o código de outros scripts e adaptando o que faz sentido.
- Não dou garantias. Funciona para mim, mas pode não funcionar para você. É a vida, prossiga por sua conta e risco. E se você fizer modificações ou melhorias ao script, me avise.
Se ainda estiver interessado, baixe o script pronto aqui, ou copie e cole o código-fonte abaixo:
#!/bin/sh
# “VLC Performance Booster”
# For EeePC users, by Rafael Rigues (rigues@gmail.com)
# Detects current CPU mode and sets it to “performance” before running VLC,
# so the video won’t skip, returning to “ondemand” afterwards.
# This is a quick hack, I make no guarantees. Improvements are welcome
# This is only needed if you have enabled processor scaling as per the
# instructions on: http://tinyurl.com/5za4eh
# Instalation instructions
# 1. rename /usr/bin/vlc to /usr/bin/vlc.bin
# 2. copy the script to /usr/bin/vlc
# 3. make it executable with chmod +x /usr/bin/vlc
# 4. give root privileges to cpufreq-set: sudo chmod +s /usr/bin/cpufreq-set
# Changelog
# 20080608 – Initial release
if [ “`cpufreq-info -p | grep -i ondemand`” != “” ]
then
cpufreq-set -g performance
/usr/bin/vlc.bin “$@”
cpufreq-set -g ondemand
else
/usr/bin/vlc.bin “$@”
fi
William,
Meu script é específico para o EeePC 701 com EeeXubuntu/Ubuntu Eee, nunca testei em outras máquinas e distros. Ele não faz nenhum tipo de overclock, ele só tira o processador do modo de economia de energia antes de rodar vídeo, para evitar engasgos.
Quanto à temperatura de vídeo, não faço idéia. Meu único conselho é: se a máquina está na configuração original de fábrica e você não fez nenhum tipo de “hack” ou overclock, não esquente (com o perdão do trocadilho) com isso, porque ela deve estar dentro dos parâmetros do fabricante. Agora, se você andou fuçando, desfaça as modificações e veja se a temperatura cai.
Amigo tenho um HP 6230br, o bichinho é bom, coloquei 2GB de memoria e uso o XP e o Backtrack, esse script funciona também para esse linux e esse note?
Seria uma especie de overclock?ahh aproveitando será que você sabe se existe algum jeito de melhorar a temperatura do chipset de video desse note ?
Uso uma geforce 6150, embora o processador fique na casa dos 48 graus quando uso muito o chipset de video bate quase 85 graus??? que loucura.
O que se deve fazer para melhorar essa temperatura? ele funciona perfeitamente bem mais isso me deixa louco!!
Agradeço qualquer ajuda
Nandrok,
O que dá pra fazer no Mobo é expandir a RAM (mas dentro do uso previsto para ele os 512 MB já são suficientes) e aumentar o “espaço em disco” disponível usando um cartão SD ou um HD externo.
O cartão é a forma mais recomendada, já que é muito menor, mais leve e consome menos energia que o HD, especialmente os modelos que se alimentam diretamente da porta USB. Foi assim que “tripliquei” a capacidade de armazenamento do meu Eee PC, adicionando um cartão SD de 8 GB além do módulo SSD 4 GB de fábrica.
Qualquer outra modificação, especialmente a “placa de vídeo” não é possível. Meu conselho: se você se diverte expandido computadores, fique com os desktops.
Ola
gostaria de saber voce que já operou no Positivo Mobile Mobo se ele tem alguma capacidade de melhora ele pois n gostei da memoria dele e n gosto de usar 1 HD externo junto prefiro ele sem assessórios e placa de vídeo nem pensar nele né heheheh x)
pois ganhei ele em uma rifa e n sei se ira me satisfazer como eu quero pensei em vender e acresentar uma grana e comprar algo mais potente
mas se der pra melhorar o Positivo mesmo acharia legal pois ele é bonito e leve achei legal isso
Obrigado