“Hackeando” o Eee PC

Para quem gosta de fuçar, um Eee PC com Linux e o wiki do site EeeUser são um prato cheio. Passei as últimas horas habilitando e configurando o “processor scaling“, o ajuste automático da velocidade do processador de acordo com as necessidades do momento. A idéia é arrancar mais alguns minutos de autonomia da bateria, que não anda me agradando. Sei que a diferença é mínima, mas de grão em grão…

Pois bem, está tudo funcionando redondinho: na bateria, o processador roda a 337 MHz, a não ser que algum aplicativo mais “pesado” entre em ação. Na tomada, o processador fica em 900 MHz (na verdade, 630 MHz) cravados o tempo todo. Tudo muito bem. Só tem um probleminha: na bateria, o VLC engasga.

Pelo que notei, a decodificação de DiVX não é algo “homogêneo”. Há momentos em que o processador é mais exigido, outros em que ele ganha uma folguinha. E à medida que o clock é ajustado dinamicamente durante a reprodução, o vídeo dá umas “engasgadinhas”, o que não é legal.

Pra resolver o problema, bolei um script que faz o seguinte: primeiro, detecta se o processador está no modo “ondemand” (clock ajustável automaticamente) ou “performance” (clock máximo). Se estiver em ondemand, ele troca o modo para performance, roda o VLC, e restaura o modo ondemand na saída. Quick & Dirty, mas faz o trabalho. E já que aprendi tanto sobre o Eee PC lendo em fóruns, blogs e Wikis na Internet, nada mais justo que compartilhar o que fiz,

Antes de mais nada, dois avisos:

  1. Isso é um hack. Não esperem código elegante, bem estruturado ou que faça sentido. Eu sequer sei “programar” em shell script (desculpa Julio!), me viro olhando o código de outros scripts e adaptando o que faz sentido.
  2. Não dou garantias. Funciona para mim, mas pode não funcionar para você. É a vida, prossiga por sua conta e risco. E se você fizer modificações ou melhorias ao script, me avise.

Se ainda estiver interessado, baixe o script pronto aqui, ou copie e cole o código-fonte abaixo:

#!/bin/sh

# “VLC Performance Booster”
# For EeePC users, by Rafael Rigues (rigues@gmail.com)

# Detects current CPU mode and sets it to “performance” before running VLC,
# so the video won’t skip, returning to “ondemand” afterwards.

# This is a quick hack, I make no guarantees. Improvements are welcome
# This is only needed if you have enabled processor scaling as per the
# instructions on: http://tinyurl.com/5za4eh

# Instalation instructions
# 1. rename /usr/bin/vlc to /usr/bin/vlc.bin
# 2. copy the script to /usr/bin/vlc
# 3. make it executable with chmod +x /usr/bin/vlc
# 4. give root privileges to cpufreq-set: sudo chmod +s /usr/bin/cpufreq-set

# Changelog
# 20080608 – Initial release

if [ “`cpufreq-info -p | grep -i ondemand`” != “” ]
then
        cpufreq-set -g performance
        /usr/bin/vlc.bin “$@”
        cpufreq-set -g ondemand
else
        /usr/bin/vlc.bin “$@”
fi

4 thoughts on ““Hackeando” o Eee PC

  1. William,

    Meu script é específico para o EeePC 701 com EeeXubuntu/Ubuntu Eee, nunca testei em outras máquinas e distros. Ele não faz nenhum tipo de overclock, ele só tira o processador do modo de economia de energia antes de rodar vídeo, para evitar engasgos.

    Quanto à temperatura de vídeo, não faço idéia. Meu único conselho é: se a máquina está na configuração original de fábrica e você não fez nenhum tipo de “hack” ou overclock, não esquente (com o perdão do trocadilho) com isso, porque ela deve estar dentro dos parâmetros do fabricante. Agora, se você andou fuçando, desfaça as modificações e veja se a temperatura cai.

  2. Amigo tenho um HP 6230br, o bichinho é bom, coloquei 2GB de memoria e uso o XP e o Backtrack, esse script funciona também para esse linux e esse note?
    Seria uma especie de overclock?ahh aproveitando será que você sabe se existe algum jeito de melhorar a temperatura do chipset de video desse note ?
    Uso uma geforce 6150, embora o processador fique na casa dos 48 graus quando uso muito o chipset de video bate quase 85 graus??? que loucura.
    O que se deve fazer para melhorar essa temperatura? ele funciona perfeitamente bem mais isso me deixa louco!!
    Agradeço qualquer ajuda

  3. Nandrok,

    O que dá pra fazer no Mobo é expandir a RAM (mas dentro do uso previsto para ele os 512 MB já são suficientes) e aumentar o “espaço em disco” disponível usando um cartão SD ou um HD externo.

    O cartão é a forma mais recomendada, já que é muito menor, mais leve e consome menos energia que o HD, especialmente os modelos que se alimentam diretamente da porta USB. Foi assim que “tripliquei” a capacidade de armazenamento do meu Eee PC, adicionando um cartão SD de 8 GB além do módulo SSD 4 GB de fábrica.

    Qualquer outra modificação, especialmente a “placa de vídeo” não é possível. Meu conselho: se você se diverte expandido computadores, fique com os desktops.

  4. Ola
    gostaria de saber voce que já operou no Positivo Mobile Mobo se ele tem alguma capacidade de melhora ele pois n gostei da memoria dele e n gosto de usar 1 HD externo junto prefiro ele sem assessórios e placa de vídeo nem pensar nele né heheheh x)
    pois ganhei ele em uma rifa e n sei se ira me satisfazer como eu quero pensei em vender e acresentar uma grana e comprar algo mais potente
    mas se der pra melhorar o Positivo mesmo acharia legal pois ele é bonito e leve achei legal isso
    Obrigado

Leave a Reply

Your email address will not be published.