Hands-on com o Mobo White

POST ATUALIZADO em 06/10 às 14:36 (corrigida informação sobre o chipset de vídeo)

Chegou às minhas mãos o Mobo White 1050, um dos modelos na nova linha de subnotebooks da Positivo Informática. Ainda não tive tempo de fazer testes, mas já posso passar para vocês algumas impressões iniciais.

  • Não há dúvidas, ele é o MSI Wind. E isso é bom.
  • O nome diz “Mobo White” mas ele não é branco. Na verdade, a cor é um “branco pérola”, bonito. O teclado é branquinho mesmo, e minha preocupação é que, com o tempo, amarele ou pegue sujeira facilmente.
  • Alguns dados do hardware: Processador Intel Atom N270 de 1.6 GHz, 1 GB de RAM, HD de 120 GB Seagate Mobilemax (STM9120817AS), interface wireless RTL8187SE, interface ethernet RTL8102E (essa é nova pra mim), som Realtek HD Audio, vídeo on-board Intel 945 Intel GMA 950 e monitor LCD de 10 polegadas a 1024 x 600 pixels. Além disso, tem três portas USB, webcam e leitor de cartões SD. Nada de modem. Peso total: 1.3 Kg.
  • Dos 120 GB de espaço em disco, 3.72 GB são ocupados pelo sistema operacional (Windows XP SP3) mais o BrOffice.org 2.4 e Acrobat Reader. Segundo a Positivo, a bateria tem autonomia de seis horas. Com carga de 100%, o Windows reporta 5 horas de autonomia. Ainda não usei o Mobo por tempo suficiente para saber qual dos dois está certo.
    UPDATE às 18:32 de 30/09/08: acabo de terminar um teste em “uso real”: máquina rodando com navegador web, cliente de IM e editor de textos, fazendo minhas tarefas diárias. Nessas condições, a autonomia de bateria foi de três horas e trinta e um minutos. BEM longe do prometido pelo fabricante e pelo próprio sistema operacional. Vou fazer novos testes pra confirmar os números.
    UPDATE às 12:17 de 05/10/08: esqueci de mencionar um novo teste de bateria feito na noite de sexta. Novamente em “uso real”, a bateria chegou às
    quatro horas e cinquenta minutos. Mais próximo do que o Windows reportava, e próximo o suficiente da afirmação do fabricante para eu me considerar satisfeito. Meu Eee PC, que mal chega às duas horas e meia, está envergonhado num canto da mesa.
  • A bateria que acompanha a máquina é uma bateria estendida, maior que a bateria comum e que levanta a traseira do micro na mesa. Ela vem com seus próprios pézinhos de borracha para estabilizar a máquina, e a deixa em um ângulo confortável para digitação.
  • Falando no teclado, as teclas são bem maiores que as do Mobo original ou do EeePC, e no geral ele é bastante confortável para digitar. A única coisa estranha é a posição da tecla com os caracteres /, ? e °. Em vez de ficar ao lado do Shift da direita, como em um teclado ABNT2 comum, ela fica na última fileira, entre a tecla “menu” e a seta à esquerda (vide foto).
  • A máquina veio acompanhada de uma bolsinha de couro sintético para transporte, que pode acomodar o notebook e alguns CDs/documentação, mas não tem espaço para o adaptador de energia (que é do tamanho do de um notebook normal).
  • Está rodando há três horas, e incrivelmente frio. Mas estou rodando só o Windows, IM e um navegador. Nada de calor nem no teclado, nem na saída de ventilção do lado esquerdo. A máquina é bastante silenciosa.
  • Não recebi (ainda) o CD de restauração do sistema, portanto nada de testes com o Linux por enquanto. Mas já descobri que o Wiki dos usuários do MSI Wind tem instruções completas para instalação do Ubuntu 8.04. Claro, também quero experimentar outros sistemas se tiver tempo.

Alguém tem perguntas?

  • Rodolfo

    tenho o mobo white 1020, ele é ou não é o mesmo da MSI Wind ?, já atualizei para a Bios da MSI e funciona perfeitamente. hd 120 gb, memoria 512mb onboard e 512mb off board.

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Rafael,

    Infelizmente não posso fazer o lspci, a máquina não está mais comigo.

  • Pingback: Americanas.com já está vendendo novo Mobo White em 12 vezes sem juros | Tech Alien.net()

  • Rafael

    Posso pedir um lspci e demais amigos ls… do hardware?

  • JA

    Olá. Aonde posso comprar (em Curitiba ou de Curitiba) o netbook da Positivo Mobo White 1050 que saiu agora?
    Tenho dúvidas até se não espero e compro um netbook HP.

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Otagamo,

    Não posso falar nada sobre o Mobo White 1000, já que nunca coloquei as mãos nele. O White 1050 que testei veio, sim, com bateria de seis células, sem nenhuma dúvida.

  • Otagamo

    Valeu pela resposta.
    Só mais dúvida, numa notícia antiga diziam que o Mobo 1050 e 1000 viriam com bateria de 3 celúlas.

    http://meiobit.pop.com.br/meio-bit/hardware/positivo-mobo-white-esse-vale

    Mas pelos seu texto e pelas fotos parece ser uma bateria de 6 células.
    Poderia clarificar isso?
    E saberia dizer que o modelo 1000 virá com a mesma bateria do 1050?

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Julio,

    Calma que o video sobe. O dia só tem 24 horas, e pra mim ultimamente só tem sobrado duas ou três (e é pra dormir).

  • Julio

    Eae Rigues !!!
    Ainda nao encontrei nenhum video sobre o Mobo White.
    Vai postar o videozinho dele ,aqui no blog ou no youtube ^_^

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Otagamo,

    Boa, você pegou um erro. O vídeo é sim um GMA 950. Desculpe a falha, já corrigi o texto do post.

  • Otagamo

    O MSI Wind não vem com vídeo on-board Intel 950???

    No hands on diz que o Mobo White vem com vídeo Intel 945.
    É isso mesmo? Fizeram downgrade?

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Julio,

    O conjunto de opções na BIOS do Mobo é extremamente básico. Você pode ver informações sobre o sistema ou barramento IDE, habilitar ou desabilitar SpeedStep, a memória onboard e suporte a dispositivos USB legados, definir a ordem de boot, uma senha da BIOS e só, mais nada.

    Não há opção pra definir RAM de vídeo. Imagino que o chipset intel seja capaz de fazer isso automaticamente conforme necessário.

  • Julio

    Blz Rafael ,voce saberia me dizer quanto de memoria de video da pra selecionar na bios ouvi falar que da´pra compartilhar até 224MB será verdade ?

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Julio,

    O programinha não fez diferença, o overclock continua desabilitado. Talvez não haja suporte para isso na BIOS.

  • Julio

    So mencionando o programa se encontra no seguinte topico :
    Nao consigo ativar o modo underclock!

    Aqui ja vai direto pro download do programa

    http://global.msi.com.tw/index.php?func=downloadfile&dno=6916&type=utility

  • Julio

    ola´Rafael como voce mencionou na resposta do ”Iamko” que o provavel overclock com o comando fn+f10 nao funcionou, creio que no mobo white , tem que estar instalado um pequeno programa que ative esse comando ,se a placa mae e´a mesma creio que essa funçao deva funcionar
    veja ae o link com o programa se possivel sane mais essa duvida VLW !!

    http://www.msiwind.com.br/forum/geral/nao-consigo-ativar-o-modo-underclock!/

  • Ailton Jr

    Rigues,

    A pergunta que não quer calar:

    Vc trocaria seu eeepc por um Wind?

  • Lewis

    Rafael, parece fragil, ou parece confiavel a tomar umas pacadas?

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    EvolutionBody,

    O Mobo White 1050 não tem Bluetooth. O teste de autonomia a que me referi acima foi feito com o sistema configurado para maximizar a duração da bateria: monitor desligado após 5 minutos de inatividade, discos logo em seguida, sleep completo em 10 minutos.

    Não há nenhuma “tampinha” para acesso fácil à memória como no EeePC. É necessário remover toda a parte de baixo do gabinete.

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    zZz,

    Segundo soube, a distro do modelo com Linux é justamente o Mandriva. Não vejo porque não rodaria nos outros modelos.

  • http://evolutionbody.blogspot.com/ EvolutionBody

    Possui bluetooth?
    Ele tem praticamente a mesma configuração do eee pc 1000h (que estou usando neste momento), e no meu caso só consegui estender mais a duração da bateria desabilitando todos os recursos (wi-fi, camera, bluetoth, etc) e diminuindo o brilho da tela ao mínimo. Além disso, utilizando o modo “power saving”.
    Outra pergunta: ele possúi um compartimento dedicado abaixo para facilitar a troca da memória e HD se nescessário ou tem que desmontar ele todo?
    []’s

  • zZz

    Sera´que dá pra rodar o Mandriva? prefiro essa distro as outras listadas no Wiki (ouvi dizer que a versão linux do Mobo white vira exatamente com o Mandriva, ,mas não sei se essa informação procede)

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    EmanuelSan

    No Mobo a Positivo fez as coisas de um modo um pouco diferente. Na máquina que recebi (ainda um modelo de pré-produção) não há partição de recuperação, nem opção correspondente no Boot.

    Segundo a Positivo, a recuperação será feita da mesma forma que no Mobo original: com um utilitário, em CD, que gera um “pendrive” que restaura o sistema quando você dá boot por ele.

    De qualquer modo, recebi “carta branca” para apagar o XP e tentar outros sistemas, sem precisar me preocupar com a recuperação. Devo começar a mexer com isso hoje, depois que terminar os testes oficiais para o iG.

  • EmanuelSan

    Rafael, sobre a recuperação tenho experiência no MSI Wind com Suse Linux. Neste o CD de recuperação não é necessário, a princípio, pois na tela de boot a segunda opção é a recuperação (o meu colega, que é o dono do netbook, achou extremamente perigoso pois não há perguntas de que o sistema será reinstalado e tudo será perdido).

    A recuperação é feita a partir de uma imagem guardada em uma partição, então um usuário só precisaria do CD se tiver apagado ou perdido o menu do GRUB original. Não sei como funcionaria se o MSI Wind tivesse vindo com XP, para compararmos com a instalação do XP no Mobo da Positivo.

  • Pingback: Positivo Mobo White 1050 com software livre: análise e chamada de perguntas | Abiyaa()

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Iamko,

    A bateria diz ser de 5.200 mAh, e pelo tamanho tem seis células. Como disse, preciso fazer mais testes para determinar a autonomia correta, o que mencionei foi só o primeiro resultado.

    A tela da BIOS (da AMI) diz 1.23.1109, com copyright de 2007. O atalho de overclock não funcionou. Infelizmente não posso trocar a BIOS dele pois é uma máquina de demonstração, que tenho que devolver no “estado de fábrica” para a Positivo Informática.

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    “Hardware”,

    Por incrível que pareça, modem é útil em ocasiões onde você está no meio do nada, só com uma linha telefônica para te conectar ao resto do mundo. Por isso ainda gasto R$ 19,90 mensais com um plano dial-up no meu provedor. Uso raramente, mas já salvou minha pele. Mas reconheço, com os modems 3G/EDGE, a utilidade de um modem “comum” realmente vem diminuindo.

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    José Abrantes,

    A Positivo vai vender uma versão, o Mobo 1000, com Linux. Fora isso, segundo o Wiki oficial dos usuários do Wind (link no post) o Ubuntu roda bem. E até o Mac OS X Leopard (hackeado) roda. Satisfeito? 🙂

  • Iamko

    Tenho um Wind e não poderia estar mais feliz, mas esse mobo me deixou com algumas dúvidas, a bat do meu wind dura 5:12 minutos (cronometrados mas também, só assistindo um filme em loop e o wi-fi on) consegue dizer quanto mAh tem a bateria dele? Ou células? Outra coisa, a bios que a positivo tá mandando com ele é a 1.08 que tem o tal overclock de um botão (quanto na tomada, pressionando fn+f10 muda o led do botão de ligar muda de cor e o clock do processador aumenta?), podia testar nele a bios do wind pra ver se funciona (um overclock de 25% é algo que eu gostaria de ver num netbook brasileiro!)
    Valeu ai e bom trabalho com o post!

  • hardware

    Tinha que vir com um modem 3G, ai sim…

  • hardware

    Modem? Alguem ainda usa isso???

  • José Abrantes

    Windows!? Ele funciona com algum sistema operacional?

  • 901 user

    Sobre a menção ao Dell com celeron, o que posso dizer é que esse Atom é excepcional. Praticamente não percebo diferença entre ele no meu eeepc 901 e o celeron M 370 (1.5Ghz) do meu notebook Acer. Não fiz medições. Somente usei para os mesmos tipos de tarefas comuns. Porque comprar um netbook? Para poder carregar na boa para qualquer lugar com uma bateria que segura 6 horas (do eeepc 901) ou seja, praticamente o dia todo já que não usamos ininterruptamente.

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Francisco,

    Opa, ele é um pouco maior sim, mas não muito. Já subo uma foto comparativa.

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Chico, |CPK|ijuy e Leandro,

    A Positivo ainda não divulgou o preço do Mobo White 1050. Mas a julgar pelo preço do modelo 1070, que é ligeiramente mais “parrudo” (HD de 160 GB e Office 2007) e sai por R$ 1.599, eu estimo que o 1050 vai custar cerca de R$ 1.399. Assim que tiver confirmação eu aviso.

  • Francisco

    Com relação ao tamanho. Ele é grande? Comparado com o EEE 701 por exemplo. Tenho medo de por ser uma tela de 10″ ele cresça muito.

  • Leandro

    Tem ideia da faixa de preco?

  • Chico

    Obrigado vocês… 🙂

    Eu compraria esse 1050 por 1200$… Fora isso, acho que fica muito caro. Dá pra pegar um notebook de verdade na dell, com um celeron, hd de 80 (aliás, o hd desse netbook é o grande diferencial pra mim…) e 2gb de ram, por 1800$… Esse aí, chuto que vá ficar próximo dos 1500$…

  • http://www.i-diggers.net/ |CPK|ijuy

    Chico,
    se é o MSI Wind, segundo este post (http://www.planetx64.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1419&Itemid=1), tem 2 slots de memória. O modelo do post tem 1GB e outro de mesma capacidade é instalado.

    Rafael,
    o mesmo post pode ajudar nas tuas experiências com Mac OS X… XD

    Já que “Onde?” e “Quando?” estão na lista, resta saber “Quanto?”.

    []s

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Chico

    Mil desculpas, tinha me esquecido de que o CPU-Z dá essa informação. Segundo ele, há um pente de 512 MB (DDR2, PC2-5300 a 333 Mhz) no “Slot 1” e nada no Slot 2.

    Ou seja, isso dá a entender que a máquina tem 512 MB soldados na placa, um slot ocupado (já que ela tem 1 GB de RAM no total) e outro livre. Mas pra ter certeza, só abrindo, o que não posso fazer.

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Carlos

    Touchscreen? Na linha de Mobos anunciada pela Positivo não há nenhum modelo com Touchscreen. Você não está confundindo o Mobo com o Classmate PC (projeto da Intel, fabricado aqui pela Positivo)? Um não tem nada a ver com outro.

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Chico,

    Não posso abrir a máquina, então não tenho como responder à sua pergunta.

  • http://www.carloscosta.org Carlos Costa

    Esse é aquele modelo prometido com touchscreen, tipo tablet? se não, você saberia me dizer quando eles vão lançar o modelo tablet que eles demonstraram algumas semana atrás… o tablet seria ideal para as escolas =)

    [ ]s

  • Chico

    Tem algum slot de memória livre?

  • Pingback: Positivo Mobo White 1050 com software livre: análise e chamada de perguntas()

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Kessia,

    A partir da segunda quinzena de Outubro, nas principais lojas do ramo no Brasil. Eu começaria a procurar pelas Casas Bahia, Magazine Luiza, Carrefour, Extra e lojas do tipo.

  • http://williamdepaula.wordpress.com William

    Tive em mãos estes dias um MSI Wind e comparado ao EEE Pc 901 que eu tenho o teclado dele é ótimo, mas uma coisa que eu não gostei muito foi o tamanho do touchpad, não consegui me acostumar.
    Mas não se pode ter tudo, ele também é ligeiramente maior que o EEE,

  • http://even.archlinux-br.org Kessia Pinheiro

    A crítica pergunta: Onde comprar?