Mobo White 1050 + OS X = “MacBook Micro”

OK, estou oficialmente impressionado. Terminados os testes com o Windows no Positivo Mobo White 1050, e enquanto baixava a ISO do Ubuntu 8.04, resolvi brincar com a distribuição do Mac OS X Leopard customizada para o MSI Wind, conhecida como “MSI Wind OSX”. Dizia a lenda que o Mac OS X rodava muito bem no micrinho, e resolvi conferir com meus próprios olhos.

E não é que roda? E bem pra caramba, diga-se de passagem. A instalação não poderia ter sido mais fácil: coloquei o DVD em um drive externo, dei boot pelo DVD, particionei o HD (apagando a partição com o Windows) e pronto. Sem customização de drivers, nem jogo de adivinhação com o versões do kernel. 25 minutos depois… eu tinha um Mac OS X Leopard rodando de forma bem decente no Mobo.

Video, som, USB, leitor de cartões, ethernet, medidor de nivel de bateria, tudo funcionou bem (com alguns detalhezinhos) logo de primeira. A Webcam funciona (você precisa ativá-la antes com Fn + F6), mas o PhotoBooth só mostra uma tela verde com um pouco de ruído de imagem. Segundo dizem, um update para o 10.5.5 resolve o problema. O som interno funciona, mas a saida de fone de ouvido e entrada de microfones estão mudos (um driver novo já está sendo desenvolvido). Wi-Fi não funciona, mas a Realtek já prometeu um driver para breve. A máquina “dorme” (sleep), mas não hiberna (hibernate).

E o desempenho? Impressionante, muito melhor do que eu imaginava e superior ao desempenho do Windows XP SP3 na mesma máquina. O micro abriu e redimensionou seis imagens de 7 MP cada (a galeria abaixo) sem reclamar. Vídeo em H.264 ou DiVX (com resolução de 704×396) toca em tela cheia sem soluços, bem como vídeos do YouTube. Claro, não é um micro pra fazer autoração de DVDs, mas pra uso diário, está ótimo.

Será interessante medir o desempenho da bateria sob o novo sistema: com 71% de carga, o Leopard reporta 3:15 de autonomia restante. Extrapolando, uma bateria carregada deveria dar 04:40 de autonomia, mais ou menos o que consegui no Windows (04:50, em teste ontem).

Vou brincar mais um pouco com a máquina e atualizarei este post com os resultados. Como sempre, os comentários estão abertos para perguntas. Fiquem agora com uma galeria de fotos da instalação, e um screenshot final do sistema rodando. Até mais!

ATUALIZAÇÃO, 04/10/08 às 02:00 AM

Brinquei mais um pouco, seguem os resultados.

  • A atualização do sistema para o OS X 10.5.5 é possível e fácil, basta seguir as instruções.
  • A webcam, embora ainda não funcione no Photobooth, funciona bem no iChat.
  • A interface ethernet “morre” quando o sistema volta do sleep, mas a solução é fácil.
  • Tempo de boot: do início da carga do sistema operacional (logo após o “boot manager”) até o desktop completo em… vinte e sete segundos. Sim, segundos, você leu direito. Sim, eu medi direito, duas vezes. Isso numa máquina com um Intel Atom de 1.6 GHz e 1 GB de RAM. Meu queixo ainda está no chão.
  • Colocar o sistema para “dormir” (e acordar em seguida) é extremamente rápido, coisa de dois segundos. Windows e Linux, aprendam.
  • Fochiro

    Ae galera, comprei a alguns meses um Positivo MOBO White 1080, e depois de um tempo com o XP, comprei um DVD externo e resolvi instalar algo diferente nele.
    Eu ja tinha tido uma boa experiência com o MacOSX em um Acer Aspire, e navegando pelos foruns encontrei essa versão do OSX pasa o wind.
    A instalação foi muito simples, e muita rápida.
    A performance dele me impressionou demais! Tudo rodando liso e comportado. Tive pouquíssimos problemas com travamento.
    Boa noticia:
    WIFI funcionando! A Realtek ja liberou os novos drivers!
    Saida de som tambem funcionando com a nova atualização dos drivers disponibilizados!
    Resumindo, satisfeito é pouco, com o investimento que eu fiz.
    Investi menos de 900 reais em um mini Macbookpro! 😀

  • http://www.byjoe.com.br Joe

    Bom, eu uso o Mobo para apresentações multimídia em flash e mostra de vídeos… O MacOs X seria perfeito pra mim não fosse a saída de fones de ouvido e entrada de microfone mudas. 🙁

    Espero que alguém conssiga por pra funcionar!

  • Pingback: Rinaldi-Rinaldi Blog » Blog Archive » Saga do Netbook()

  • Guilherme

    Ola,

    Comprei um mobo 1020 no efacil.com.br por 1.399,00 e ele com com um roteador d-link incluido, ou seja o preço do bixinho saiu mesmo por 1290,00, bem abaixo dos 1.399,00 que estao cobrando por ai sem o roteador.
    E digo mais, o site é mt seguro, pertence a MARTINS, maior atacadista do pais, confiram.

    Peguei na internet um tutorial onde se instala o mac os x atravez da imagem iso, que ficaria no hd do proprio mobo durante a istalação, no tutorial o programa que é usado manda localizar onde esta a iso e a partição onde quer instalar o OS X,

    Alguém ja leu ou ja testou algo a respeito para me dizer se é possivel?

    Estou ansioso pra fazer um tri boot no bixinho, mas to com problemas pois não tenho o drive externo, e so tenho o xp no pendrive, o linux eu sei que da pra fazer pelo pen, agora o mac seria desta forma que eu disse.

    OBs. o mobo 1020 vem com linux por isto é mais barato, somente por isso, o que não é um problema pois a primeira coisa que a gnt faz quando pega uma makina e particionar e reinstalar tudo de novo rsrs

    Vlw, espero que possa me ajudar. tenho o tutorial aki salvo mas não lembro o link, se precisarem depois eu procuro e posto..

  • http://cinefilos.interativo.org Marcos Vinicius

    Ótimo saber que o Mobo White roda OSX sem problemas.

    Minha dúvida é só uma: qual a diferença entre o Positivo 1020 e o 1050? Apenas o sistema operacional, já que o 1020 vem com Linux?

    Se for isto, o 1020 passa a ser a melhor opção para instalar o Mac OS, já que o 1020 está custando cerca de R$200,00 a menos que o 1050.

    Abraços

  • http://www.kartmogi.com CLÁUDIO

    Olá Rigues, sou meio ignorante no assunto. Na verdade não é bem sobre MAC que queria falar, e sim sobre o Mobo (netbooks em geral).

    É possível à partir de um leitor de CD/DVD externo, instalar o Microsoft Office 2007 original (eu tenho o STUDENT COM DUAS LICENÇAS LIVRES) nestas maquininhas???

    Se sim e se puder, me diz como e se é tranquilo.

    Obrigado e parabéns pela matéria.

    CLÁUDIO.

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Cláudio,

      Dá pra fazer isso sem nenhum problema. Basta plugar um leitor de CD/DVD externo USB e instalar como se estivesse em um PC comum

  • Thuany

    Olá diogo…
    quando vc diz que o video VIA naum fucionará de maneira adequada, vc quis dizer que ele simplesmente naum funciona? ou qe dá algum tipo de problema?

    eu estou meio receosa em instalar o leo aqui por que não tem driver pra essa via chrome9…

    obrigada pelas dicas

  • Diogo

    Willian Rosa,

    Entre na sua BIOS e procure por configurações referentes ao seu dispositvo SATA ou HD, no meu caso especifico da minha BIOS (Notebook LG R400), precisei colocar no modo “compativel”.
    Se sua BIOS for diferente tente um modo de cada vez.
    E NÃO ESQUEÇA DE DE LIGAR O ACPI.
    Assim o HD é reconhecido como se fosse um HD PATA normal. Tente isso e depois comente….
    Mas faço uma ressalva, seu video VIA não funcionará da maneira mais adequada pois ainda não existem drivers para ele.

    SE MESMO ASSIM NÃO FUNCIONAR TENTE DESABILITAR TUDO ANTES DE INSTALAR: AUDIO,USB, MODEM..ETC NA BIOS. TUDO QUE FOR POSSIVEL NA SUA BIOS.

  • http://willianrosa.wordpress.com Willian Rosa

    Olá amigo, tudo bem? Por incrível que pareça rodei a internet inteira, desde janeiro deste ano, baixando e gravando imagens de mais de 10 distribuições do Mac OS X, e com nenhuma obtive sucesso ao instalar no meu laptop Positivo Mobile V54 com processador Intel Celeron M 1.7 Ghz, 1 GB RAM, HD 80 GB SATA e placa de vídeo onboard VIA CHrome 9 HC 128 MB. Como você conseguiu instalar com sucesso o Mac OS X no seu laptop Positivo Mobo, podes me dar algumas dicas para eu obter sucesso na instalação do Mac OS X? Pode ser o Tiger ou o Leopard, tentei Kalyway, JAS, Upchuck, ChaOS e nenhum reconhece o HD SATA. O que pode ser? Muito obrigado amigo.

  • Arilson

    Pessoal, encontrar algo bom na internet realmente estimula você a buscar o que não conhece. Depois de ver meu os testes no Mobo 1050 e já pensando na possibilidade de comprá-lo fiquei pensando, “por que ainda convivo com meu PC tão lento!” (fruto provável de tanta coisa que baixei pela internet, instalando e desinstalando). O desafio passou a ser instalar novamente o XP e os programas sem pagar a ninguém. O desafio valeu, e embora tenha demandado muitas horas do meu tempo, afinal sou um leigo, ou agora quase, instalei quase tudo e o PC tá uma beleza. Agora posso até pagar a alguém como todas as outras vezes já que cumpri o propósito.
    E tudo começou quando achei este blog.
    Quanto ao Mobo 1050 acho que é só baixar o preço um pouco, dessa forma é melhor aguardar um pouco, até para ver por quanto vai chegar nas outras lojas, haja vista que em contato com a Mirax, a mesma me informou que o Freedom só no primeiro semestre de 2009.
    Valeu!

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    NPSTR,

    Não posso falar nada sobre o Aspire One, nunca o usei. Quanto ao Mobo White, o máximo possível de RAM nele é 1,5 ou 2,5 GB de RAM, trocando o pente de RAM de 512 MB por um modelo de 1 GB ou 2 GB (512 MB são soldados na placa e não podem ser removidos.

    Veja a “autópsia” do Mobo White no Zumo para mais informações sobre o upgrade de RAM

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Arilson,

    Publiquei um review do Mobo White no canal de tecnologia do iG, o texto pode responder boa parte de suas dúvidas. Veja também os outros posts sobre a máquina publicados aqui no blog (basta fazer uma bisca por Mobo).

    O preço do Mobo White com certeza é um reflexo da alta do dólar, já que praticamente todos os componentes da máquina são importados, embora ela seja “montada” aqui. Realmente anda difícil encontrar a máquina no mercado, estou em contato com a Positivo para saber o que está acontecendo.

    Quanto ao Mac OS X, como mencionei no post, algumas coisas não funcionam, como o Wi-Fi, saída de fones de ouvido e entrada de microfones. Se sua intenção é usar o Mac OS X como seu sistema operacional principal e você é “totalmente leigo” como diz, NÃO RECOMENDO comprar QUALQUER PC (e não só o Mobo) para esta tarefa.

    Para que tudo rode direito é necessário muito tempo e um certo conhecimento para a manutenção do sistema, que você provavelmente não tem. Neste caso, compre um Mac Mini (se quiser um desktop) ou MacBook (se quiser um notebook), que são de longe as melhores opções para rodar o Mac OS X sem gastar muito.

    Como “PC”, o Mobo White é uma excelente máquina, seja rodando o Windows XP ou Linux, desde que você não pretenda usá-lo para tarefas pesadas como edição de vídeo, de imagens ou jogos e não dependa de softwares baseados em CD-ROM. Para todo o resto, ele funciona bem.

    Por fim, infelizmente meus testes com o Mobo White já terminaram, pois tive de devolver a máquina à Positivo Informática.

  • Arilson

    Rafael, sou “totalmente leigo” na questão de informática e embora tenha um anti-vírus no meu PC não o uso para acesso a bancos, compras, etc, devido receio com a possibilidade de programas e vírus até por que não sou apenas eu que o uso. Estava a espera do lançamento da linha White da Positivo porém só encontrei o modelo M1050 nas Americanas e por 1799,00, o que para mim é um absurdo. Veja em http://www.americanas.com.br/AcomProd/590/2653157
    Mas um amigo em SP que só usa produtos da Apple (Note, PC…) me disse que o sistema destes são excelentes nesta proteção e muito difícil de pegar vírus, etc.
    Acho que seria interessante uma página apenas com o testes sobre ele, pois como estava procurando somente notícia sobre o Mobo White e acabei achando suas matérias. Até por que a positivo mencionou os modelos M1000, M1050, M1070 e M1090, e o que veio segundo o site da marca foi o M1015, M1050 e M1080. E destes só encontrei o que está em teste com você. Ainda bem!

    Minha pergunta é:
    Qual sua opnião geral sobre o White M1050 que está testando, inclusive o custo benefício considerando o único preço que encontrei até agora e o quanto você pagaria pelo mesmo se tivesse que comprá-lo, e se ele funcionará totalmente com o sistema operacional da Apple, pois vi a matéria do teste parcial que fez? Os testes com ele continua?
    Muito bom o blog!

  • NPSTR

    Fala Rigues Blz?

    Estou em duvida entre o o HP 2133 e o Aspire One , com hd de160 e xp instalado, agora você me aparece com o Positivo White, tem alguma grande diferença entre eles, em relação ao processamento, ou a diferença é pouca?
    Sei que o HP é mais caro , mas me falaram que ele esquenta demais apesar do design lindo. Eu gostei bastante do Aspire One, mas esse positivo pode ser uma boa pedida. O que você me fala do Aspire One, já usou um?
    o Aspire One e o Positivo usam o mesmo processador, mas tem diferença no processamento, as vezes um é mais lento que outro.
    tanto o positivo quanto o Aspire One que eu to de olho tem 1gb de memoria, tem como aumentar isso, ou o máximo é 1 gb?

    Gostei bastante do blog

    Valeu

  • luana

    gnt to desseperada
    ja é novembro e nada do bichin nas lojas

  • http://www.dbit.com.br/ gmazk

    Excelente artigo Rigues. Estou ficando animado com o Mobo White depois de ler seus posts. Uso Arch Linux, e pelo visto não terei grandes problemas em utilizá-lo no netbook caso realmente adquira um. Minha única dúvida é referente ao comportamento do Xorg (servidor gráfico) e dos drivers de vídeo com o Linux. Sei que vai funcionar, mas minhas duvidas quando a direct rendering (renderização direta) e true composite management (transparências reais) persistem, pois já configurei diversas máquinas que apesar de conseguirem utilizar interface gráfica, o fizeram sem contar com estes recursos. Talvez você possa me esclarecer sobre essas dúvidas.
    Ainda estou em dúvida também entre o EeePC 901 e o Mobo White na questão desempenho já que o EeePC 901 usa SSD e o Mobo usa HD, e também deve haver uma diferença de temperatura dessas duas máquinas em funcionamento consequente dessa diferença de dispositivos de armazenamento. Você poderia dar sua opinião sobre isso?
    Aproveito meu primeiro comentário também pra parabenizar pelo seu blog. É realmente muito bacana e estou passando a acompanhar, e tomando a liberdade de incuí-lo no meu blogroll… Além disso, é sempre bom encontrar mais um colega que também iniciou sua “vida no mundo TI” com o saudoso TK 3000 IIe (como também foi meu caso) rsrsrsrsrsrs.
    Valeu pela atenção! Até a próxima. Abraço!

    gmazk
    http://www.dbit.com.br/

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Diego,

    Sem mais informações (em qual máquina você tentou instalar, por exemplo), fica impossível diagnosticar. Faça uma busca pela última mensagem de erro (“Waiting for boot volume”) nos fóruns do InsanelyMac, é provável que alguém lá já tenha passado por situação parecida.

  • diego

    Rigues, por favor, não sei se você pode me ajudar… mas lendo suas matérias fiquei muito animado em ter meu próprio MAC. Baixei a imagem, e gravei-a, mas quando eu tento instalar ela para quase no começo. Se você puder me ajudar, tirei uma foto da tela. Já busquei ajuda em diversos lugares… mas nada de útil eu consegui. se puder dar uma olhada eu agradeço.
    http://farm4.static.flickr.com/3179/2967952754_020a305c15_b.jpg

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Isaac,

    Não tem tutorial. Basta seguir os links no post que você consegue os mesmos resultados que eu. A instalação em si não tem segredo nenhum: drive de DVD externo, boot pelo DVD e daí é só seguir as instruções do instalador na tela.

  • Isaac

    Rigues,

    muitissimo interessante seu post, por favor se puder me indicar um endereço ou mesmo postar um “idiot proof” tutorial de como instalar ele em um pczinho desses, vlw!

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Verde,

    Eu tenho um EeePC 701 (o primeirão) e também fiquei morrendo de vontade. Quanto ao cargo de “official evangelizator” eu aceito com prazer. Vou encaminhar seu comentário à Rosinha (que cuida da assessoria de imprensa da Positivo) dizendo que “as massas clamam por meu nome”. 😛

  • http://aurelio.wordpress.com Aurélio

    Massa!

    Já tenho o MacBook, mas lendo teu texto e vendo as fotos até deu vontade de comprar esse Mobo, sei lá pra quê… Rigues, a Positivo devia te fazer ser o “official evangelizator” deles 🙂

  • Otávio Castro

    Sempre quis colocar o Leopard eu meu notebook, até comprei um dell com core2duo pra fazer justamente isso, porém ele só chega no fim do mês de outubro. Mas gostaria de saber se alguem tem o tutorial pra instalar o sistema(ou baixa-lo já que dizem que é simples) em portugues?
    obrigado.

  • zZz

    Bah não gosto do Mac Os, mas ainda assim vou experimentar pra ver (com certeza desinstalo ele depois de meia hora -_-)

    Ps: o dia que eu tiver dinheiro pra comprar um Mobo White já que estou desempregado

  • whinston

    To rodando aqui no MSI Wind (o da MSI mesmo) e rodou beleza, mas realmente faltou o WiFi. Espero resolver em breve.

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Rodrigo,

    Boa, vou fazer um videozinho dele rodando o Leopard nesta tarde.

  • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

    Leandro,

    Fiquei muito impressionado com o desempenho, para as tarefas básicas de um netbook o Mobo White 1050 com o Leopard não deixa NADA a desejar. Chegando em casa nesta tarde vou fazer uns testes com vídeos em H.264 (MPEG-4) com resolução HD (1280 x 768 pixels) e ver como o bichinho se comporta 😛

  • http://digoreis.net Rodrigo Reis

    Rigues, faz um video dele rodando MACOSX por favor XD

  • Leandro

    Nice! Eu estou testando uma placa mae da Intel com o Atom tambem (a D945GCLF), e estou usando o Leopard. Faz uma semana que o uso como desktop principal (meu Macbook esta de lado, pra vc ter uma ideia hehe). Embora os escores do XBench deixem a desejar para maquinas atuais (o Core 2 Duo come o Atom com farinha), o bichinho eh valente o suficiente para tarefas cotidianas.

    Pena que eu nao comprei a D945GCLF2, que tem saida S-VHS. Senao iria virar um HTPC (eh, nao tenho TV com entrada VGA) 🙂

    Enfim… acho que nao preciso mais arrumar meu Libretto. Esses Netbooks o substitui muito bem pelo visto. E eu nao preciso ser masoquista e tentar rodar Firefox com 64MB de RAM e 166MHz 😀

  • Julio

    Esse sistema operacional deixou o mobo white mais lindo do que nunca, agora so´resta a positivo não nos decepcionar e coloca-lo a venda ainda esse mes , com preços acessiveis pois com essa reviravolta que anda na economia nao quero nem pensar em preços acima do esperado.Flw !!!!