Motorola DEXT: Primeiras impressões

Motorola DEXT

UPDATE: Post atualizado em 01/12/09 às 01:01, com informações sobre a tela e mais detalhes da autonomia de bateria

Desde a última sexta-feira estou usando um Motorola DEXT, o primeiro smartphone Android da Motorola, como meu smartphone no lugar do bom e velho Nokia N95. Usando e gostando muito, diga-se de passagem. Pretendo fazer um review detalhado dele em breve, mas por enquanto seguem aqui as primeiras impressões sobre o aparelho.

Design e Hardware: Não chama a atenção, o que não quer dizer q ue seja ruim. O corpo tem um tom “grafite” metálico, que a Motorola já usou em outros aparelhos como o RAZR2 V8. Ele é grandalhão, mas ainda assim um pouco mais fino que o N95. O teclado QWERTY integrado (com direcional!) tem teclas grandes e é confortável. O plugue P2 no topo permite o uso de seus fones de ouvido favoritos, e um único cabo micro USB serve tanto para conexão de dados quanto recarga da bateria interna.

A tela tem 3.1 polegadas com resolução de 320 x 480 pixels (mesma do iPhone) e é muito nítida e brilhante: eu a uso com o brilho a 25% e é mais do que suficiente. Não há problemas com ângulos de visão e o contraste é muito bom, o que a torna bastante adequada para assistir um filme, por exemplo. Sob a luz direta do sol ela perde muita legibilidade, como toda tela LCD.

Bateria: OK, vamos falar logo dela. O DEXT, como qualquer smartphone Android, foi feito para viver conectado à web. Some-se à isso o software Motoblur, que puxa constantemente informações sobre seus contatos de redes sociais como o Facebook e Twitter, para mencionar só duas, e você tem um consumo de bateria bastante elevado.

Ainda estou um pouco fora do meu padrão normal de uso, mas as estimativas iniciais dão algo na faixa de 8 horas de autonomia, no máximo. É pouco, ainda mais para quem, como eu, está acostumado a recarregar o N95 dia sim, dia não. Terei dados mais concretos em breve.

Update: Os resultados do primeiro teste típico de bateria chegaram. Tirei o Dext da tomada às 9 da manhã desta segunda-feira, e o usei como parte de minha rotina normal: uma hora lendo e-books, duas chamadas curtas, alguns minutos de navegação na rede 3G, meia dúzida de fotos. De resto, Motoblur correndo em segundo plano, baixando atualizações do Twitter e mensagens do GMail.

Às 19:30 recebi o primeiro alerta de bateria baixa, 15%. Uma hora depois, outro alerta a 10%. Desliguei Wi-Fi, Bluetooth e GPS para ver se ele aguentava mais um pouco até eu chegar em casa. Não aguentou. Às 21:05 ele se desligou sozinho, quando a bateria chegou a praticamente zero. Veredicto: umas 10 horas de uso “leve”, sete no máximo se você é “heavy user”. Carregue o cabo USB na bolsa.

Desempenho: Não tenho do que reclamar. A tela sensível ao toque responde muito bem a toques e gestos, sem que você precise ficar “cutucando” o ícone até o aparelho entender o que você quer. Aplicativos abrem rapidinho, o acesso à web via 3G é ligeiro, e via Wi-Fi mais ainda. Ainda estou me acostumando com a idéia de que você não fecha a maioria dos aplicativos, simplesmente os deixa rodando em segundo plano. Tenho más lembranças de smartphones Windows Mobile reclamando de falta de memória (ou simplesmente travando/rebootando) por causa de aplicativos demais abertos, mas o Android parece gerenciar isso de forma muito melhor, e não notei impacto no desempenho.

Motoblur: O aplicativo da Motorola transforma seu smartphone em um “portal” para suas redes sociais favoritas. Assim que você tira o aparelho da caixa um assistente o guia pelo processo de configuração, onde você define em quais redes quer ficar sempre “de olho”. A partir daí, o aparelho checa sozinho por atualizações e as coloca em widgets na tela principal. Por isso, fica o alerta: não use o DEXT sem um plano de dados!. De preferência, ilimitado.

Responder a uma mensagem no Twitter, por exemplo, é tão simples quanto clicar no widget, expandí-lo para tela inteira e clicar no botão de resposta. Todas as informações vindas das redes sociais são integradas com outras partes do sistema: se abro o contato de um amigo na agenda, por exemplo, logo no topo da tela vejo a última mensagem que ele deixou no Facebook. Divertido.

Sistema operacional: É o Android 1.5  “cupcake”. A Motorola não informou se haverá atualizações para a versão 1.6 (Donut) ou mesmo 2.0 (Eclair, usada no Motorola Milestone). Quem me conhece sabe que odeio o Windows Mobile e gosto do Symbian, mas o Android está rapidamente se tornando meu favorito.

O sistema é rápido, as coisas estão onde deveriam estar (especialmente na parte de configuração do aparelho) e há várias decisões inteligentes em todo canto. De coisas simples como tirar as notificações do caminho, colocando-as em uma “cortina” na barra de ferramentas, às múltiplas telas iniciais (três no Android “padrão”, 5 no DEXT) e a capacidade de alternar automaticamente entre redes Wi-Fi conhecidas e a rede 3G sem me perguntar antes se realmente quero fazer isso.

A loja de aplicativos, a Android Market, é sensacional. É menor que a do iPhone, claro (16 mil títulos contra 100 mil da Apple), mas encontrei muita coisa boa (e gratuita) por lá. Infelizmente ela é um pouco mal-nutrida no quesito jogos, e ainda não temos acesso a aplicativos pagos. Um dia a gente chega lá.

Câmera: 5 MP, com autofoco e sem flash. Já posso ouvir gente resmungando: “PQP, sem flash!”. Mas a verdade é que o flash da maioria dos celulares no mercado não passa de um LED branco que mais atrapalha (lavando tudo o que está na frente da lente) do que ajuda. Se você quer boas fotos noturnas, compre uma câmera digital. Para o resto (dia, indoor, fotos noturnas em locais iluminados) o DEXT dá conta do recado, embora eu ache que a saturação de cor poderia ser um pouco melhor, bem como a nitidez. Ainda não brinquei com vídeo. Fotos de amostra em breve.

Aplicativos: São a verdadeira alegria de se ter um smartphone Android ou um iPhone. Andei fuçando o Android Market, e até o momento posso recomendar:

  • Aldiko: excelente leitor de e-Books. Configurável na medida certa, interface linda e baixa livros automaticamente (no formato EPUB) do Feedbooks, tanto obras licenciadas sob a Creative Commons quanto grandes clássicos (como 20 mil Léguas Submarinas) cujo copyright já expirou. Essencial.
  • Bonsai Blast: Clone de “Zuma” com temática oriental. Bom para matar o tempo na fila do restaurante, e é gratuito.
  • Droid Scan: Serve para “escanear” documentos. Funciona assim: tire uma foto de um documento qualquer, marque os quatro cantos dele com toques na tela e o programa aplica um algoritmo de correção de perspectiva, transformando aquele recibo meio torto em uma imagem retinha e pronta para arquivar.
  • Jewellust Lite: Clone de “Bejeweled”. Preciso dizer mais?
  • Quickpedia: Interface para a Wikipedia, com alguns recursos bacanas. Tem tráfego de dados menor que um acesso via navegador, divide o artigo em “sessões” que podem ser contraídas e expandidas à vontade (facilitando a navegação) e tem o interessante recurso “Nearby”, que puxa artigos relacionados ao local onde você está.
  • Seesmic: O melhor cliente Twitter para Android. E é gratuito.
  • Video Player: Um simples player de vídeo, capaz de tocar arquivos no mesmo formato usado pelo iPod. Infelizmente, nada de DiVX.

Como de costume, deixo os comentários abertos para as perguntas dos leitores. Alguém?


58 Responses to “Motorola DEXT: Primeiras impressões

  • 1
    Android: Primeiras impressões do Motorola DEXT – e oportunidade para as suas perguntas
    November 30th, 2009 12:01

    [...] da mensagem que ele me mandou é que ele continua testando o aparelho, e “os comentários do post dele estão abertos para dúvidas dos [...]

  • 2
    Janio Sarmento
    November 30th, 2009 12:41

    Buenas!

    Faltou só falar sobre o display (resolução, contraste, legibilidade) e usabilidade da tela touch-screen. :-)

    E no blog está faltando um botão de “subscribe to comments”: eu queria ser avisado por e-mail dos novos comentários deixados aqui. :-(

  • 3
    Rafael Rigues
    November 30th, 2009 13:13

    Janio,

    Valeu pela lembrança, coloco os comentários sobre o Display hoje à noite. Como disse no começo do post, estas são as “primeiras impressões”, e não um review completo :)

    Quanto ao botão para assinar os comentários, vou caçar plugins para isso.

  • 4
    Geisler
    November 30th, 2009 13:40

    Boa noite, gostaria de saber se você viu algum client de VPN para ele, e se tem client de ssh e rdesktop.

    Obrigado.

  • 5
    Thiago J.
    November 30th, 2009 13:53

    A bateria parece ser um problema. Mas não tem como desligar o 3G e consequentemente, o Motoblur por um tempo?

  • 6
    Rafael Rigues
    November 30th, 2009 19:58

    Tiago, dá pra desligar Wi-Fi, Bluetooth e GPS, e desativar a sincronia automática de dados com o Motoblur e o Google. Mas qual é o apelo de um aparelho “sempre conectado” que não está conectado?

  • 7
    Rafael Rigues
    November 30th, 2009 20:00

    Geisler, tem sim. No Android Market é possível encontrar o cliente SSH ConnectBot e o “Android VNC Viewer”, entre outros. Todos gratuitos.

  • 8
    Fabio Lima
    December 1st, 2009 07:57

    @Janio, enquanto o Rigues não resolve a questão do “subscribe to comments”, dá para ir se virando com o page2rss.com — miud.in/s7

  • 9
    Duh (Mga/PR)
    December 1st, 2009 09:10

    Câmbio.

    Parabéns pelo artigo. Só me fez ter certeza que o Hero será meu primeiro smartphone. :)

    Uma(s) pequena(s) dúvida(s): transferência de arquivos por USB (mp3 e afins), tá normal ? Ele reconhece como mass storage padrão e é só jogar na pasta correta do cartão ? O som do mp3/player está aceitável ? (Sim, provavelmente não será um iPod… por enqto ainda não “chegamos” lá).

    []s

  • 10
    Rafael Rigues
    December 1st, 2009 11:06

    Duh, a transferência de arquivos via USB é como em qualquer outro celular. Ao plugar o cabo ele pergunta se você quer habilitar a transferência ou apenas recarregar a bateria. A velocidade é boa, e não tive problemas para passar músicas para o cartão.

    A qualidade de som é ótima, não deixa a desejar em relação ao meu iPod Nano 4G. Mas há menos recursos: não há equalizador ou nenhum equivalente ao “Genius”, por exemplo. Mas esta é uma questão de software, e com certeza existe um aplicativo no Android Market que resolve esse problema.

  • 11
    Duh (Mga/PR)
    December 1st, 2009 11:45

    Opa… perfeito…

    Eu tenho um Shuffle novo e confesso que fiquei maravilhado com a qualidade do som.

    Mais uma vez obrigado… :)

    ps: rápido o reply hein !? hehe

  • 12
    Pinguins Móveis » Blog Archive » Diário dos andróides
    December 1st, 2009 13:05

    [...] fudeba Rafael Rigues soltou suas primeiras impressões sobre o DEXT, enquanto seu irmão gêmeo americano CLIQ ganha um firmware atualizado e seu irmão maior [...]

  • 13
    Sérgio Lima
    December 2nd, 2009 07:05

    Opa Rigues,

    Se o primeiras impressões foi assim, jáestou o aguardo da resenha :-)

    Mas a pergunta é, onde conseguimos comprar um destes?

    abs

  • 14
    Rafael Rigues
    December 3rd, 2009 07:39

    Sérgio, por enquanto só na Claro. Como foi enviado diretamente pela Motorola, o aparelho que está comigo é desbloqueado

  • 15
    pancote
    December 4th, 2009 10:24

    Eu estou pensando em pegar este aparelho. Hoje também uso um N95, mas como uso muito bluetooth e wifi não consigo que a bateria dure um dia sim dia não nem a pau. Mesmo usando de forma moderada e desativando o 3G consigo no máximo um dia sem plugar na tomada. Olha que faço bem menos com o aparelho do que voce disse ter feito no teste de bateria. Acho que ainda vou sair na vantagem se o Dext render isso tudo. Meu N95 tem menos de 2 meses e a bateria é zerada. Já tive um N95 antes e durava da mesma forma.

  • 16
    Luciano
    December 5th, 2009 00:08

    Olha, apesar das fotos apresentarem bastante ruido do sensor de imagem, mas mesmo assim estou impressionado com a qualidade, por ser uma câmera de celular.

    Enquanto isso eu continuo fiel a Nokia e meu querido e inseparável N-Gage. :)

  • 17
    Leandro
    December 10th, 2009 06:13

    Amigo, esses celulares com Android tem a função de radio FM integrado ???

  • 18
    Rafael Rigues
    December 10th, 2009 06:40

    Leandro, dos três que testei (DEXT e MILESTONE da Motorola e Galaxy da Samsung), nenhum tem.

  • 19
    Leandro
    December 11th, 2009 03:38

    Caramba, tem tanta tecnologia embutida e uma coisa “simples” nao tem…

    Acho que pensaram somente nas radios na web… ;o)

  • 20
    Paula
    December 13th, 2009 16:24

    Me falaram que o Bluetooth dele deixa a desejar, pois precisa baixar um aplicativo e,
    mesmo assim, só envia arquivos, nao recebe! Isso é verdade?

  • 21
    Jacaúna
    December 17th, 2009 07:29

    Cara de todas as redes sociais fico mais plugado é o Orkut, ai te pergunto:
    - Tem as mesmas funcionalidades, praticidades do face. e twitt.?

  • 22
    Jacaúna
    December 17th, 2009 07:31

    Ah ia esquecendo, o localizador do Motoblur caso seja roubado realmente é eficiente?

  • 23
    Erika
    December 19th, 2009 12:24

    Olá, sabe me informar como troco o search padrão do #dext (yahoo) pelo google search? Estou pelejando horrores e ainda não consegui. Obrigada.

  • 24
    Williame Rocha
    December 19th, 2009 14:42

    Boa noite, gostaria de saber se a transferência de arquivos via bluetooth é possível ou o bluetooth funciona apenas para fones e outros dispositivos?

    Muito obrigado.

  • 25
    Thais
    December 23rd, 2009 11:07

    Ah e esqueceu de falar sobre o lance de bluetooth.
    Pra mim, infelizmente, achei um problema não poder receber dados =/
    Espero que um app seja lançado rapidamente.

  • 26
    ANDRERJ
    December 30th, 2009 12:51

    OI EU GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA: OQ Q VC ACEU COMPRAR ELE E NAU TIVER UM PLANO DE DADOS. SERA Q DAR PARA USUFRUIR DO APARELHO SEM INTERNET ?

  • 27
    Wilson
    January 4th, 2010 17:26

    Olá. Muito interessante o artigo, mas minha atenção foi desviada para o gato da foto, o “Bit”. Tranqüilos, os gatos não usam (e não saberiam como) celular, o que lhes poupa muito stress. Entretanto, surgiu a questão: haveria algum soft de entretenimento felino, tipo simulador de rato, bola de fio, canário ou peixinhos para o Android? Em caso negativo, é possível executar remotamente um aplicativo X nativo via xhost e -display ?
    Grato.

  • 28
    julio menezes
    January 5th, 2010 11:21

    Rafael,

    Sobre o Motorola DEXT

    Tem como desenvolver aplicativos para ele ? Python ou C.
    Existem compiladores ou Kits de desenvolvimento ?

    obrigado,

    julio

  • 29
    Rafael Rigues
    January 7th, 2010 06:49

    Julio,

    Para desenvolver aplicativos para o DEXT se usa o kit de desenvolvimento (SDK) do Android, fornecido pelo Google. Mais informações em http://developer.android.com

  • 30
    Rafael Rigues
    January 7th, 2010 06:51

    Wilson, anteontem eu vi um “simulador de campainha” para o Android, então não duvido que deve haver algo para os gatos. Mas não procurei. O Bit prefere um Laser Pointer, que o hardware não suporta :)

  • 31
    Rafael Rigues
    January 7th, 2010 06:53

    ANDRERJ, demorei pra entender o que você quis dizer. Usar um DEXT sem plano de dados é jogar dinheiro fora, você perde 80% do que torna o aparelho interessante. Nem tente.

  • 32
    Rafael Rigues
    January 7th, 2010 06:54

    Williame, o Bluetooth não permite transferência de arquivos. Não me pergunte o motivo por trás disso, também não entendi.

  • 33
    Rafael Rigues
    January 7th, 2010 06:55

    Erika, também estou procurando uma solução. Até agora parece não haver como fazer isso.

  • 34
    Rafael Rigues
    January 7th, 2010 06:57

    Jacaúna, não é preciso como um cão farejador, mas dá uma boa idéia de onde o aparelho está. Nos meus testes aqui em SP, a precisão foi de um raio de duas quadras.

  • 35
    Claudio Lopes
    January 7th, 2010 09:59

    Vou entrar na justiça quanto a motorola e a claro, simplesmente o aparelho não sincroniza com pc e a bateria me lembra as verdinhas do PT 950,(onde andavamos com carregadores, cabos + baterias extras) voltamos no tempo, fui enganado.

    Quanto a devolução na loja comprei no dia 29.12.09 a noite e compareci para devolver no dia 07.01.09 e a Claro não aceitou e me mandou para assistencia tecnica, com a explicaçao que a bateria é assim mesmo. Pedi o cancelamento do plano de dados e ainda querem que pague multa.

    Decepção total tanto da Claro como a Motorola.

  • 36
    Marcello
    February 3rd, 2010 00:58

    Amei meu aparelho DEXT no geral.

    Mas estou tendo sérios problemas para assistir vídeos baixados da Internet nele.

    Converto para H264 480×320 com 25 fps (como indicam as características técnicas do aparelho) via MediaCoder iPod Edition e outros, e mesmo assim o vídeo fica engasgando. Precisei instalar um soft de “Kill Application” para derrubar tudo que estiver na memória e ganhar mais 5 minutos de vídeo… Isso está enchendo o saco. Acionei a Motorola em dez/2009 e até agora aqueles incompetentes não me deram resposta. Eu amava meu A1200e, pois ele passava RMVB muito bem. Dificilmente tive problemas com ele… Agora com o DEXT, que possui melhor hardware, esse sofrimento…

    Se tiver alguma dica a respeito, agradeço muito. Lembrando: não são clipes, e sim filmes inteiros, de cerca de 1:30 à 2:00…

  • 37
    ricardo
    February 25th, 2010 14:30

    ESTOU NA DUVIDA ENTRE O SAMSUNG JET E O MOTOROLA DEXT.
    QUAL A SUA OPINIÃO

  • 38
    Thiago
    February 25th, 2010 16:23

    Caramba como eu sou leigo, mas vamos lá. Esse PLANO DE DADOS que os usuários se referiram diz respeito a poder conectar o aparelho à internet com 3g, certo? WI-FI tá liberado tudo? download e acesso a internet?

  • 39
    Rafael Rigues
    March 1st, 2010 13:34

    Thiago, isso mesmo. O Plano de Dados é para o acesso via 3G. Via Wi-Fi você pode acessar à vontade onde quer que tenha uma rede aberta

  • 40
    Rafael Rigues
    March 1st, 2010 13:36

    Ricardo, o Jet e o DEXT são aparelhos BEM diferentes. O Jet, apesar de ter uma série de recursos comuns aos smartphones (web, mapas, GPS, e-mail, YouTUbe, etc) não é um smartphone, já que não dá para instalar programas extras nele. Já o DEXT tem à disposição uma “loja” com mais de 10 mil aplicativos pro que você quiser, de jogos a mapas estelares. Além disso, o navegador é melhor, bem como a integração com redes sociais. Se o preço for o mesmo, recomendo o DEXT.

  • 41
    Renato Gregório
    March 8th, 2010 05:53

    Pessoal, eu estou com um DEXT a alguns dias…o aparelho é incrível!! O Teclado QWERTY é ótimo, os botões NÃO são minúsculos!! O problema da transferência de dados do bluetooth foi resolvido baixando um app chamado: “Bluetooth File Transfer” no próprio Market Place do Google.
    A bateria é o ponto fraco dele…a minha dura em média 10 horas, eu uso twitter, face, orkut, gmail e e-mail corporativo, porém utilizo esses recursos diretamente do celular mais à noite ou nos finais de semana…onde a bateria passa a durar umas 8h.
    O DEXT não é fininho e nem tão leve, mas os recursos do aparelho deixam os outros detalhes passarem despercebidos!!
    Quanto à rádio FM e video-chamada…desistam, por algum motivo a Motorola não libera esses recursos.
    Obs.: Não comprem o DEXT sem um plano de dados…no mínimo 100Mb.

  • 42
    Renato Gregório
    March 8th, 2010 05:57

    Pessoal, um link muito legal, direto do site da motorola, sobre alguns procedimentos para economia da bateria: http://migre.me/mzXb

    Ele não muda a vida, mas ajuda um pouco.

  • 43
    Fernanda
    April 17th, 2010 07:33

    o mp3 dele é alto ? eu queria que fosse alto, porque o que eu mais uso em celulares é o mp3 player .

  • 44
    Abner
    April 28th, 2010 07:10

    Esse programa que você citou Renato, (BlueTooth File Transfer), ele envia e recebe arquivos ou só envia? porque to pelejando com o meu Dext aqui e até agora não consegui nenhuma das duas coisas e ouvi falar que esses programas só fazem ele enviar os arquivos.

  • 45
    Abner
    April 28th, 2010 07:12

    Ae, alguem conhece algum programa de gerenciamento de arquivos pro Dext? tipo aquele do sistema da Sony Ericsson e da Nokia que você consegue entrar nas pastas do cartão de memória e não ficar limitado à galeria de imagens e videos.

  • 46
    Marcelo
    May 3rd, 2010 08:16

    Galera alguem sabe como desativar o serviço de motoblur, toda vez que conecto o celular baixa automaticamente, assim vou pagar uma fortuna de internet, E como faço para enviar e receber arquivos?

    Meu celular é o motorola mb300

  • 47
    daniel
    May 12th, 2010 18:38

    po como faço p usar ele como localizador caso eu o perca

  • 48
    Rogério
    May 21st, 2010 22:01

    Qual é melhor Motorola Dext ou iphone?

  • 49
    Rafael Rigues
    May 29th, 2010 12:33

    Rogério, essa é uma pergunta difícil. O iPhone é mais fino e tem mais aplicativos, mas o DEXT tem teclado QWERTY e como todo Android é mais customizável. Aconselho você a brincar um pouco com os dois numa loja e escolher o que mais lhe agrada.

  • 50
    Rafael Rigues
    May 29th, 2010 12:34

    Abner, experimente o Astro File Manager. É gratuito e você encontra no Android Market.

  • 51
    Rafael Rigues
    May 29th, 2010 12:40

    Fernanda, não tive problemas com volume, tanto nos fones de ouvido quanto no alto-falante interno. Funciona bem

  • 52
    Ruann Moraes
    May 31st, 2010 08:22

    Boa Tarde Rafael, eu comprei um Dext a 2 dias e estou doido com ele, amei o celular, e to com umas dúvidas, se puder me ajudar, 1º quanto mais o menos gasta em mb ou kb os downloads pelo MARKET ?
    2º : tem como att mais alguns apps ótimos pro dext, porque tem muitos e muitos excelentes.. se puder me ajudar agradeço, abraços ;]~

  • 53
    Rafael Rigues
    June 7th, 2010 20:20

    Ruann, o tamanho dos aplicativos varia. Há programas de 200 KB, e outros de 8 MB ou mais. Meu conselho geral é: se você quer usar um smartphone Android, pelo amor de deus adquira um plano de dados. 250 MB, que custa por volta de R$ 30 mensais nas boas operadoras do ramo, é suficiente para boa parte dos usuários.

    Quanto à lista de aplicativos, vou bolar alguma coisa. Mas até lá fique de olho no site da PCWorld (da qual sou editor, http://www.pcworld.com.br) estamos dando toda semana dicas de aplicativos. Posso recomendar os navegadores Skyfire e Dolphin Browser, o guia de culinária Epicurious, o jogo Jewels (clone de Bejeweled), o monitor de conexão de dados 3G Watchdog (para controlar o uso do 3G), o gravador de voz Voice Recorder e o organizador pessoal Astrid. Todos gratuitos lá no Android Market.

  • 54
    Paulo Fagner
    July 13th, 2010 18:21

    Olá, Rafael
    Primeiramente parabens pelo post, ótimo…

    Penso em adquirir o Dext nos próximos dias, porem para isso estou estudando o aparelho para ver se realmente vale a pena ou economizo mais um “pouco” para pegar o Milestone com o Android 2.0.1.

    Você saberia me informar se é possivel instalar o aplicativo Motonav no Dext? O que você acha do mesmo? Quais outros aplicativos de GPS você recomenda? A Motorola já lançou e validou a atualização do Dext para o Android 2.0.1? Entre os modelos BackFlip, Dext e Milestone? Qual lhe agradou mais, levando em consideração o valor?

    Qual nota você da para o Dext (0-10) apos todos estes meses de uso?

    Obrigado

  • 55
    Rafael Rigues
    July 29th, 2010 10:51

    Oi Paulo, nunca vi instruções sobre como instalar o Motonav no Dext, e a Motorola não tem informações sobre o assunto. Não posso falar sobre aplicativos de GPS, pois como optei por não ter um carro não tenho necessidade deles. A Motorola ainda não lançou uma atualização do Dext para o Android 2.1, mas ela está prometida para este ano. Enquanto isso, quem tem um aparelho “desbloqueado” pode instalar uma versão do 2.1 baseada em um beta da atualização que escapou das mãos da Motorola.

    Quanto aos aparelhos, eu continuaria com o Dext. O Backflip não me agradou pelo teclado “plano”, mesmo problema que tenho com o Milestone. Além do que, até o momento não me peguei desejando que meu smartphone fosse mais rápido, ou seja, não tenho necessidade do hardware extra (tela com resolução mais alta, mais RAM, processador mais veloz) do Milestone. Minha nota para o Milestone depois destes meses? 8

  • 56
    Marlos
    February 2nd, 2011 02:50

    Rafael, tenho 3 dúvidas, se puder me ajudar:
    1 – No Dext tem como ativar a confirmação de recebimento de mensagem (sms, mms), quando a gente manda pra alguém?
    2 – Como faço pra usar mp3 pra toques de chamada ou de sms? Ele abre uma lista de toques que já vêm no cel mas não acho outra opção.
    3 – No trabalho tentei conectar à net por wi-fi, mas o pessoal da informática disse que precisava configurar o proxy do celular, e não acharam essa opção…você sabe se é possível?
    Obrigado pela ajuda!

  • 57
    Arlindo
    February 19th, 2011 13:01

    No tentei conectar à net por wi-fi, preciso configurar o proxy do celular, e não acho essa opção…você sabe se é possível?
    Obrigado pela ajuda!

  • 58
    Rafael Rigues
    February 24th, 2011 15:36

    Arlindo, não entendi a sua dúvida

Leave a Reply