Aventuras com Super Mario Galaxy 2

Aproveitei uma recente viagem aos EUA para comprar Super Mario Galaxy 2 no dia do lançamento. Chego em casa ansioso para estrear o jogo, coloco o disco no Wii e… ele pede uma atualização de sistema.

Aqui está o meu problema: meu Wii tem um modchip e vários programas homebrew instalados, e atualizações de sistema não são nada amigáveis com eles. Na melhor das hipóteses elas fazem com que os programas deixem de funcionar ou os desinstalam. É o caso da atualização para a versão 4.2U do System Menu no disco do Super Mario Galaxy 2. Na pior das hipóteses, uma atualização pode “brickar” um console modificado, transformando-o em um peso de papel.

Não disposto a arriscar, parti para o plano B: instalar o jogo no HD externo conectado a meu Wii, e carregá-lo usando o USB Loader GX. Com isso elimino a partição de update (que não é copiada para o HD), fico só com o jogo e ele roda sem problemas, certo? Errado! O jogo até começava a carregar, mas travava em uma tela preta logo após a tela inicial com informações de segurança. E não havia ajuste ou configuração que fizesse o jogo funcionar. Tentei atualizar versões do cIOS, do USB Loader, do firmware do modchip e nada.

Desanimado, mandei a precaução às favas e aceitei a atualização no disco do Super Mario Galaxy 2. Como esperado, ela “fez a limpa” no console e removeu versões customizadas do sistema operacional (cIOS), BootMii, DVDX e tudo o mais. Mas o videogame ainda funcionava. E o melhor, o jogo rodou!. Fiquei feliz da vida e pensei: “Bom, agora o jogo tá rodando. Hora de reinstalar tudo o que ele removeu do console“.

Segui este guia para refazer as modificações no Wii. Com tudo de volta em seu devido lugar, fui jogar mais um pouco de Super Mario Galaxy 2 e… surpresa! O jogo pede de novo uma atualização de sistema, provavelmente porque notou que fui um menino mau e reinstalei tudo o que ele teve o trabalho de remover.

Portanto, fiquei preso em um dilema. Eu podia jogar Super Mario Galaxy 2, mas teria de abrir mão de todos os emuladores que tenho no console e da comodidade de carregar os jogos a partir de um HD externo com o USB Loader GX. Ou podia ficar com tudo isso e abrir mão de Super Mario Galaxy 2 e dos US$ 50 que paguei por ele. “Saco, tem que ter uma solução“, pensei.

E tinha: no desespero, instalei um programa chamado StartPatch, que modifica o comportamento do System Menu (a interface gráfica do Wii), permitindo que o usuário altere uma série de parâmetros que normalmente estão fora do seu alcance. Coisas como se livrar da tela de “Health Warning” sempre que o console é ligado ou… bloquear atualizações via DVD!

Instalei o StartPatch seguindo este guia, e habilitei a opção Block Disc Updates. Rebootei o console, coloquei o DVD com Super Mario Galaxy 2 no drive e… rodou! Sem me forçar a atualizar e mantendo todo meu software homebrew intacto. Ainda não consegui fazer o jogo rodar a partir de uma cópia em HD, mas roda a partir do DVD original, o que é bom o suficiente.

Portanto, se você tem um Wii modificado e tem problemas com discos que exigem atualização (e a maioria delas não é necessária para jogar), experimente o StartPatch. Só um aviso: existe um pequeno risco da instalação do programa “brickar” seu console, se ele ficar sem energia bem na hora em que as modificações no System Menu estão sendo aplicadas. Mas o processo é bem rápido (cerca de três segundos), e você teria de ser bastante azarado para ser vítima deste problema. Ainda assim, é bom avisar.

E lembro que não presto suporte ao StartPatch ou qualquer outro software para o Wii. Tudo o que você precisa saber sobre homebrew e como desbloquear o console está disponível nos guias e sites que linkei neste post. Play safe, have fun!

  • Shingami Soul

    Eu nâo consigo instalar esse startpatch, na hora que vai alicar o patch dá DSI Error, e eu tambem comprei galaxy 2 original e quero jogar D:

  • João

    tb comprei o jogo original, meu wii é destravado por software e está na versão 4.0U, e nao consegui fazer ele rodar pelo Disc Channel, aí eu só usei o backup launcher como se usa nos backups msm, mas vou tentar o que vc falou e espero que o Galaxy 2, além dos futuros jogos (MEU DEUS O LINEUP DA NINTENDO NA E3 FOI MUUUUITO FODAA), possam rodar normalmente 😀 vlw a dica!!

  • Licio

    Opa,

    Eu até um tempo atrás(quando foi lançado o new super mario bros) estava com o mesmo problema que você.
    Então resolvi atualizar o meu cIOS e a interface para a 4.2U, segui este tutorial http://www.gamesfever.com.br/?p=1029 e foi bem tranquilo e eu ainda estou com o sistema bem atualizado.

    Abs,

  • Cabelo (Luciano Silveira)

    Qual modchip você usa?

    Penso em comprar um Wii mas tenho medo de usar modchip e com alguma atualização ele brickar o aparelho.

    Tem alguma forma de rodar homebrew por software? Neste caso deve ser menos arriscado.

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Cabelo, eu uso um Wiikey da primeira geração, não é mais compatível com os Wii atuais. Há modelos mais recentes, dê uma olhada no http://www.wiikey.cn

      Quanto ao desbloqueio por software, você pode fazer seguindo o guia que mencionei no artigo. Hoje em dia homebrew não necessita de modchip, isso é só pra rodar cópias de jogos em DVD-R.