Transformando o Atrix em um “Netbook”

Vou à CES 2012 no próximo final de semana, e preciso de um “computador” para trabalhar remotamente e enviar textos, imagens e vídeos para a redação. No ano passado fiz isso com o iPad mas nesse ano pensei em levar um Motorola Atrix + Lapdock.

O problema, por incrível que pareça, é que é difícil conseguir uma conexão confiável à Internet numa das maiores feiras de tecnologia do mundo. As redes de telefonia celular ficam congestionadas, o Wi-Fi da sala de imprensa idem, e não há Wi-Fi nos pavilhões. Tenho que estar preparado para trabalhar o máximo possível “offline”.

Aí é que está o problema: sem uma conexão à internet a Lapdock do Atrix é um peso de papel. O único aplicativo que roda no modo Webtop (com o aparelho plugado à Lapdock) é o Firefox, e embora online eu consiga editar textos (com o Google Docs) e imagens (com o Picnik), offline o máximo que dá pra fazer é usar o teclado no Quick Office. Preciso de mais que isso.

Por isso aproveitei o fim de ano para um projetinho divertido: transformar o Atrix com Lapdock em algo mais parecido com um “netbook”, com as ferramentas necessárias para me ser útil mesmo quando estou offline. Isso é fácil de fazer e você sequer precisa de ROMs customizadas: bastam alguns minutos e um cartão microSD. O resultado é um “netbook” Ubuntu, onde você pode instalar e rodar o que quiser.

Como fazer

Não vou dar o passo-a-passo aqui porque já fizeram isso por mim, preciso apenas apontar vocês na direção certa. Comecem instalado o webtop2sd, um aplicativo que vai transferir o ambiente WebTop da memória interna para um cartão microSD, dando espaço extra para mais aplicativos e desfazendo as “amarras” que impedem modificações. Eu usei um cartão microSD de 8 GB, particionado em 2 GB para o webTop (o original tem apenas 800 MB) e pouco mais de 5 GB para uso geral (minhas músicas e vídeos, no caso).

Depois de rodar o webtop2sd (atenção: ele particiona o cartão para você, e com isso você vai perder tudo o que estava nele. Tenha backup) reinicie seu Atrix, plugue ele na Lapdock e você verá que existem três novos ícones na “dock” no rodapé da tela: são eles o AWN Manager, para customização da dock e do gerenciador de janelas, o WebTop Configurator, que fará os ajustes finais no WebTop e o LXTerminal, um emulador de terminal (que ainda não vai funcionar). Rode o WebTop Configurator e responda Yes às duas perguntas. Pode fechar o programa.

DICA: se você clica nos novos ícones e nada acontece, pode ser que tenha ocorrido algum problema na instalação do WebTop2SD. Aconteceu comigo. Desfaça as modificações usando a opção Uninstall na aba Execute do webtop2sd, formate o cartão e recomece o processo do zero.

Agora precisamos instalar o LXTerminal no WebTop (a Dock só tem o ícone, o programa não está instalado). Usando o aplicativo “Tela do Celular” (o telefoninho no canto esquerdo da Dock) abra o Android Market, instale e rode o “Android Terminal Emulator” (grátis no Market). Abra o Firefox no WebTop e baixe o pacote do LXTerminal. Volte ao Android Terminal Emulator no app Tela do Celular e digite os comandos abaixo:

su
/usr/bin/sudo -H -u adas bash
cd /mnt/sdcard/download/
sudo /usr/bin/dpkg -i --root=/osh lxterminal_0.1.3-2_armel.deb

O WebTop é uma versão modificada do Ubuntu (Jaunty), e antes de poder instalar programas nele precisamos adicionar alguns repositórios e corrigir problemas com dependências. Felizmente existe um script que faz tudo isso automaticamente para você, é o WebTopScripts. Usando o Firefox do WebTop, baixe a versão 1.4 (linkada no rodapé deste post) e rode apenas o primeiro bloco de comandos, que reproduzo abaixo. Você vai precisar estar conectado à internet:

cp /mnt/sdcard/download/webtopscripts-1.4.tar ~/
cd ~
sudo tar -xvf ~/webtopscripts-1.4.tar
sudo chmod -R 777 WebTopScripts
bash WebTopScripts/setup.sh

Responda Yes à todas as perguntas (basta teclar Enter). Depois de várias delas, o script deve encerrar com uma mensagem de erro: é que ele tenta atualizar uma biblioteca do sistema (a libc6-dev) e não consegue, então teremos de resolver isso manualmente. Basta seguir as instruções nesta página.

Depois de tudo isso eu rodei um

sudo apt-get upgrade

para atualizar o sistema e pronto! Um WebTop “desbloqueado” onde posso instalar e rodar quase qualquer programa Linux que eu quiser. A forma mais fácil de fazer isso é usando o Synaptic: instale com:

sudo apt-get install synaptic

rode digitando:

synaptic

no terminal e pronto: é só procurar os programas pelo nome e escolher o que instalar.

Instalei no meu “WebTop” modificado o LXTerminal (emulador de terminal), GEdit (um “Bloco de Notas”, nào preciso de um editor de textos completo), o Gimp (para editar imagens), o Geeqie (visualizador de imagens, para eu não ter de usar o Firefox só pra isso), o eVince (visualizador de PDFs) e o File Roller para criar/abrir arquivos compactados.

Mas dá pra ir além: se quiser um pacote Office você pode usar o AbiWord (mais leve, porém com menos recursos) ou até mesmo o OpenOffice completo (versão 3.0). Infelizmente o visual deles fica meio estranho com o tema preto padrão que a Motorola colocou no sistema.


Atrix no modo WebTop, rodando o Gimp 2.6 e o LXTerminal

A página sobre o Atrix no site Ubuntu 4US foi essencial durante minhas experiências, e tem um monte de informações sobre este e outros hacks no aparelho, de como fazer root a instruções de como instalar o Google Chrome. Vale a pena dar uma olhada.


  • Marcelo Geanfrancesco

    Muito boas as referencias … fiz e funcionou direitinho no meu Atrix. Estava usando ele a 1 ano do jeitinho que veio … agora que acabou a garantia, resolvi “rootar” … e foi só isso que deu um pouco mais de medo, do resto foi seguir passo a passo as instruções e pronto. Valew Rigues !!!

  • Iara

    Olá preciso de ajuda, meu smart fone, (atrix2)não dá conexãocom o lapdock, as conexoes vieram invertidas e eu fuz a compra fora do pais, alguem me ajuda por favor.
    Att.
    Iara

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Lara,

      Infelizmente não há o que você possa fazer. O Atrix 2 é completamente diferente do original, e a Lapdock não é compatível. Pra ele é necessário usar a Lapdock 100, a mesma do RAZR, que nunca vi por aqui.

  • Zeca

    Ola… primeiro quero agradecer por compartilhar o tutorial. Em um dos passos estou com dificuldade e gostaria de obter ajuda por favor.

    Ao tentar segui-lo me deparei com o seguinte erro ao digitar o comando bash WebtopScripts/setup.sh:

    bash: WebtopScripts/setup.sh: No such file or directory

    Saberia me instruir sobre como devo proceder para conseguir concluir?

    Valeu e grande abraco!

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Verifique se você está no diretório certo.

  • Carlos

    Caro Rafael, iniciei o processo indicado em seu tutorial num Atrix com Android 2.3.6 e cheguei ate a fase que temos que configurar o Webtop Configurator onde vc indica responder sim nas duas proximas perguntas.
    Acontece que abre uma janela perguntando o seguinte: ” INSTALL DEBSUMS TO CHECK PACKAGE INSTALLATION (REQUIRED) ” . Pergunto se esta de fato e uma das perguntas a que vc se refere para responder “sim”, pois ao fazer isso nao acontece nada.
    Desde ja agradeco qualquer ajuda.

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Faz tempo que fiz o processo (e não uso mais a Lapdock), mas se não me engano é uma das perguntas. E demora mesmo pra prosseguir.

  • http://none Vitor Sousa

    Qual um bom player de vídeo para ser executado com essas modificações?

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Não rodei nenhum. Uso um player do Android (DicePlayer) em tela cheia.

  • ANtonio

    Olá,

    Instalei o webtop2sd mas não consigo executar, logo pede para fechar o processo. O que fazer neste caso?

  • Pingback: Review: Motorola Lapdock e teclado Bluetooth | Bodega Android

  • Victor Rosa

    Oi!!!

    Meu atrix é a ultima versão e não sei porque não instala o webtop2sd,
    tentei instalar as duas versões e nada.
    e o LXTerminal não está mais no Market(PLAY).
    Queria muito personalisar meu ATRIX!
    o q fazer?

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Não faço idéia. Eu fiz o procedimento duas vezes sem problemas.

  • Fernando Spina

    Boa noite amigo! Sou completamente leigo no assunto, na verdade me formei em Direito mas também sou alucinado por tecnologia; pretendo adquirir um Atrix com LapDock e gostaria de fazer essa atualização. Já fiz root em um Motorola Dext e instalei o Android 2.3 Cynogenmod; que no caso é meu celular atual. Estou com dúvida nas partes dos códigos, poderia disponibilizar um vídeo com o processo para que nós leigos também possamos ter a dádiva de um LapDock mais completo? Desde já agradeço qualquer atenção dispensada!

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Fernando, não pretendo produzir um vídeo, tá tudo bem explicadinho. É só digitar o que está no post, com cuidado pra não errar.

  • Rodrigo

    Olá amigo,

    e o desempenho como ficou? Por exemplo, dá pra abrir umas 4 abas do firefox e abrir sites com flash?

    E uma suite de desenvolvimento tipo o Eclipse? Tentou instalar?

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      O desempenho não melhora em relação à lapdock original, mas a atualização para o Android 2.3 e Firefox 6 (lançada pela Motorola no final de 2011) ajuda. Nem pense em rodar o Eclipse numa máquina dessas. Firefox com meia dúzia de abas, Gimp e um GEdit já levam ela ao limite.

  • http://sergioflima.pro.br/b sergio lima

    O Atrix tem que estar rooteado?

    abs

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Sim, tem que estar

  • http://desconstruindo.eng.br Fernando F.

    Parabéns pelo tutorial.

    Impressionante como o hardware portátil evolui e mais impressionante ainda como os fabricantes tentam nos travar de coisas realmente úteis.

  • Pingback: :: It-link Consultoria em Tecnologia :: Linux/FreeBSD/Microsoft/Redes - Suporte

%d bloggers like this: