Pacote rápido DinguXMB

(See this page in english)

Por Rafael Rigues
Primeira versão: 29 de agosto de 2009
Versão atual: 26 de setembro de 2009
Homepage: http://rigues.badcoffee.info/dinguxmb-start-pack/

Dingoo rodando Metal Gear 2 no OpenMSX

O que é isso?

Este é um “kit básico” para quem quer rodar o Dingux em seu portátil Dingoo A320 com a nova interface DinguXMB. Não é nem de longe tão completo quando o Dingux Quick Start Pack criado por Warpedflash, mas é um começo

Qual é a versão mais atual, e onde a encontro?

A versão atual é a 20090926 e pode ser baixada aqui mesmo. Novas versões sempre serão anunciadas nesta página. Se você já tem a primeira versão do pacote (20090829), pode baixar apenas o arquivo de update. Neste caso, basta descompactar o arquivo na raiz do cartão de memória e susbstituir alguns arquivos se necessário. Apenas os arquivos dinguxmb.cfg e README.txt serão substituídos. Preste antenção: se você criou quaisquer atalhos personalizados no DinguXMB, eles serão perdidos.

O que está incluso no pacote?

Este pacote não contém ROMs comerciais. Encontre-as você mesmo. Para facilitar a organização, as ROMs devem ser colocadas em seus respectivos diretórios sob /local/roms (ex: /local/roms/genesis para Megadrive, /local/roms/pce para PC-Engine, /local/roms/vcs para o Atari VCS/2600, etc). O MAME4ALL é chato, e as ROMs para ele tem que ficar em /local/apps/mame4all/roms.

Algo mais?

Sim, 15 imagens do projeto Wikimedia Commons (vencedoras do concurso “Picture of the Year 2008“‘ e uma música (Castlevania – Transylvanian Temptation OC ReMix) por Game Over, para mostrar os recursos multimídia do DinguXMB. Também incluí alguns jogos de MSX: todos os jogos da Karoshi Corporation, The Cure da XL2S Entertainment, Universe Unknown da Infinite and Tetris 8K de Kralizec. Todos são “homebrew”, e a maioria foi criada para a competição de desenvolvimento MSXDev. Você pode encontrar todos os jogos da MSXDev aqui.

Como eu instalo?

Descompacte o pacote para a raiz do cartão miniSD. Depois disso, você precisa descobrir qual é o kernel correto para sua máquina. Em seu Dingoo, acesse o firmware original e vá até System Set | System Setup | About e pressione cima, direita, baixo, cima, direita, baixo. Você deve ver uma tela branca com algum texto. Olhe a linha que diz LCD MODULE e anote o modelo que está lá, ILI9331 ou ILI9325.

Agora volte ao cartão miniSD e renomeie o arquivo zImage correspondente ao seu módulo LCD (ex: zImage-ILI9331) para apenas zImage e nada mais. Sem extensões. Você pode apagar o outro arquivo se quiser.

Depois disso, coloque o cartão no seu Dingoo e reinicie. Quando o logo do Dingux surgir, segure Select até ver o Tux e texto correndo pela tela. Solte o botão e aproveite.

Como? Não tem logo do Dingux quando você reinicia o Dingoo? Então você precisa rodar o dual boot installer criado por Booboo. Leia as instruções com cuidado e divirta-se.

Socorro! Meu Dingoo congelou!

Se seu Dingoo “travar” na tela com o logo do Dingux quando você tentar carregar o sistema, retire o cartão, formate-o e uma máquina com Windows (Vista ou XP funcionam) e tente novamente. Vi isso acontecer com cartões formatados no Linux, mesmo que tenham sido formatados em FAT32.

Cadê o <insira seu jogo/emulador favorito aqui>?

Provavelmente não tive tempo para lidar com ele, ou não me interessa. Claro, depois de “instalar” o pacote você é livre para adicionar o software que quiser.

Você vai adicionar mais jogos / emuladores / <insira sua coisa favorita aqui>?

Provavelmente, eu já tenho algumas idéias. Entretanto, como tenho pouquíssimo tempo livre, não faço promessas. Também nao tenho como atender a pedidos.

De onde vieram aqueles ícones tão bonitos?

Os consoles vieram de um conjunto que eu encontrei aqui. Os ícones do MAME, Kobo Deluxe e Tyrian foram encontrados via Google Images. Cada ícone é um arquivo PNG de 144 x 80 pixels com fundo transparente. Entretanto, para evitar sobreposição da imagem com o texto, eu limito a “área útil” da imagem a 120 x 80 pixels, com uma borda transparente de 12 pixels de cada lado.

Crédito onde ele é merecido

Este pacote usa alguns arquivos tirados do Dingux Quick Start Pack de Warpedflash (o conjunto de instrumentos do Timidity, o arquivo Timezone, provavelmente algumas outras coisas menores). A não ser que explicitamente informado, todo o resto é propriedade de seus respectivos autores. Este pacote é completamente gratuito. Você não deve, sob nenhuma circunstância ou motivo, pagar por ele.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *