“Making Of” de Atlantis

Se você, como eu, era um pequeno nerd curioso na década de 80, provavelmente já se perguntou mais de uma vez “puxa, como eles fazem isso?” enquanto jogava seu joguinho favorito no Atari.

A resposta veio cerca de 20 anos depois: o povo da AtariAge encontrou no YouTube um trio de vídeos de um programa da PBS (emissora norte-americana) sobre a Imagic, a número dois no desenvolvimento de jogos para o Atari. Não lembra da Imagic? Então talvez você se lembre de dois nomes: Demon Attack e Atlantis. Lembrou? Sabia 🙂

O programa, com três segmentos (1, 2 e 3) de 9 minutos cada, acompanha o desenvolvimento do jogo Atlantis durante o ano de 1982, de sua concepção à estréia na CES (na época não existia E3). Você vai ver sessões de brainstorming, protótipos do jogo, produção dos cartuchos, testes do jogo com crianças, festas de lançamento e mais. Destaque para os programadores escrevendo código “na mão”, em papel, e trabalhando sem computadores em suas mesas.

Se quiser baixar os vídeos, recomendo o site Vixey.net: ele baixa o arquivo FLV do YouTube, faz a conversão online e te entrega um AVI ou MPEG-4 prontinho pra tocar em qualquer DVD Player ou no seu iPod. Genial.

UPDATE: Troquei os links do YouTube (fora do ar) por links para versões locais dos vídeos. São arquivos MP4, com cerca de 20 MB cada.

Mantendo seu nerd feliz

Uma amiga postou recentemente em seu blog um artigo chamado “coisas que nerds precisam para amar seu emprego“. É basicamente um guia sobre como manter seus nerds felizes e produtivos. Não pude deixar de pensar neste texto no primeiro dia do Novell Brainshare 2007, ao ver algumas das amenidades que a Novell providenciou para o conforto dos milhares de participantes.

Espalhadas por todo o evento estão barraquinhas como esta, com frutas (basicamente maçãs e bananas) frescas à vontade e gratuitas. Outros stands similares oferecem café (que no geral em Utah costuma ser intragável, mas no Brainshare é “bebível”), uma variedade de chás, refrigerantes, sucos e salgadinhos à vontade. Um gigantesco refeitório serve milhares de refeições no café da manhã e almoço diariamente. E, se o visitante quiser dar um tempo entre as palestras técnicas, ainda há as opções de entretenimento.

Em um canto do pavilhão há três mesas de sinuca, uma pequena LAN House (com várias pessoas disputando animadas partidas de jogos de tiro e World of Warcraft), um mini-cinema com filmes como Cassino Royale e Piratas do Caribe 2 e cadeiras de massagem, para aliviar o stress. Além disso, uma lojinha vende todo o tipo de bugigangas que os nerds adoram, de camisetas e xícaras de café gigantes a chaveirinhos detectores de Wi-Fi, tudo devidamente adornado com o logo da Novell. Para completar, a empresa providenciou um show com a banda Goo Goo Dolls na quarta-feira, para animar os participantes. A conexão à internet é garantida e gratuita, com uma rede wi-fi de alta velocidade que cobre todo o pavilhão.

A Renata estava certa. Os nerds daqui me parecem bastante contentes.