Hackintosh

Nota: Post atualizado em 15/04/08 às 01:37, com informações sobre monitoramento de baterias.

Projeto de fim-de-semana: instalar o Mac OS X 10.5.1 (Leopard) no notebook da minha namorada, um Positivo Mobile W98. Ela é ilustradora/designer/artista em geral, então se dá muito melhor com Macs do que com um PC com Windows. Eu já havia tentado fazer algo parecido um tempo atrás quando comprei meu notebook, mas não deu certo e acabei desistindo. Entretanto, máquina nova, sistema operacional novo e ela pediu com jeitinho… então vamos lá.

O sistema operacional instalado foi a versão “Kalyway” do Leopard, baixada via BitTorrent. A instalação ocorreu sem problemas. Usando um CD do Ubuntu, particionei o HD em duas partes: uma com o Windows XP SP2, que já estava instalado, e uma segunda partição de 40 GB para o Mac OS X, formatada como FAT32. Depois bastou colocar o CD do Leopard no drive, formatar a segunda partição como HFS+ usando o Utilitário de Disco (Disk Utility) e prosseguir com a instalação normalmente.

A maior parte do hardware foi reconhecida automaticamente, com algumas exceções: a interface wireless (Intel 3945ABG) não funciona, ponto. Não há driver, embora haja um esforço no SourceForge para desenvolver um. Outras baixas são o leitor de cartões interno e a webcam. De resto, Ethernet, som, vídeo (com aceleração via Quartz Extreme), gravador de DVDs, tudo funciona a contento.

O que me deu uma canseira, entretanto, foi o teclado. Ele tem um layout estranho, onde as teclas /, ? e ° compartilham espaço com Q, W e E. Só que, no OS X, a tecla Alt vira Command (a “tecla da maçã”) e as combinações acabam virando atalhos do sistema operacional. Alt + Q, por exemplo, acaba virando o atalho pra fechar programa. Além disso, algumas teclas estavam com posições trocadas. Como diz Elaine: “não bom”.

Para resolver o problema, usei o Ukelele para modificar um layout de teclado ABNT2 para torná-lo mais compatível com o W98. Você pode baixar o resultado aqui. Para instalar, copie o arquivo .layout para /Library/Keyboard Layouts. Na prática, todas as teclas produzem os resultados esperados, com as seguintes exceções:

  • /, ? e ° – Agora são acionadas com a tecla Option + a letra, ou seja, Option+Q, Option+W e Option+E. Por padrão, o Mac OS X atribui a tecla Windows como Option e Alt como Command, mas você pode inverter as funções no painel de controle: vá ao Menu da Maçã / System Preferences / Keyboard & Mouse / Keyboard e clique em Modifier Keys. Altere as opções como mostrado abaixo:

Configuração teclado

  • \ e ¦ – Estas teclas ficam do lado da tecla Z, em uma “meia tecla” que, não sei porquê, não funciona no OS X. Então a solução foi remapear. \ ficou sendo Option+Shift+Q e ¦ é Option+Shift+E. Se alguém tiver sugestões para um mapeamento mais são, ou uma solução para a teclinha “morta”, pode falar comigo.

À medida que for “brincando” com a máquina, postarei aqui uma eventual solução para os problemas mencionados. Ah, e um aviso: pedidos de suporte técnico nos comentários serão sumariamente ignorados.

UPDATE, 15/04/2008: O monitoramento de bateria inicialmente não funcionava. O problema foi facilmente resolvido com o download de uma nova versão do arquivo PowerManagement.bundle, seguindo instruções nos fóruns do site Insanely Mac. Ainda sem sucesso com a hibernação (sleep) e rede Wi-Fi, mas já está a caminho uma cópia do DVD Kalyway 10.5.2, com um novo kernel (que supostamente resolve o sleep) e drivers para um módulo Wi-Fi externo (Realtek 8187B) que por acaso tenho dando sopa aqui na bancada. Novidades em breve.

21 thoughts on “Hackintosh

  1. Olá,

    Eu tenho um pc, com Processador AMD X2 DUAL CORE, com 2 GB DDR2 e motherboard Asus M2N68-AM SE2, com leitor de DVD IDE e dois HDS SATA 7500 RPM…estou tentando fazer dar boot, num cd de instalação Mac OS X 10.6.2 by hazard que já funcionou perfeitamente em outras configurações, porém não consigo configurar a Bios pra fazer reconhecer o boot deste instalador, ou seja, fazer começar a leitura, pelo drive de DVD, não é suficiente, vi em várias situações que deve-se mudar a configuração SATA para modo AHCI, mas a minha placa mãe não me oferece opção! Será que ainda sim consigo instalar o Mac OS X? (O instalador que eu tenho hackeado é para Intel e Amd), Mas está difícil! rsrs…obrigado!

    • Fabio, faz tempo que não mexo com Hackintosh mas me lembro que sistemas AMD eram notoriamente mais difíceis do que sistemas Intel. O pessoal do LifeHacker tem um guia (http://goo.gl/Y6lIw) sempre atualizado com instruções de montagem de um Hackintosh, e embora o guia seja para máquinas com processadores Intel nos comentários há usuários falando de truques e ajustes para conseguir colocar o sistema em uma máquina AMD. Vale a pena dar uma estudada nisso.

  2. People,

    Eu tinha um W58 (celeron) e instalei o 10.5.4. dual boot com o Win XP. (tem um arquivo que precisamos colocar na raiz do C e adicionar um linha no boot.ini e ele reconhece no boot a particao do MAC OS X.
    Reconheceu quase tudo de primeira, ficando so faltando o wireless e a rede.
    Achei no insanelymac o driver pro wireless rtl87 e funcionou perfeitamente, sendo que a rede nao rolou… como estava usando no trabalho tive que voltar para o Rwindows…
    Agora tenho um note para o trabalho e outro para casa e fiz um upgrade de processador e hd no meu note e agora ele tem o mesmo processador do W98 (T5300 core 2 duo) e coloquei um hd de 160 GB. (antes vinha com 80).
    No proximo FDS vou instalar o MAC de novo (mas vou usar todo o HD e usar apenas o MAC) e talvez fazer o upgrade para o Snow… mas este upgrade eu vou pensar… hehehehe… posto aqui tudo o que fiz apos re- instalar.

  3. Eu tenho o DVD do 10.5.2 original, esse dvd funciona para um notebook intel ou tenho que fazer o download de outra versão???

    • Funciona se você puder fazer a instalação pelo método “retail” em sua máquina. Se não, você vai precisar de um DVD com uma versão já devidamente “pré-hackeada”.

  4. E aí Rigues!
    Cara tenho um notebook Positivo Mobile V54, também já tenho o sistema operacional Mac (X Leopard), no entanto não possuo os drives para a instalação; você poderia me dar uma mão de como posso conseguir os drives?
    Abraço.

  5. Redimencionar a partição com o Ubuntu 9.0.4 “estraga” o Windows Vista, ele não boota.

    Precisei baixar um ISO de um CD de recuperação do Vista (disponível via Torrent) para corrigir isso (já que o DVD de Recover do W98 da Positivo simplesmente mata tudo do HD e reinstala o Vista).

    Com esse CD, a correção foi rápida e tudo voltou a funcionar.

    Estou instalando o Mac OS ainda, vamos ver se vai dar tudo certo 🙂

  6. Ola Rigues

    Efetuei a instalação só q tenho um pequeno problema.. meu mac os x nao ta montando o pen driver usb

    vc ja passou por isso?

  7. Oi Rigues,

    Estou rodando 3 pcs com leo funcionando perfeito. Como anda o note da sua namorada? Nunca tentei num notebook porque sempre comentam que o sleep não funciona direito… Se bem que agora há uma versão do kernel modificada pelo netkas que suporta sleep+restart+shutdown para notebook…

    O que ela está achando da experiência?

    Eu tive alguns pequenos probleminhas com o photoshop, mas consegui resolver todos. Agora estou 100% mac… 🙂

    otimo artigo.
    Um abraço
    Daniel

  8. Dae Rafael blz? Olha vi seu post e me animei novamente. Instalei várias versões nenhuma rodou direito. Baixei a Kalyway do mininova e tudo tranquilo, só que não acho os drivers de rede, audio e video. Meu note é o W98 tb. Onde vc achou esses drivers? Abraço e belo post

  9. Igor,

    Foi feito automaticamente pelo instalador do Leopard/Kalyway. Ao ligar o micro, o gerenciador de boot do Darwin surge na tela com um menuzinho permitindo a escolha do sistema operacional.

  10. Legal Rigues.. vi seu post no blog do pademonium. Baixei o kalyway e hj tive tempo de instalar o bixo..

    No Desktop foi Show de Bola.. tudo 100% ateh agora.. roda rapidinho!!
    Pena q meu note positivo v51 tem chipset via.. ai nao reconhece o controlador SATA..

    abraço ae!

  11. Olá Rigues, eu instalei e na instalação ocorreu tudo certo. Escolhi MBR ao invés de GUID. O Darwin funcionou legal, porém quando carrega o Leopard, toca a música inicial mas o vídeo não aparece (a tela fica azul). Tenho o mesmo note que sua namorada (W98). Você usou algum driver de vídeo das opções da instalação?

    Obrigado.

  12. Curioso,

    Baixei a versão Kalyway, como disse no post. Os quatro primeiros resultados na busca levam pra ela. Não estranhe o tamanho do arquivo (3.51 GB): o ISO é menor que o DVD oficial do OS X (que é um disco dupla-camada) por causa da remoção dos arquivos para PowerPC e das traduções para vários idiomas, português incluso. Mas como aqui em casa a maioria dos sistemas operacionais roda em inglês, para mim não fez diferença.

    A versão que instalei tem suporte a SSE3, e o processador do notebook (um Intel Core 2 Duo T5300) também, então não notei nenhum problema com o Safari/iTunes 7.

  13. Olá Rigues.

    Só uma curiosidade: Você colocou o link para os torrents, mas não disse qual dos arquivos você baixou. Vi na net que sem suporte a SS3 você não consegue rodar o iTunes 7 e o Safari fica travando. Assim sendo, você poderia dizer qual arquivo do torrent você baixou e se detectou algum problema nos programas do Mac?

    Agradeço a atenção,

    –fx

  14. Eu também queria usar o osx no meu notebook, mas ele não é Intel, acho que vai ficar pro próximo, nas tentativas que fiz anteriormente não deu certo, só via virtualização.

    Boa sorte com o uso.

Leave a Reply

Your email address will not be published.