O “netbook da Apple”

Desde que os netbooks começaram a fazer sucesso, correm rumores de que a Apple irá lançar “em breve” um modelo para concorrer neste mercado. Faz sentido: com ASUS, MSI, Acer, HP, Dell, Lenovo e muitas outras empresas lucrando com estas máquinas, nada mais natural que a Apple também queira uma fatia deste suculento bolo.

Sem querer me gabar mas… eu já vi o netbook da Apple. Na verdade, estou usando um para escrever este artigo. O netbook da Apple tem um processador Intel Atom e 1 GB de RAM. Tem um LCD de ótima qualidade e um disco SSD, embora pequeno, no lugar dos espaçosos HDs da maioria dos concorrentes. Tem Wi-Fi e Bluetooth, claro, mas também tem modem 3G embutido.

Leopard "de bolso"

O netbook da Apple roda o OS X com desempenho muito superior a uma máquina equivalente com o Windows XP. Dá boot em 20 segundos, não reclama de múltiplos programas abertos e roda o Leopard com todos os efeitos visuais dos desktops grandes, sem frescuras de sistema “Home Basic” ou, pior, “Starter”. Ele dorme em um segundo, acorda em outro. A bateria, com Wi-Fi e em uso típico, aguenta três horas e 20 minutos, em média. E ele é bonitinho, com cantos arredondos, branco por fora e prata/preto por dentro.

Só tem um probleminha: este netbook “da Apple” não é exatamente da Apple. O netbook da Apple… é feito pela Dell!

Calma, o mundo não virou de cabeça pra baixo. Estou falando do Dell Inspiron Mini 910, também conhecido como Dell Mini 9, uma máquina que tem todas as características acima, com um diferencial: a capacidade de rodar o Mac OS X Leopard como se tivesse sido feito para isso. Trocando em miúdos, ele é o “Hackintosh Perfeito”. Melhor, só se tivesse o logo da maçã estampado no gabinete.

Hackintoshes não são novidade, e as tentativas de colocar o Mac OS X em um netbook também não. A primeira de que me lembro foi alguém que instalou o Leopard (10.5) em um EeePC 900 (Celeron 900, 512 MB de RAM), mas acabou voltando ao Tiger (10.4) porque o desempenho era melhor. Até pouco tempo atrás, o MSI Wind era a melhor opção para os adeptos do esporte, tendo até uma “distribuição” do sistema especifica para ele, o WindOSX86. Brinquei com ela em um Positivo Mobo White 1050, o equivalente nacional do Wind, um tempo atrás e gostei do que vi.

Mas o Dell Mini 9 leva os hackintoshes a um novo patamar. Usando um novo método de instalação batizado de “Type 11”, é possível instalar nele o Mac OS X a partir de um DVD original do Leopard, sem nenhuma modificação. Uma das vantagens deste processo é que você pode, sem medo, atualizar o sistema operacional usando os updates oficiais da Apple.

A instalação em si foi bastante simples: segui o tutorial postado no Gizmodo, com duas diferenças: usei versões atualizadas do CD de boot (agora batizado de DellMiniBoot123, versão 8.01) e do utilitário DellEFI (versão 1.1), que instala os drivers para o hardware do Mini 9 e faz automaticamente os ajustes necessários para deixar o sistema redondo. Ambos estão disponíveis na página do projeto MyDellMini no Google Code.

O Leopard veio de um DVD original, o mesmo que você encontra à venda em caixinhas em lojas como a FNAC ou revendas especializadas. Repito: nenhuma modificação no sistema operacional é necessária. O processo consiste em dar boot pelo CD com o DellMiniBoot123, trocá-lo pelo DVD do Leopard, instalar o sistema, atualizá-lo para a versão 10.5.6 usando as atualizações oficiais da Apple e instalar o DellEFI. No total tudo levou cerca de uma hora e meia, contando o download de 668 MB de atualizações do site da Apple. Fiz tudo usando um drive de DVD externo, mas se você não tiver um à mão também é possível instalar a partir de um pendrive.

É preciso ter um cuidado na instalação: não instale os drivers de impressora, nem os idiomas que você não pretende usar. Instalei o sistema apenas em inglês, e no final tive cerca de 6.6 GB de espaço livre no SSD de 16 GB. Pelo que li, é possível instalar o OS X num Dell Mini com SSD de 8 GB, mas isso requer mais malabarismo para que o sistema caiba lá dentro. Complementei o espaço em disco com um cartão SD de 8 GB no leitor interno. Se precisar de mais espaço, é só colocar um cartão maior.

O suporte ao hardware é uma boa surpresa: tudo funciona. Som, rede, Wi-Fi, leitor de cartões, modem 3G, webcam, Bluetooth, medição de bateria, sleep (inclusive sleep quando a tampa é fechada), tudo é quase perfeito. As exceções são a hibernação (o DellEFI, aliás, apaga o arquivo de hibernação do disco, o que ajuda a economizar espaço) e um bug esporádico no som: às vezes é possível ouvir, por alguns segundos, estática no alto-falante. Nada grave ou que impeça o uso da máquina.

Para acertar o teclado (ABNT2, mas com teclas em posições um pouco incomuns), usei o mesmo mapa que fiz para o Positivo W98 há algum tempo atrás. Funciona perfeitamente, com exceção da tecla “\¦” ao lado da barra de espaços, que insiste em funcionar como ” e ‘. Mas mapeei os caracteres para uma outra combinação (vejam detalhes no post do W98) e ficou tudo bem.

O desempenho é excepcional. Boot em 23 segundos, para ser exato. Um segundo para dormir, outro para acordar. Rodei o Firefox enquanto ouvia música no iTunes, assisti filmes (episódios de séries de TV com resolução de DVD, 720 x 480 pixels) em tela cheia no Quicktime, abri quatro imagens de 7 MP cada ao mesmo tempo no Pixelmator, ajustei suas cores e as redimensionei. Até joguei World of Goo, tudo sem engasgos. A máquina só reclamou na hora de tocar um vídeo em alta definição (1280 x 720 pixels, h.264), mas aí já era pedir demais do pobre processador Atom. Nem ele nem a GPU integrada foram feitos para isso. A autonomia de bateria tem ficado em três horas e 20 minutos em média, ótimo tempo.

Resumindo a história, não poderia estar mais feliz com meu Dell Inspiron Mini 910 rodando o Leopard. A combinação da portabilidade de um netbook com os recursos do Mac OS X é matadora. E se você não gosta do sistema da Apple, não tem problemas: a máquina também é uma ótima plataforma para rodar uma versão do Ubuntu, como o Netbook Remix. Se você procura um netbook pequeno, poderoso e versátil e não se importa em sacrificar um pouco de espaço em disco, dê uma olhada no Dell Mini 9. Você também vai ficar fã.

UPDATE, 13/04/09 às 21:58: O Alexandre C comenta que também é possível fazer uma instalação “retail” (ou seja a partir de um DVD original) do Leopard no MSI Wind. Obrigado! Alguém tem notícia de algo similar para o Acer Aspire One?

  • Alessandro

    Instalei o snow leopard 10.6 num netbook dell mini 9, 1gb ram e SSD de 8gb.
    100% compativel.

    para conseguir instalar em um SSD de 8GB, tive que, antes, instala-lo em uma pendrive de 16gb.

    subi o sistema operacional pelo pendrive de 16GB.

    utilizei o programa carbon copy cloner e copiei toda a pendrive para o SSD de 8GB.

    depois foi dar o boot pelo SSD e pronto, tudo funcionando….100%.

    O processo e bem lento, tanto para instalar o sistema na pendrive de 16GB, quanto para mover o conteudo da pendrive para o SSD. Gastei em torno de 6 horas.

    Nao retorno com o Windows, de forma alguma.

  • Johnny

    gostaria de saber se é possível instalar o OS X no meu netbook Toshiba Infinity IS 1091, com processador Atom. Chipset da intel, e audio realtek. Por favor, me ajudem, quero muito testar o Mac!!

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Johnny, o hardware parece compatível, mas pra ter certeza só instalando para testar. Não esqueça de fazer backup dos seus arquivos antes, e de me contar se der certo 🙂

  • K3p13r

    Achei que seria indecente ler todo este artigo e não deixar registrado os agradecimentos. Parabéns ! e obrigado por compartilhar a informação !

  • Julio Leal

    Salve! Boa Dia!!

    Instalei ante ontem com sucesso o Snow Leopard no meu Mini 9 3G. Passei em uma loja da Apple comprei o dito e tá funcionando que é uma beleza!!! Segui este tutorial aqui : http://osx.mechdrew.com/guides/nbi3.shtml. A única coisa que fiz diferente do tutorial, até para testar, foi não ter instalado o update 10.6.1, conforme o mesmo instrui. E a pouco mais 10 min, acabei de fazer update, usando Software Update do próprio OS X, e continuou funcionando.

  • Felipe Carli

    Bom dia Leonardo

    Tenho boas novas para voce. Cara nos estavamos na mesma, tambem tenho o modem da Timweb mas queria usar o 3G interno. O que um caramada meu (valeu Japa!!) fez aqui ( e funcionou!!!) foi apagar aqueles drivers que aparentemente “identificam” o modem, e instalar esse aqui http://tinyurl.com/yloy45g , baixe e siga a instrucoes. Feito isso, coloque o chip da Tim dentro, va em rede e preencha apenas o campo Numero de Telefone com “tim.br”, o outros dados ficam em branco mesmo. Ai entrao em Avancado > Modem no Fornecedor: Outro e Modelo: Dell Mobile Broadband, de OK e agora eh so clicar em Conectar e correr para o abraço.
    Por favor responda contando se deu td certo.
    Abraco

  • Sanjad

    Meu Dell Mini 9 chegou hj!!! Alguem sabe se ele roda o Snow Leopard ou so o Leopard???
    Obrigado

  • http://o leonardo

    Felipe Carli, se você olhar o que eu escrevi na pergunta 46, vai ver que chagmos ao mesmo problema. Eu consegui deixar o Dell Mini 9 rodando Mac OS X com tudo, tudo, tudo funcionando. Ele reconhece driver de tudo, inclusive do modem 3G interno.
    Porém, fazer o modem discar pra TIM e se conectar, não consegui de forma alguma.
    tentei tudo a meu alcance e desisti. Se você conseguir, escreve aqui no blog, por favor. Abs, Leonardo Costa

  • Felipe Carli

    Bingo!! Na lata Rafael, não é que ele esta despertando perfeitamente agora! Valeu, muito obrigado..

    Rafael tenho um ultimo enigma para voce. Voce conseguiu fazer funcionar o seu modem 3G? Cheguei a tentar baixar uns drivers, mas ate agora não consegui nada com um chip da TIM. Voce teve algum sucesso??

    Abraco

  • Felipe Carli

    Boa tarde Rafael

    Segui a sua receita de bolo e estou muito feliz com o resultado. A unica decepção minha, é que por algum motivo, ao acorda-lo do repouso ele trava. Esta lendo a MAC+ desse mes, e la dizia que isso acontece (em um Mac original) porque “o conteúdo do SMC ou da PMU deve estar corrompido.” Tambem dizia que a solução do problema era “reiniciar o chip”, sabe-se la o que isso queirar dizer. Agora eu te pergunto, será que eu corro algum perigo se eu reniciar o chip do hackintosh ?? Haveria outra solução?
    Bem, agradeço a atenção.

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Felipe, se você usa um Dell Mini 9, a solução é mais fácil do que isso. Entre na BIOS e desabilite o “USB Legacy Support”, que a máquina vai parar de travar ao voltar do sleep. Em contrapartida, você perde a capacidade de dar boot a partir de pendrives, CDs e HDs conectados a uma porta USB (mas se precisa, é só habilitar na BIOS novamente).

  • Pingback: links for 2009-08-31 | Dan Silva()

  • Celso

    Olá Rafael,

    Tenho um Macbook e comprei um Dell 1010 (o novo com disco de 160 GB e moden interno) pras viagens. Andei lendo e aparentemente não é possível instalar o Mac OS por conta do processador gráfico GMA950 que é diferente dos outros Dell 10v (que vinham com disco SSD). Alguma notícia ou informação sobre isso? Gostaria muito de passar meu novo Dell pra mesmo ambiente do meu mac… Obrigado.

  • Felipe Carli

    Fala Rafael, parabens pelo post, muito esclarecedor!!

    Rafael tenho a seguinte pergunta, devido ao meu trabalho, para mim seria interessante poder imprimir. Gostaria de saber se por acaso vc tem ideia de quanto ocuparia o pacote de drives de impressora? Voce tem ideia?

    Obrigado por enquanto, abraco

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Felipe, se não me engano são mais de 1 GB. O que eu recomendo é não instalar o pacote, e instalar só o driver oficial do modelo da impressora que você prentende usar (Epson, HP, Canon, etc…)

  • marcelo

    Tah todo mundo falando que o mac é bom, desde fórum e qualquer outro lugar: http://forum.shopping.uol.com.br/Macbook-e-o-melhor_t_293945 mas não sei se é tão bom assim investir em uma coisa mal conhecida! Eu mesmo não sei ao certo se é bom e se funciona mesmo!

  • Pingback: Rinaldi-Rinaldi Blog » Blog Archive » Saga do Netbookga()

  • http://o leonardo

    Já instalei o Mac OS X 10.5.4 no Dell Mini. Depois fiz o Combo Update para o 10.5.7 e depois rodei o DellEFI 1.2a5 e ficou tudo perfeito. Ele reconheceu todos o harware da Dell. Tudo, até o modem 3G. Bom, a única coisa que não consigo fazer funcionar é o CHIP da TIM. Eu quero usar o CHIP direto pelo modem interno do Dell Mini, não quero usar pelo modem que a TIM fornece. Coloco o CHIP lá dentro do Dell Mini e vou na seção de Rede, Configurar, coloco numero do telefone *99#, coloco Nome tim, Senha tim, coloco CIP 1 e APN tim.br e mando conectar. Ele conecta e desconecta. Pelo Windows a gente tem que instalar um aplicativo chamado Dell Wirelless Connect, mas ele funciona. Se pelo Mac OS X a gente não conseguir usar o modem 3G interno para conectar, aí não vai dar pra ficar no Mac… é uma pena. abs, Leonardo

  • http://o leonardo

    obrigado pela resposta. O modem é interno, nós apenas colocamos o chip da TIM ou VIVO ou outra operadora dentro dele, mas é preciso um aplicativo para fazer a conexão, nao?

  • http://o leonardo

    Rafael, estou instalando o Mac OS X no meu Mini agora. Tenho dúvida em como vou me conectar ao TIM WEB. sei que o modem 3G vai funcionar, mas com que aplicativo farei a conexao? Você usa algum aplicativo de alguma operadora, tipo TIM ou VIVO ou outra?
    Obrigado e parabéns pelo artigo!

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Leonardo, o modem do meu Dell Mini 9 é interno e ele é reconhecido dentro do painel Rede nas Preferências do sistema. Creio que será assim também com o modem da TIM. No meu caso, não precisei de nenhum aplicativo de operadora.

  • o.O

    Legal bem interessante o post, porém tenho horror do Mac Os x. Será que esse netbook roda Windows 7 ?

  • Rodrigo Dal Poggetto

    Parabéns pelo tutorial Rafael Rigues!

    Sou leitor diário do blogmacmagazine há mais de um ano e só hoje, lendo este post (http://macmagazine.com.br/blog/2009/05/14/uia-mac-os-x-1057-aumenta-drasticamente-a-autonomia-de-baterias-de-hackintoshes/), obtive o link para este seu tutorial através de um comentário dos leitores.

    Vejo que o último update deste tutorial foi feito dia 13/04, e até então, o último comentário foi o seu dia 20/04…. minha dúvida eh: mudou algo, alguma novidade na instalação do MacOSX nestes netbooks?

    Abraços!

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Oi Rodrigo,

      A instalação do Mac OS X 10.5.7 não mudou absolutamente nada em termos de autonomia de bateria ou qualquer outra coisa visível no meu Dell Mini 9. Uma pena, tempo de bateria extra e mais espaço em disco nunca são demais 🙂

  • Julio Leal

    Salve! Rafael!!!

    Muito obrigado pelo seu tutorial, estou aguardando o meu Mini 9 chegar (exatamente igual ao seu). Sou um usuário de Mac frustrado por que já tive um Mac G3, mas infelizmente, os preços praticados no Brasil devido aos impostos, me impedem de adquirir um Mac.
    Depois de ler o seu post, já estou pensando em ligar para Dell, para eles apressarem a entrega … eheheh :-P. Mas efim, mais uma vez obrigado, já estou juntando o material necessário aqui para instalar o Leopard no Mini quando o dito chegar.

    Muito sucesso!!!

  • Edivaldo

    O sistema de gerenciamento de bateria do MACOS é impressionante, faz a bateria durar bastante comparado a outros sistemas operacionais. Acho que eles trabbalharam nisso pra poder vender a ideia que o macbook air dura 5 hora (embora isso não seja verdade).

  • Diogo

    Alguém já conseguiu instalar por este metodo que o Alexandre sugere para o MSI Wind ou Positivo Mobo. Instalar Retail? Alguém tentou?

    Rafael você que instalou tanto no Postivo quanto no Dell, em ambos funciona o micronofe embutido? Ou pelo menos o plug do microfone?

    Abraço

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Diogo,

      O Microfone do Dell Mini 9 funciona no OS X (no momento estou com o 10.5.7). Não me lembro do Mobo White, e não tenho mais a máquina em mãos para conferir.

  • Diogo

    Eu vi! Ficou muito bom!
    Abraço

  • Diogo

    Rafael,
    O cara copiou todo o seu artigo, fiquei muito chateado e estou te comunicando:

    [URL SUPRIMIDA PELO EDITOR PARA NÃO DIVULGAR PILANTRAS]

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Diogo, valeu pelo aviso. ADORO quando copiam um artigo meu e fazem hotlink pras imagens, dá pra fazer mil e uma sacanagens com o sujeito! 😛

  • André

    Olá Rafael!!!!!
    Vc poderia dar uma mão e fazer um post ensinando e detalhando com fazer a instalação no mini 9. acabei de comprar um e fiquei muito interessado em instalar no meu tbm.
    Vlw!!!!!!!!!!

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      André, meu post já é o “tutorial”. Não há necessidade de um novo passo-a-passo, já que o que segui (o do Gizmodo, linkado no texto) funciona perfeitamente. As únicas diferenças estão citadas no meu texto: versões atualizadas do CD de Boot e do Dell EFI, e o mapa de teclado ABNT2. Boa sorte!

  • http://idiogolima.wordpress.com Diogo

    Rafael, existem possibilidades de refazer o DVD retail do Leopard retirando antes da instalação vários pacotes “desnecessários”. Estou tentando fazer um aqui… A primeira versão ficou em 3.5GB o DVD somente, podendo ser gravado até em um DVD Single Layer. Porém não tenho como testar, se você quiser posso te enviar para você fazer o teste e ver quanto de espaço livre vai ficar.

    Por exemplo se você tirar o Xcode que tem no retail já diminui 1GB do DVD, ou seja, no HD vai ser mais…
    Referência do que fiz aqui:
    http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=65021

    O que acha?

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Diogo, o meu Mini 9 já está “em produção”, não pretendo reinstalar o sistema dele a não ser que realmente necessário. Viajo daqui a algumas horas, e ele será minha máquina principal durante um bom tempo. Não dá pra ficar fazendo testes e correr o risco de ficar na mão 🙂

  • Gabriel Tadeu

    Sim, o meu eh o Mobo White 1050. Quando me referi ao tutorial foi do MSIOSX86, não dei nem olhada no Mini pois não tenho Dell, e o que andei olhando de fato não achei nada sobre “Type 11” pra MSI Wind e similares… Seria mais que perfeito instalar a versão sem estar mexida.

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Gabriel, então a coisa muda de figura. “Seus problemas se acabaram-se!”: experimente o tutorial de instalação “limpa” que o Alexandre C apontou no comentário dele. E se funcionar, não esqueça de me avisar e compartilhar os resultados 🙂

  • http://idiogolima.wordpress.com Diogo

    Rafael,

    Obrigado, mas você não teria alguma referencia de que pessoas já conseguiram no de 8GB? Na hora da instalação sobra quanto de espaço no de 16GB?
    Inclusive o de 8GB, com 3G grátis está por 1299,00 agora na Dell, só isso me impede de comprar neste momento…. O Mac…

    Abraço e Obrigado

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Diogo, a referência que tenho quanto ao Leopard em um Mini 9 com SSD de 8 GB está nos fórus do MyDellMini (mais especificamente aqui). Não é fácil: é preciso remover idiomas, aplicativos, protetores de tela, dicionários, papéis de parede, vozes do sistema e vários outros componentes, e no final você vai ficar com uns 700 MB livres. Meu conselho: não vale a pena.

      Como já disse no post, num Mini 9 com SSD de 16 GB sobram 6.6 GB livres ao final de uma instalação sem os drivers extras de impressora e apenas em inglês. Após mais alguns updates e instalação de aplicativos, tenho 5.3 GB livres. Dá pra viver sem problemas, já que coloco todos os meus arquivos (documentos, imagens, músicas) em cartões SD.

  • Gabriel Tadeu

    Eu tenho um Mobo parado aqui, se conseguisse instalar o OSX nele acho que teria mais serventia… O meu problema é que não possuo drive externo, e achei bem complicado conseguir fazer funcionar via Hd Externo. Não sei se era porque o meu estava formadado, ou porque peguei um torrent errado, fato foi que com 3 tutoriais diferentes não consegui instalar no meu Mobo. O seu tutorial apesar de completo, não possui links para o arquivos que você usou…

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Gabriel,

      Os arquivos estão “disponíveis na página do projeto MyDellMini no Google Code”, como disse no oitavo parágrafo do texto.

      Quanto ao Mobo, é o modelo original com SSD de 2 GB e processador VIA? Esqueça, VIA e o OS X não se dão bem. A instalação é possível no Mobo White, mas ele é uma máquina bem diferente do seu antecessor: processador Intel Atom, mais RAM, SSD maior, chipset diferente, e por aí vai…

  • http://idiogolima.wordpress.com Diogo

    Olá Rafael, gosto muito do seu blog, o conheci atraves do macmagazine, sou apaixonado por apple, neste momento estou em um hankintosh tb, meu Notebook LG r400. Foi duro instalar tudo nele (ou quase), mas eu queria dicas suas sobre instalar em um mini 9 com apenas 8 GB SSD, pois para mim é muito salgado o preço do de 16GB, alguma novidade em instalar Boot 132 no MSI Wind?
    Você vai escrever algum tuto de como instalar atraves do Boot 132?

    Abraço

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Diogo, não tenho um Dell Mini 9 com SSD de 8 GB, então não tenho como escrever um tutorial ou te ajudar. Minha sugestão é que você dê uma olhada nos fóruns do site MyDellMini, que são a “central” para tudo sobre o OS X no Mini 9 atualmente. Quanto a uma instalação “retail” no MSI Wind, o leitor Alexandre C apontou o caminho. Boa sorte!

  • thiagoc

    Olá Rafael.

    Vc chegou a rodar o Linux nele? O meu não está funcionando as / ? °, que correspondem às combinações altgr+q, altgr+w e altgr+e, respectivamente.
    Não sei se é por causa do SO ou se está com problema mesmo…

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Oi Thiago,

      Ainda não rodei Linux nele, então não posso comentar sobre seu problema com as teclas. Experimentou a versão do Ubuntu customizada para o Mini 9? Dá uma busca por “Mini 9 Ubuntu restore image” que você acha o ISO pra baixar por aí.

  • Jonas

    Rafael, o teclado do Dell Mini chega a incomodar? Vi outros netbooks e o q achei melhor seria o de 10″. Testei o da Acer de 8.9″ e nao gostei muito nao.

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Ele é melhor que o de outros netbooks de 9″, mas menor que o teclado de um netbook de 10″. Meu parâmetro de comparação é o teclado do EeePC 701, e nesse ponto o do Dell Mini é bem melhor.

  • Bruno

    Poderiam dar algumas dicas de ONDE comprar! =)
    Outra coisa, algum outro Dell 11/12 e etc rodariam tb? o ssd de 16gb é complicado!

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Bruno, o único lugar onde comprar é no site da Dell. Tenha paciência, pois os prazos de entrega estão grandes, passando de um mês. Quanto a outros Dell, não tenho detalhes. Sei que o Mini 10 NÃO roda o OS X. Como já disse em resposta a um outro comentário, a placa de vídeo Intel GMA500 é incompatível.

  • Alexandre C

    Rafael,

    Já a algum tempo é possível a instalação Retail no Wind. Comprei um Mobo 1080 e instalei seguindo estas instruções:

    http://forums.msiwind.net/osx-guides/retail-dvd-install-updated-driver-pack-t8901-220.html

    O processo é basicamente o mesmo que você usou, boot pelo cd com os drivers efi, troca pelo cd do Retail e depois

    No momento estou usando-o com um HDD Samsung de 320GB e com Wifi N original do MacPro – como tenho um Time Capsule, a rede N fazia muita falta. Comprei no eBay – com frete custou $24 e levou 20 dias para chegar. Tudo funciona, inclusive o PhotoBooth, sleep, leitor de cartões. É impressionante a duração de bateria, bate o meu MacBook.

  • Vitor Furlanetti

    Você rodou o XCode no dell mini? se sim, como foi o desempenho?

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Vitor, não rodei não. Mas pretendo fazer alguns benchmarks mais “end user” hoje.

  • Fabio Leite

    Será que é posível fazer isso com wind? Pois o processador é o mesmo, chipset o mesmo, a placa de som, leitor de cartão é diferente e teclado tbm, será que é possível?

  • marcos penido

    Ola,

    Estou muito interessado em fazer o mesmo para mim. Podemos entrar em contato para entender melhor o que preciso para montar um? Existe uma solução tão boa como esta com uma opcao de hd maior? acho que é o unico ponto negativo desse netbook. obrigado

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Marcos, não presto consultoria particular. Todas as instruções de instalação de que você precisa estão no meu post e no tutorial do Gizmodo linkado no texto. 16 GB é mesmo o maior SSD para o Mini 9 oferecido pela Dell aqui no Brasil. Se precisar de mais que isso, as soluções são adicionar um cartão SD (há modelos de até 32 GB), pendrive (já é possível encontrar modelos de 64 GB por aqui) ou HD externo via USB.

  • Gabriel

    Não existiria hoje em dia uma maneira de instalar no Wind um OSX limpo?

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Gabriel, nunca vi nada sobre uma instalação “Type 11” num Wind (nem tenho um Wind ou equivalente à mão no momento para testar).

  • Guilherme Bravin

    O dell mini 10 roda igual?

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Guilherme, pelo que li o Mini 10 NÃO RODA o OS X. O problema está no chipset de vídeo, um Intel GMA500, que não é suportado.

  • http://www.blogditudu.com.br Henrique Abreu

    Comprei hoje, agora mesmo um Dell 1525, 3g e 160 de hd, pesquisei muito, e muita gente falou bem da dell. Espero que não tenha feito a escolha errada.

    Abs

  • http://linkninja.com.br Márcio Lima

    Parece uma máquina muito boa. Infelizmente sou das antigas e fã de desktop. Não consigo me adaptar a um notebook…

  • http://felipecn.com/wp/ Felipe Cepriano

    Rafael, pra rodar o OS X, qual netbook você acha melhor? O Mini 9 ou o Wind?
    O Wind tem mais tempo sendo usado como Hackintosh, mas me parece que o Mini roda o OS X melhor.
    Preferiria o Wind pelo HD, mas se o suporte do Mini ao OS X for bem melhor…

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Felipe, o Mini 9 sem dúvida é o melhor. Todo o hardware é suportado sem ressalvas, e o fato de você instalar um Leopard “limpo” (o WindOSX é bastante mexido) economiza muito trabalho na manutenção.