Cinco sistemas operacionais para seu netbook

Se eu tivesse que apontar qual a contribuição mais importante dos netbooks para o mundo da informática, diria que foi a diversificação do mercado de sistemas operacionais. Teoricamente eles são “PCs” como quaisquer outros, e rodam o mesmo software, mas características de hardware como o tamanho das telas, recursos de rede, tamanho das baterias, poder de processamento e espaço em disco disponível forçaram os desenvolvedores a fazer uma série de ajustes aos seus produtos.

O resultado foi uma explosão de sistemas operacionais para todos os gostos. A maioria dos netbooks vem com Windows de fábrica (XP ou 7, ultimamente), mas ele pode não ser a melhor opção para todos os usuários. Confira abaixo cinco sistemas operacionais “alternativos” que você pode usar para tirar o máximo de seu portátil. E o melhor, a maioria deles é gratuita!

Ubuntu Netbook Remix - Versão para netbooks da distribuição Linux mais popular na atualidade, o Ubuntu Netbook Remix roda os mesmos programas, e tem os mesmos recursos, que a versão desktop. As diferenças são otimizações para o hardware típico dos portáteis (para reduzir o tempo de boot e consumo de memória, por exemplo), e uma nova interface gráfica otimizada para as telas de “baixa resolução” (1024 x 600 pixels) geralmente usadas.

Assim como o Ubuntu “de mesa” o Netbook Remix é gratuito, e pode ser baixado no site oficial. O arquivo tem 600 MB e deve ser “expandido” para um pendrive de pelo menos 1 GB ou gravado em um CD-ROM (se você tiver um drive externo para fazer a instalação). Depois de instalado, o sistema ocupa pouco mais de 2 GB de espaço em disco, ou seja, cabe em praticamente qualquer netbook do mercado (com exceção dos MOBO da primeira geração).

Usuários do Ubuntu tem à disposição uma imensa variedade de software gratuito (vejam o ícone Ubuntu Software Center na seção Favoritos do menu inicial), e uma série de utilitários tornam fácil realizar tarefas como se conectar a redes Wi-Fi ou 3G ou compartilhar arquivos (ou a conexão à internet) com um celular via Bluetooth.

Jolicloud - O Jolicloud pode ser descrito como uma interessante mistura do Ubuntu Netbook Remix (do qual empresta alguns componentes) com o conceito de “Cloud Computing”, que cai como uma luva em um aparelho “sempre conectado” como um bom netbook.

A idéia é simples: um sistema operacional otimizado para os netbooks (tempo de boot reduzido, extenso suporte a hardware) e com integração a redes sociais e os aplicativos “web 2.0″ que você mais utiliza. É uma espécie de “melhor dos dois mundos”: não importa se você quer continuar usando aplicativos locais (e o Jolicloud tem tudo o que uma boa distribuição Linux tem) ou mergulhar de cabeça no mundo da web, o Jolicloud tem algo para você.

O sistema é especialmente atraente para quem tem netbooks baseados em hardware “manhoso” como o chipset de vídeo Intel GMA500 ou os novos processadores Atom baseados na arquitetura Poulsbo. Distribuições Linux comuns rodariam com problemas (ou simplesmente não rodariam) nestas máquinas, mas o Jolicloud as recebe de braços abertos. O objetivo da primeira versão do Jolicloud é rodar em todos os netbooks atualmente do mercado, do mais humilde Mobo com processador VIA C-7 e 2 GB de espaço em disco aos novíssimos modelos com processadores Atom de baixo consumo e aceleradoras para reprodução de vídeo em alta-definição.

O Jolicloud ainda está em desenvolvimento, e até pouco tempo atrás só era acessível a “beta testers” convidados. Atualmente há uma versão pública (embora ainda beta) disponível para download em duas versões: a Express pode ser instalada junto com o Windows em regime de dual-boot e a ISO, que é recomendada para quem quer colocar o Jolicloud como o único sistema na máquina. Ambas são gratuitas.

Android - O primeiro sistema operacional criado pelo Google foi feito pensando em smartphones, mas como ele é Open Source nada impede que um desenvolvedor o adapte ao hardware que quiser, seja a máquina em questão uma lavadora ou um netbook.

O projeto Android X86, por exemplo, trabalha em uma versão do Android para dispositivos baseados em processadores Intel x86, o que inclui a maioria dos netbooks no mercado (equipados com um processador Intel Atom). A versão atual, 1.6, roda praticamente “perfeita” em um ASUS EeePC 701 (o primeiro netbook), e segundo o site oficial vários outros netbooks são total ou parcialmente compatíveis.

Feita para smartphones touchscreen, a interface do Android causa um pouco de estranheza em um netbook controlado com um mouse ou trackpad, mas é possível se acostumar rapidamente. O usuário vai precisar rever alguns conceitos: aplicativos sempre rodam em tela cheia, e não é necessário “fechar” os programas, por exemplo.

Em compensação o Android em um netbook é um foguete. Mesmo um EeePC 701, com seu processador Celeron rodando a 900 MHz, é muito mais rápido que os processadores ARM de 500 MHz usados na grande maioria dos smartphones atuais. O navegador abre em um segundo, monta as páginas com velocidade impressionante, e no geral tudo reage instantâneamente.

Infelizmente, como a versão do Android para netbooks não é “aprovada” pelo Google, não há acesso ao Android Market, a loja de aplicativos que é uma das grandes atrações deste sistema. Há uma loja alternativa, mas número de opções é bem menor. Ainda assim, vale a pena dar uma olhada no Android X86.

Chrome OS - O novo sistema operacional do Google feito sob medida para netbooks ainda não está pronto (isto só vai acontecer no final do ano, segundo a empresa), mas já é possível ter um gostinho do que vem por aí. Como? Graças a “hackers” como o Hexxeh, que de posse do código-fonte do Chrome OS (livremente disponível sob a licença GPL) criam versões experimentais do sistema, prontas para rodar na maioria dos netbooks já no mercado.

A versão mais recente, batizada de Flow, pode ser baixada gratuitamente no site do desenvolvedor. É um arquivo de cerca de 300 MB que deve ser “expandido” em um pendrive de 2 GB (veja as instruções). Depois, basta dar boot no netbook usando este pendrive para rodar o Chrome OS.

O sistema ainda está em desenvolvimento e o suporte a hardware é incompleto (ou seja, partes de seu micro podem não funcionar), mas dá pra brincar. Por enquanto o Chrome OS não é mais que uma sessão do navegador Google Chrome em tela cheia, com alguns extras como um medidor de bateria, gerenciador de conexões Wi-Fi e atalhos para aplicativos na web. Mas se tudo de que você precisa é de uma conexão e um navegador, pode ser o suficiente.

Mac OS X - Transformar um netbook com processador Intel Atom em um “Hackintosh” rodando o Mac OS X não é difícil: eu mesmo fiz isto quando comprei meu Dell Mini 9, e relatei a experiência aqui no blog.

Apesar das aparências o processador Intel Atom aguenta bem o sistema da Apple, e a dupla se sai muito bem nas tarefas do dia-a-dia. O ideal é usar um netbook com pelo menos 1 GB de RAM e bastante espaço em disco: os 16 GB de meu Dell Mini 9 são o mínimo recomendado. Aventureiros podem procurar instruções em sites como o OSX86Project.

Ficam alguns avisos: instalar uma cópia pirata do OS X em seu netbook é tecnicamente ilegal, já que mesmo uma cópia original viola a licença de uso do sistema operacional, que especifica que ele só pode ser instalado em hardware da Apple. Prossiga por sua própria conta e risco.

Além disso, é necessário cuidado para nunca instalar atualizações de sistema antes de verificar nos fóruns o impacto que elas terão sobre a estabilidade da máquina: um “hackintosh” é hardware não aprovado pela Apple, e ela não vai se esforçar para fazer ele rodar redondinho em máquinas que não lhe trazem lucro. Pelo contrário…

“Bonus Round!”, Moblin - O Moblin nasceu de um esforço da Intel para desenvolver um sistema operacional otimizado para portáteis baseados em seus processadores Atom, e depois foi deixado sob a tutela da Linux Foundation. É baseado em Linux, mas tem algumas características que o tornam único.

Uma delas é o tempo de boot: você nunca viu um netbook “dar boot” tão rápido. No meu Dell Mini 9 são 10 segundos, descontando o tempo da BIOS. Compare com os quase 30 do Ubuntu Netbook Remix. Outra é uma nova interface gráfica, que abandona o conceito de “desktop” dos sistemas operacionais comuns em favor de uma série de painéis dedicados a atividades específicas, como redes sociais ou navegação na internet. O suporte a hardware é bastante completo: até o modem 3G de meu Dell Mini 9 foi reconhecido, mas tive de instalar os drivers para Wi-Fi manualmente (eles não são inclusos no sistema por questão de licenciamento).

Intel e Nokia anunciaram recentemente a fusão de seus sistemas operacionais Maemo e Moblin para a criação de um novo sistema batizado de MeeGo, então o futuro do Moblin, como existe na versão atual (2.1) é incerto. Mas se você tem um netbook e quer experimentar algo rápido e inovador, não deve deixar de dar uma olhada no Moblin.


  • Jocemar Dornelles da Silva

    O caso é que tudo tava pequeno e agora tudo ficou grande, meu netbook ficou ruim agora , me ajudem por favor!

  • Jocemar Dornelles da Silva

    Acabei desisntalando um programa que deixava tudo menor os aplicativos do meu WIN . Como faço pra reprogramar este negócio

  • marcos

    Ola ganhei um mine netbook tela de 7 polegadas com Win CE 5.0 Megatron pc703 e gostaria de saber se da para instalar o Android 1.6 nele o Win CE e ruin.

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Marcos,

      Em alguns aparelhos é possível instalar o Android, mas a versão do Android e o procedimento exato variam de aparelho para aparelho, e não sei nada sobre seu modelo. Mas você não irá ganhar nada com o Android 1.6, a maioria dos apps atuais não é mais compatível com esta versão do sistema. Além disso o procedimento para troca de sistema operacional costuma ser delicado, e qualquer erro pode “matar” seu netbook para sempre. Não recomendo a troca.

  • Flavio Marques

    Preciso urgente de um sistema para o netbook mobo s7 da positivo. Ele só tem 4 gigas de espaço e pelo que vi só o Mandriva Mini é aceito… Se alguém tiver por favor me envie o link. Obrigado.

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Infelizmente não tenho nada pra te sugerir.

  • Chrys

    No meu Netbook Acer instalei o Linux Mint e tá indo muito bem…

  • Bruno Gali

    Amigo, voce sabe qual sistema ANDROID é melhor para um netbook ACER ASPIREONE MODELO ZG5, com 1gb de ram e 160gb de hd?

  • Calil Wehbe

    Olá,
    Tenho um Dell Inspiron Mini 10. Tá rodando porcamente o windows 7.
    Qual destas opçãos vc me sugeriria?
    Algo que rode microsoft office.
    Obrigado.

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Se você precisa do Office, continue com o Windows 7. E nem pense em um upgrade para o Windows 8.

  • davson

    Tenho um net BACK, ele tem o sistema android 2.2. Posso mudar para o windows ce? Ou qual outro sistema posso usar nele sem ser o android.

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Não sei dizer, nunca vi esse net BACK. Mas a mudança do Android para Windows CE não é vantajosa. Há muito menos aplicativos para o Windows CE e, não se deixe enganar pelo nome, você não vai conseguir rodar nenhum aplicativo Windows “de PC” no sistema.

  • Marco Aurelio

    Grande Rafael,
    Muito bom seu artigo sobre SO para netbook. Eu posso um Philco 10B-P123LM, com SO Mandriva. Você acredita que seja possível instalar o ubuntu Remix?

    Abraço

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Sim, se ele tem um processador Intel você pode usar qualquer um dos sistemas que citei. Mas o Ubuntu Netbook Remix não existe mais. Dê uma olhada num descendente dele, o Easy Peasy, em http://www.geteasypeasy.com

  • Rose Mary

    Bom dia.
    Comprei um netbook com sistema android, e o que me incomoda é que é tudo em ingles; tem como pelo menos coloca-lo em portugues ja que estou presa a esse sistema.
    Obrigado

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Que eu saiba, não tem como.

  • gab

    o que vc me acoselha para meu philco 10-b 123lm num sou leiga nisso o que tenho q intalar nele acabei de comprar anjud aeok
    valeu seu site e muito bom por sinal
    Obrigada

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Se você é leiga, fique com o Windows.

  • Marcelo

    Olá.
    Uso um EEEPC 701.
    Já experimentei diversos OS, mas o que mais me incomoda é que a maioria deles não fica bem na pequena tela de 7″ do EEEPC. Qual destes sistemas tem melhor suporte a este tipo de tela? Algum tem um aplicativo VGA como o que uso xo Xandros ou no XP?
    Obrigado.
    Marcelo

  • Rick

    sera que tem como instalar o android em um eeepc asus de cartao de memoria de 4GB? tipo ate rodei o Ubuntu mais ele nao instala porque a tela foge das margens :/

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Até dá, mas o sistema não está estável para uso no dia-a-dia. Uma alternativa ao Ubuntu é o Easy Peasy, um derivado otimizado para netbooks. Dê uma olhada em http://www.geteasypeasy.com/

  • Paulo

    boa tarde, excelente post.
    Gostaria de saber qual se existe algum post confiavel mais recente para instalacao do IOS da apple para netbook. Cliquei no link indicado e a pagina nao esta disponivel. Meu net é um acer com 500HD, proc. AMD C-60, 2Gb de ram…
    Obrigado!

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      AMDs são um problema com o OS X (a Apple não usa estes processadores, então o suporte a eles no sistema é pouco). Dê uma olhada em http://www.mymacnetbook.com/

  • camila

    OLa… comprei um netbook com o android 2.2 e gostaria de instalar o jolicloud. Como faço para dar boot no android? estou seguindo as insruções do site da jolicloud, porem sem sucesso.

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Não vai funcionar, seu Netbook provavelmente tem um processador ARM, e o Jolicloud não roda neste tipo de máquina. Você está presa ao Android.

  • Fullarthas

    Ola! Tenho um Toshiba NB305 (2g de ram, processador Atom duo core 1,66Hz, HD 320), ja tentei instalar diversos OS nele(windows, android, linux, etc), so nao consegui fazer um hackintosh. E possivel colocar o OS nele da apple? Pois na verdade estou procurando o melhor desempenho pra ele, uns sistema agradavel e rapido!

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Não tenho idéia se sua máquina é compatível com o OS X. Mas para uso no dia-a-dia, sem dores de cabeça com atualização e incompatibilidades, recomendo o Windows 7 ou uma das variantes de Linux que citei no post.

  • http://andinho anderson

    gente caso eu queira trocar o sistema do meu netbook qui é android pra o sistema win ce tem como ?
    e qual desses dois sistemas é melhor ?

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Alguns fabricantes oferecem o Windows CE como alternativa, consulte a seção de suporte do site de quem produziu seu notebook. Mas o Android é um sistema muito mais versátil do que o Windows CE (que é completamente diferente do Windows dos PCs “de mesa”, não se confunda). Na minha opinião, com a troca você sai perdendo.

  • Carlos

    Gostaria de saber se nestes sistemas operacionais eu posso instalar qualquer tipo de programas nos mini netbooks, tais como: virtual dj, fotoshop e etc…??

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Esses programas são feitos pra Windows, portanto só irão rodar no Windows.

  • http://@joaoaazevedo JoaoAzevedo

    Natalia,
    SE for possivel trocar por Windows, será pelo WinCE,
    mais nao é vantangem nenhuma

  • http://www.twitter.com/aceventurasc Cristiano Ventura

    Mini Netbook 7 com sistema android 2.2 é recomendado para crianças de 9 e 10 anos, porque o preço é bem acessível, e a gurizada adora ficar na internet acessando msn, redes sociais, jogos e etc., e estou afim de comprar justamente para os meus sobrinhos, mais nao conheço o sistema android 2.2 e nem se vale tanto a pena, gostaria de uma opiniao, porque pela internet se lê cada coisa.

  • Natalia Alves

    Comprei um netbook, desses da China, e veio com android. Seria possivel trocar por windows?

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Sem saber o modelo exato é difícil responder com certeza, mas muito provavelmente não. Esses netbooks chineses geralmente usam processadores ARM de baixa potência, e não há versão do Windows pra eles.

  • Clifford

    Exelente!, parabens amigo, tenho um Eeepc 701, e como citou acima, um dos pontos que me desagrada é o suporte aos modens 3g. quais desses 5 sistemas posso instalar sem ter problema com isso.
    Grato

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      O Jolicloud é o sistema com o melhor suporte a hardware, vale a pena experimentar.

  • Rafael A.

    cara, você pode explicar como o jolicloud funciona no Mobo ? porque eu estou tentando instalar mas aparece que o sistema precisa de um espaço mínimo de 2.4GB e como muitos sabem no Mobo só há 2GB. então a instalação falha. eu gostei da idéia de mudar o sistema operacional pois não aguento mais o windows XP. se por acaso você souber de algum sistema alternativo que se encaixe no mobo por favor me informe, ‘DESDE JÁ AGRADEÇO’ :P

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Rafael A., você pode “dar boot” no Jolicloud a partir de um pendrive, e instalar em outro pendrive ou em um cartão SD. Nos 2 GB de flash interna ele não cabe mesmo.

  • raul

    oi so queria tirar uma duvida se eu instalar algum destes sistemas progetados pra netbook em um pc de meza ou em um notbook comum sera que funciona todas as funçoes e tambem fica mais leve por favor nao deixe de responder des de ja agradeso

  • Adair

    Ótimo artigo, mas qria saber se funciona aplicativos java no Android como por exemplo o freerapid downloader.

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Adair, aplicativos Java de desktop não rodam em smartphones, qualquer que seja.

  • http://rafaelgimenes.net Rafael Gimenes

    Olá. sou mais um Crunchbang :)

  • http://www.gustavoflores.com.br Gustavo Flôres

    Beleza Rafael, testei agora a pouco o Android e realmente no EEEpc 701 ele é bastante rápido.

    Vou testar tambéma opção citada pelo Gabriel Ames, tenho interesse realmente em algo mais “underground” , já pensei seriamente em instalar o slackware :p mas se existe algo já customizado se torna mais rápido e fácil.

    Parabéns pelo blog ;)

  • Gabriel S. Ames

    Adorei o artigo, embora já tenha visto similares na versão inglesa, nenhuma na lingua portuguesa se aventurou em realmente testar os sistemas e dar uma visão mais pessoal sobre as distribuições e SOs.

    Se sugestões são válidas, fica um link para comentar uma distro mais “underground”, quem sabe não sai uma v2 deste artigo :-)
    Trata-se de uma “distro” (é, apenas tecnicamente) que usa o Archlinux customizada para netbooks.
    http://archone.sourceforge.net/

  • http://gustavoflores.com.br Gustavo Flôres

    Buenas Dr…

    Uma pergunta que não quer calar quanto ao Android no EEEpc 701:

    1) Os pacotes dos programas e principalmente os plugins (mp3, avi, mpg) podem ser baixados da internet de forma similiar ao que roda no Ubuntu Netbok remix?

    Grato!

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Gustavo, o Android roda apenas software próprio, com pacotes no formato .apk. Como não tem acesso ao Android Market (loja de aplicativos do Google) é necessário baixar programas diretamente do desenvolvedor, ou na “App Store alternativa” que vem pré-configurada. O repositório não é nem de longe tão grande quanto o do Ubuntu.

  • http://guilhermemac.blogspot.com Guilherme Mac

    Seria bom também se tivesse uma avaliação do Easy Peasy e do Ubuntu Moblin
    =)

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Guilherme, a última versão do Easy Peasy que vi era tão parecida com o Ubuntu Netbook Remix que não incluí para simplificar a lista. Mesma coisa com o Ubuntu Moblin, a versão atual tem menos recursos que o Moblin 2.1. Por exemplo: não tem suporte a modems 3G.

  • http://fabiolimath.info Fabio Lima

    Se rolou até “Hackintosh”, poderia ter falado do kubuntu netboot remix, que trás uma versão do plasma específica para netbooks…

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Fabio, o Kubuntu Netbook Remix é um derivado do Ubuntu Netbook Remix, por isso não entrou na lista. Se eu fosse contar todos os derivados, ela não ia ter fim. Em uma lista com apenas meia-dúzia de itens, não dá pra entrar em minúcias.

  • Patola

    Tendo o tempo e estrada no mundo FOSS que tem, você bem que poderia ter falado “software livre” ao invés de “software gratuito”, não é? Mesmo que haja alguns somente gratuitos mas fechados no meio.

  • Pingback: 5 sistemas operacionais para seu netbook

%d bloggers like this: