Resgatando um Master System

Sábado passado, dia do meu aniversário, meu tio Orlando aparece em casa com o tipo de presente que eu mais gosto: um Master System 3 (modelo “Collection” com 74 jogos na memória) que encontrou jogado perto de alguns sacos de lixo, junto com dois controles. Adoro consoles antigos, e “recauchutar” um deles para trazê-lo de volta à ativa é ainda mais divertido.

Geralmente não é preciso muito esforço: batendo o olho na placa-mãe você logo nota a causa do problema. Fora a sujeira, o mais comum é um fio partido, fusível queimado ou componente comum como um capacitor estourado. Uma boa limpeza, um pingo de solda aqui, outro ali e o brinquedo volta a funcionar como tivesse saído da loja.

Foi  o que aconteceu com este Master System. Fora a imundície, tudo o que ele precisava era de um cabo de força novo. Improvisei um, liguei na tomada e pronto! Em segundos o menu de seleção de jogos estava na tela, e eu estava me deliciando com Columns, Sonic e Outrun. Ah, bons tempos em que eu passava as férias grudado no Master System do mesmo tio, tentado bater os recordes de OutRun publicados pelas revistas da época 🙂

Aproveitei a chance pra tirar umas fotos das entranhas do console. O “coração” é um “Master System on a Chip” identificado como “ATT600”. Fora ele há um chip de memória contendo os 74 jogos e um Altera que deve fazer a parte de “Megaram” e se encarregar de pegar o jogo selecionado na memória e colocá-lo na RAM do console como se fosse um cartucho qualquer. O transformador é interno e meu modelo felizmente ainda tem um slot de cartuchos (eliminado no modelo seguinte, com 131 jogos). O cabo A/V para ligação à TV é o mesmo do meu Megadrive 3 da TecToy (que também veio com jogos na memória). Seguem as fotos:

  • adriano

    eu ganhei do meu amigo um desse também, não tinha controle e nem cabo de audio e video, por dentro tinha sujeira, então eu limpei por dentro e como eu não tinha o cabo de audio e video próprio, eu resolvi colocar conectores RCA no lugar, soldei uns fio ali, pois tava escrito na placa do conector os pontos de capa pino então eu soldei os fios de audio o terra e o video, e pronto, agora ele tem os conectores como se fosse de aparelho de DVD, ficou show funcionou normalmente, e imagem perfeita, e deu pra notar que é possível colocar até caixinha de sinal de RF lá dentro, ligando nos 5V e os pinos nos audio video e GND terra tudo funcionará perfeitamente

  • luiz

    amigo, vc consegue me fornecer o modelo da memoria flash e o principal, o conteudo dela? vc consegue tirar da placa e ler? de posse desse conteudo é possivel fazer mod e colocar jogos em MD que nao tem. Eu tenho um MD3 sem jogos na memoria. analisando a placa verifiquei que existe predisposicao pra colocar. a memoria em si nao é complicado conseguir e soldar na placa porem o conteudo eu nao encontrei em lugar nenhum.

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Não consigo. Não tenho mais esse console (vendi há cerca de 1 ano) e as fotos que tenho não tem resolução suficiente para identificar o chip.

  • Pedro_Victor

    Gostaria de saber a frequência do cristal de clock desse master system, tenho um igual aqui, mas está sem o cristal.

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Pedro,

      Não sei dizer. Não tenho mais o console, e nas fotos que fiz não dá pra ver claramente a marcação do cristal.

  • http://tabajara-labs.blogspot.com Alexandre ‘Tabajara’ Souza

    To de olho num desses…gostei desse Altera, quero ver o que ele faz! ;oD

  • Dr_Venom

    Rigues, beleza?

    Nossa, eu também tenho um desse. Comprei a preço de banana (30 reais) e tive apenas de recuperar o cabo AV dele. 🙂

    O último modelo do Master System 3 com slot para cartuchos foi o de 112 jogos.

  • Pingback: Crash Computer - Blog Archive » Yes… Nós temos bananas!()

  • http://tmmv1@hotmail.com thiago

    fantastico broww ,so teu fan kkkk !flw

  • http://www.caetano.eng.br/crashcomputer Luciano

    Pois é… lembra que eu te falei no ICQ que tinha comprado um igual a esse por 10 reais? Tá aqui, estava e estado imundo tão parecido quanto o seu, a placa, inclusive tem as mesma ferrugem no cristal e na chave liga/desliga.

    A placa eu já lavei e vou ter que trocar o capacitor maior da fonte, pois a corrosão acabou com um dos terminais dele. De resto parece OK. preciso arrumar um cabo A/V. Dicas?

  • http://blog.amr.com.br Luis

    Muito bom!!!