Ressuscitando um GameGear

É engraçado como as coisas funcionam. Há tempos eu tinha em uma gaveta um GameGear que “não funcionava”. Quando ligado não havia aparentemente nada na tela e um apito irritante no alto-falante, sem falar no fato de que ele se desligava sozinho após alguns minutos. Lembro que quando ele começou a dar esse problema (há alguns anos) eu cheguei a procurar ajuda na internet, mas não encontrei nada. Desisti e engavetei o GameGear como caso perdido.

Semana passada, em uma viagem a Curitiba, caiu na minha mão mais um Master System. Mas ao contrário do modelo que já tenho, com 74 jogos na memória, esse é o “modelo original”, o primeiro comercializado pela TecToy no Brasil, bem antes dela começar a lançar uma versão nova do console a cada 2 meses. O console veio “pelado”, sem controles (esses eu tenho), cartuchos (idem) ou a fonte de alimentação. A fonte é o problema.

O Master System tem um conector de força “bisonho” na traseira, um DIN-5, e eu precisava saber a pinagem daquilo pra não correr chance de torrar o console (se é que ele ainda funciona, não faço idéia porque peguei ele “no estado”). Pesquisando na internet, me lembrei do povo do projeto SMS Power, que visa catalogar jogos e hardware dos consoles de 8-Bits da Sega (SG-1000, SC-3000, Master System e GameGear). Eles tem fóruns de discussão,  informações sobre desenvolvimento, mods de hardware e afins. Infelizmente, não achei a pinagem da fonte lá, mas achei outra coisa muito interessante.

Na seção principal do fórum havia uma thread “fixa” com o título “Game Gear turns itself off/screen is unreadable/sound is gone/screen flashes“. Opa, tem alguém descrevendo exatamente o meu GameGear! Lendo a thread descubro que o problema é causado por capacitores defeituosos na placa-mãe, que “vazam” com o passar do tempo, e que há um tutorial ensinando como substituí-los.

Meu GameGear tem uma placa-mãe modelo VA1. Peguei no tutorial a lista de capacitores correspondente (são 12 na placa mãe) e dei um pulo em Sta. Ifigênia, onde encontrei todos facilmente a cerca de 20 centavos cada. Fora os valores de capacitância, minha única preocupação foi encontrar os menores capacitores possíveis, por causa do espaço limitado dentro do gabinete. Mas no final das contas ele não é tão crítico assim, e consegui soldar todos eles sem muito malabarismo. Pode ser difícil encontrar capacitores com a voltagem exata mencionada na lista (ex: 6.3V), mas componentes de voltagem maior (10v, cheguei a ter de usar um pra 35v) servem.


Placa-mãe de um GameGear “VA1” com os capacitores marcados. Crédito: smspower.org

A foto acima mostra a posição dos capacitores. A troca se resume a “descolar” eles da placa-mãe usando uma pinça, dessoldar os terminais e soldar o componente novo no lugar. Quando vaza o eletrólito deixa um resíduo sobre os terminais, que pode dificultar a soldagem dos novos componentes (a solda parece “não pegar”). Limpar o resíduo com um cotonete embebido em álcool deve resolver o problema, e usar solda com fluxo ajuda ainda mais. Não custa lembrar que capacitores tem polaridade, marcada com os símbolos + e – no corpo dos componentes e na placa mãe. Tenha cuidado para não soldar nenhum componente “invertido”.

Depois de mais ou menos uma hora dobrando perninhas, arrancando capacitores velhos e queimando os dedos no ferro de solda, meu GameGear voltou à vida e está tão bom quanto novo. Foi um reparo rápido, barato e que vale a pena.

  • Tardino

    Amigos , já fiz reparos em vários Game Gears , o maior problema são as trilhas , nem sempre pode ser por causa do ferro , já vi casos de estarem tão corrompidos por causa dos eletrolitos que saiam com os capacitores antigos . Se isso acontecer percorra toda a trilha e ache os buracos onde ela termina e solde ali . Vai ter que aumentar um pouco esses buracos , mas se tomar cuidado dá certo , já reparei dois assim e deu certo .

  • VItor

    tentei a troca dos capacitores de 2 game gear e nenhum funcionou 🙁

    e nos 2 aconteceu o seguinte: por algum motivo partes da trilha de alguns capacitores sairam ao tentar soldar..
    sera q foi pq ficou mt tempo com a ponta da solda ali? ou pode ser pq por ser bem antigo a placa ñ aguenta mt e isso é normal de acontecer com placas antigas?

    consegui um terceiro game gear. e estou com medo de trocar os capacitores desse tbm 🙁

    alguma dica pra isso ñ acontecer?
    os capacitores q vcs torcaram, são normais?

    espero que alguem responda.
    abçs

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Vitor, os capacitores são eletrolíticos comuns, comprei por alguns centavos cada em uma loja de eletrônica. A trilha descolou ou porque você usou um ferro de solda potente demais (não passe dos 30W) ou porque deixou ele por tempo demais sobre o ponto de solda, geralmente um segundo é mais do que o suficiente para ela derreter e sugar com um sugador comum.

  • Kamikaze

    Rafael, essa imagem da placa mãe que você postou é do game gear japonês, americano ou do nacional da tectoy? Obrigado.

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Kamikaze,

      Esse GameGear em específico é americano. Mas pelo que sei as variantes das placas apareceram em várias regiões, só abrindo o seu pra saber o que tem dentro.

  • Vitor

    espero que alguem veja e possa me responder.
    estou com um que liga e logo em seguida desliga.
    troquei todos os capacitores e continua como mesmo problema.
    alguem saberia me dizer oq poderia ser?
    quero tanto fazer funcionar.

    abçs

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Infelizmente não sei mais qual pode ser o problema. Tem certeza de que não deixou nenhum capacitor passar?

  • http://www.compilamasnaoroda.com.br Daniel

    Troquei todos os capacitores do meu, mas não voltou, o meu nem acendia a lampada vermelha e continua não acendendo, acho que esse já era mesmo.

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      É, sem ele nem dá sinal de vida o problema pode ser outro. Infelizmente não sei qual.

  • Antonio Carlos

    Ola Rafael, primeiramente quero parabeniza-lo pela forma com que você postou os problemas do G.G. No meu caso eu preciso de um conselho, o C11 teve um vazamento na cor Bege e encobriu algumas pernas do IC2 , neste caso qual a melhor maneira para se fazer a limpeza e queria saber se poderá ter problema no IC2, ainda não fiz a troca dos capacitores, irei providencia-la.
    Obrigado

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Você pode tentar limpar o vazamento com um cotonete embebido em álcool isopropílico. A não ser que o vazamento tenha corroído a solda nas pernas do IC2, não deve haver um grande problema.

  • ADNAN

    Maninho quer quanto para ver meu game gear?Sou de jundiaí – sp por favor não entendo nada de solda e queria d+ arrumar ele.

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Adnan,

      Desculpe, mas só faço a manutenção das minhas próprias máquinas.

  • http://www.gamerboy.com.br Vitor Santana

    ola Rafael, primeiramente parabens pela materia, foi de muito ajuda, pois eu sabia que meu GameGear tinha esse problema de desligar e por um acaso hoje resolvi procurar como resolver.

    abri o meu GG e nao reparei nenhum vazamento ou liquido na placa. mesmo assim com um cotonete e alchool isopropilico limpei a PM, principalmente perto dos capacitores. depois disso quando eu abaixo o brilho da tela, ele fica ligado direto, mas nao aparece nada na tela. reparei tb que tem um capacitor, http://members.optusnet.com.au/eviltim/ggrgb/faultycaps.jpg , o terceiro circulo dessa foto, que tem um resistor ligado nele, e nao achei nenhuma placa com isso.

    mesmo sem ter nenhum vazamento claro, acha que devo trocar os capacitores??
    qual a potencia do ferro de solda vc recomenda.

    abraços!!

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Eu fiz o reparo usando um ferro de solda de 30W, comum, com a ponta fina. Se você tem tempo e paciência, recomendo trocar os capacitores, já que é um reparo rápido e barato. Meus conhecimentos em eletrônica não vão muito longe, então não sei o que mais poderia estar afetando seu console.

  • fernando

    Amigo, eu troquei os cap do meu game gear mas infelizmente continua como o mesm problema liga e log dps desliga, medi a tensao da fonte em separado e esta tudo ok, tens alguma dica doque posso fazer agora? Tou aqui perdido

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Não tenho nenhuma outra dica, infelizmente. Não deixou nenhum capacitor escapar?

  • Filipe

    Meu Game Gear também está com esses problemas de capacitores. A tela fica muito escura… Pena que não sei fazer esse tipo de serviço. Liguei pra mais de 40 lugares (acredite, não estou exagerando) e nenhuma eletrônica daqui ou da cidade vizinha se dispõe a fazer a troca dos capacitores, que parece ser um processo tão simples. Frustrante! 🙁

  • marcelo

    Olá Rafael,possuo dois Game Gears e um não funciona mesmo e o outro ele liga depois desliga sozinho,não conheço nada desta tecnica para arrumar,vc tentaria arrumar para mim?Claro , pagando o serviço!Obrigado Marcelo!

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Marcelo, me desculpe mas só conserto meus próprios consoles. Mas se você mostrar meu post a qualquer pessoa com conhecimento de eletrônica ela consegue fazer o reparo pra você. Uma dica: nunca coloque seu número de telefone na internet, isso pode gerar um mundo de problemas pra você.

  • Rafawise

    VALEU!!! Por mostrar quais capacitores deveriam ser trocados…acabei de trocar os 12 capacitores e depois de 5…6 anos de morte meu Game Gear voltou a vida!!! Uma pena que as linhas horizontais na tela estão atrapalhando um tanto para jogar…acabei de achar que se deve refazer a solda da tela LCD…vou tentar e o som ainda está morto mas já foi algo…Obrigado assim mesmo!!!!

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      De nada! Geralmente a troca dos capacitores resolve o som, dá uma olhada na placa e veja se você não deixou nenhum escapar. O site que eu linkei no post pode ter mais informações sobre isso.

  • Filipe

    Olá Rafael! O meu game gear tem o mesmo problema que o seu… porém tem mais capacitores que o seu… e eu notei que alguns resistores… aqueles bem pequeninos estão com vazamento será que dá pra trocar?
    O seu só vazou os capacitores mesmo?
    os 16 capacitores meus estão vazados e tem uns 5 resistores vazados tb!

    Abraços

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Filipe,

      Resistores não vazam, não há eletrólito dentro deles, apenas nos capacitores. O que pode ter acontecido é que eles estejam “sujos” com o eletrólito de algum capacitor próximo. Se o seu GameGear tem uma placa diferente da minha, siga as instruções na thread que eu linkei no post para ver quais as modificações necessárias.

  • Viviane

    Oi Rafael, tudo bem???

    Eu ganhei um Game Gear quando era crianca e depois de muito tempo descobri que minha mae o tinha guardado. Eu ja achava que ela tinha jogado no lixo a anos atras. Rsrsrsrsr.

    Tentei liga-lo mas uma tela negra aparece e nao sai disso.
    Entrei na net para poder encontrar alguma solucao e me deparei com o seu site. Portanto lhe escrevo para perguntar se vc sabe de algum lugar que posso leva-lo e conseguir um conserto. Quero muito traze-lo de volta a vida !!!

    Abracos…

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Não conheço nenhuma assistência especializada nestes consoles antigos. O que posso sugerir é que você utente a troca dos capacitores como mencionei, costuma resolver

  • Rafael Martin

    Olá Rafael,

    acabei encontrando teu site enquanto procurava alguma dica para fazer funcionar novamente o meu antigo Game Gear.
    Andei pesquisando e pelo que vi a grande maioria das pessoas tem o problema do 1 second shutdown, porém o meu nem liga. Estou pensando em trocar os capacitores como mencionado neste post, porém gostaria de saber se tens alguma dica a mais do tipo testar a fonte, ou qualquer outra parte dele antes de realmente começar a dissoldar os componentes e trocar por outros. Ao que tudo indica algum capacitor vazou, pois ao abrir tinha um liquido verde espalhado pela placa-mãe. Fiz a limpeza completa do console internamente e tentei religá-lo sem êxito. Fica a pergunta, alguma forma de testar a fonte sabendo a pinagem do conector que sai da fonte para a placa-mãe? Ou teria algum outro problema que tenha acontecido que tu tenha visto surgir pelos foruns que não tenha ligado o GG? Fico no aguardo se possível de uma resposta. Grande abraço.

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Líquido verde é sintoma certo de capacitor vazado, pode fazer a troca.

  • http://geeklife.licio.eti.br Licio

    Eu tenho um game gear que ganhei, quando liga ele acende a tela e morre.
    O engraçado que isso só acontece quanto tem cartucho de jogos nele, pois ele tambem tem o modulo de TV(óoo) e com o modulo ligado ele funciona normal.

    • http://rigues.badcoffee.info Rafael Rigues

      Licio, se você liga e ele morre em seguida vale a pena abrir e dar uma olhada nos capacitores. O meu fazia isso com os jogos.