Se você é um gamer “das antigas”, provavelmente se lembra do primeiro “console” portátil da Nintendo. Console não, consoles, porque o “Game & Watch” vinha em vários modelos, um para cada jogo. Como diz o nome, era um “dois em um”: jogo e relógio com despertador. Os tÃtulos iam de games simples como Ball (onde um malabarista não podia deixar a bola cair) a versões de bolso de arcades como Donkey Kong.
Foram várias séries do console, cada uma com uma caracterÃstica diferente: telas largas (Widescreen), transparentes (Crystal Screen), com duas telas (Multiscreen, que serviram de inspiração pro Nintendo DS), com telas coloridas (SuperColor) e muito mais. Em 9 anos no mercado, entre 1980 e 1989, a Nintendo lançou cerca de 70 modelos diferentes. A produção só parou com o lançamento do Gameboy, também em 1989. Mas chega de lição de história. O que importa é que o Game & Watch voltou!.
Estava numa RiHappy há dois fins de semana, procurando um presente de aniversário para um coleguinha do Gabriel, quando de repente dei literalmente de cara com um display do “Minigame Nintendo“. Os modelos nacionais são vendidos pela Candide, e se parecem com um “mini GameBoy”. São versões abrasileiradas de uma série de “Mini Game & Watch” produzida pela empresa alemã Stadlbauer em 1998.
O preço é bastante em conta: R$ 22. São cinco modelos (Soccer, Carrera, Mario & Princess, Mario’s Cement Factory e Donkey Kong Jr.), cada um com uma cor diferente. A tela me parece um pouco menor que a dos originais, mas a jogabilidade é idêntica e os controles (limitados ao direcional tradicional da Nintendo e um botão) funcionam bem. O som se limita a um “bipe bipe”, e você vai precisar jogar debaixo de uma lâmpada, porque a tela não tem luz própria. Igualzinho ao original.
O único porém é o manual, impresso no encarte de cartolina da embalagem, que explica como ajustar o relógio e programar um alarme, mas não explica as regras e objetivos do jogo. Entretanto, elas são simples o suficiente para qualquer um descobrir sozinho em uma ou duas partidas.
Eu comprei Donkey Kong Jr., e é impressionante como mesmo após 27 anos (o jogo é de 1982) o jogo continua interessante. Até Gabriel se divertiu, e olhem que ele é um garoto de 10 anos que nasceu em um mundo já dominado pelo PlayStation. Ah, e os Game & Watch tem uma outra função além de divertir: ficam muito legais pendurados na mochila 🙂
nossa vou direto numa loja comprar sou colecionado e so tenho 10 anos ja tenho nes,snes,n64, pokemon mini (pouco conhecido) e um game e watch donkey kong, e para jogar um game boy comprei uma super game boy
da hora, eu nem sabia que tinha isso na candide…
eu vou comprar um se achar… quero pra pendurar na minha mochila(tenho só 14 anos, e sou viciado na nintendo… tenho um gba sp, um snes e tinha um color, esse vai ser um filhote dele shaushaus)
Pingback: Bruno Campagnolo de Paula weblog » Resumo do dia para 2009-05-15
Olá, para quem gosta, tem um site com varios jogos deste tipo, podendo serem baixados para jogar no PC, o link é este: http://www.handheld.remakes.org/
bem interessante, espero que gostem, abraço.
Rigues, qual é o nome do produto aqui no Brasil? Game & Watch mesmo? Quero garantir que o vendedor não vai me olhar com cara de WTF? quando eu pedir um. 🙂
Felipe, é “Minigame Nintendo”, segundo o site da Candide. Bem lembrado, tenho que colocar isso no texto 🙂
Nossa, quantas horas eu e meu irmão passamos jogando nossos Game & Watch… e ainda refizeram o que eu tinha quando criança (super mario bros).
Valeu pela dica, acho que depois do expediente vou passar numa loja de brinquedos…